top of page

Quão Eficaz é Usar a Aprendizagem Social para Ajudar o Aluno a Aprender?



Não há dúvidas sobre o fato de que a aprendizagem social funciona, o sucesso das várias mídias sociais hoje é prova suficiente, não é mesmo?


Para integrar a aprendizagem social de forma eficaz em sua estratégia de aprendizagem, podemos usar dicas teorias de aprendizagem, mas especificamente da teoria da aprendizagem social e das metodologias ativas. No estudo de caso (apresentado no final do ), você verá como integramos um sistema eficaz de aprendizagem social.


Teoria da aprendizagem social: é uma teoria da aprendizagem e do comportamento social que propõe que novos comportamentos podem ser adquiridos por observar e imitar outros. Afirma que aprender é um processo cognitivo que ocorre em um contexto social e pode ocorrer puramente por meio de observação ou instrução direta, mesmo em a ausência de reprodução motora ou reforço direto ”.


Bandura e Walters, os principais proponentes desta teoria observou que:


1. A aprendizagem nem sempre é comportamental. É um processo cognitivo que ocorre em um contexto social.

2. As pessoas aprendem observando um comportamento ou suas consequências ( reforço vicário ).

3. A aprendizagem é um produto de observações, extração de informações dessas observações e interpretação do desempenho comportamental ( aprendizagem observacional ou modelagem ). Não é necessário para um mudança comportamental observável para que a aprendizagem ocorra.

4. O mero reforço não é suficiente quando se trata de aprendizagem, embora desempenhe um papel fundamental na aprendizagem.

5. O aprendizado não acontece na passividade. É o resultado de um impacto coordenado de cognição, ambiente e comportamento ( determinismo recíproco ).


Aprendizagem Ativa: Simplificando, a teoria da aprendizagem ativa é tudo sobre como fazer com que os alunos se envolvam mais diretamente na aprendizagem. Começou a surgir como um tópico de discussão séria depois que apareceu em um relatório de Bonwell e Eison publicado por a Associação para o Estudo do Ensino Superior (ASHE) em 1991. Um dos muitos aspectos que o relatório esclarece inclui a importância dos alunos desempenharem um papel mais ativo na aprendizagem (por meio da leitura, escrita, participação em discussões, resolução de problemas e assim por diante) em oposição a meramente ouvir.


De acordo com a dupla, por meio da aprendizagem ativa, os alunos conseguem:

1. Fazer coisas.

2. Pensar nas coisas que eles estão fazendo.


Quais são os benefícios da aprendizagem social?


Integrando a aprendizagem social em sua estratégia de aprendizagem tem benefícios para os alunos e também para a empresa. Aprendizagem social pode melhorar a experiência de aprendizagem e levar a um resultado positivo resultado em termos de sucesso de sua iniciativa de aprendizagem e um ROI positivo. Vamos ver o valor que ele oferece para os alunos e para a empresa.


A perspectiva do aluno sobre como a aprendizagem acontece: de acordo com o modelo 70/20/10, os alunos obtêm:


1. 70% de seu aprendizado com as experiências no trabalho.

2. 20% de seu conhecimento de interações com outras pessoas.

3. 10% da aprendizagem com treinamento estruturado ou formal.


É aqui que a aprendizagem social entra como um fator-chave de habilitação para a aprendizagem, uma vez que desencadeia a aprendizagem através da colaboração com colegas no trabalho e interações com outras pessoas.


Especificamente:


A aprendizagem social capacita os alunos: às vezes, basta uma pequena dica ou conselho de um colega para ajudar você a voltar a se concentrar em seu trabalho ou fazer o trabalho mais rápido. Colaboração e interação ajudam os alunos a aprender melhor. Dessa forma, a aprendizagem social não apenas ajuda os alunos a reter o aprendizado, mas também ajuda a aplicar esse aprendizado no trabalho.


Apelos à geração do milênio: a geração do milênio está prestes a assumir o controle como a maioria da força de trabalho global em alguns anos e eles são o futuro das organizações. Esta geração adora mídia social e aprendizagem social. Eles usam as redes sociais e tendem a se relacionar mais com a aprendizagem social do que pessoas de outras gerações.


A Perspectiva de Negócios


Também existem vantagens para as empresas, como também para as redes sociais :


• Facilita o envolvimento do aluno.

• Traz auto-organização entre os alunos.

• Inicia a colaboração.

• Pode ser usado para complementar todos os tipos de necessidades de treinamento e aumentar o impacto de novas iniciativas.


Agora, conte para nós: como você vai implementar a aprendizagem social na sua área de T&D?\


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page