top of page

Projetando Cursos Online Eficazes: Considerações



Uma atenção cuidadosa ao design instrucional pode determinar a experiência do aluno online. Este artigo oferece 10 sugestões para a criação de cursos online eficazes. Cursos online eficazes são bem projetados para que o ensino e a aprendizagem sejam organizados da maneira mais eficaz e envolvente possível. Em uma situação de aprendizagem online, a experiência de aprendizagem do aluno é quase inteiramente mediada por alguma forma de tecnologia; portanto, a concepção da experiência de ensino e aprendizagem é especialmente crítica.

Design instrucional é um termo amplo que abrange a seleção, organização, sequenciamento e avaliação de conteúdo, ferramentas e experiências para ajudar os alunos a atingir um determinado conjunto de objetivos. Cursos baseados em tecnologia mal projetados podem confundir o aprendizado, frustrar alunos e instrutores e resultar em altas taxas de evasão. Muitas vezes, o foco no design instrucional geralmente se concentra em ações de nível micro - quais aplicativos usar, quais vídeos incluir em um curso (tudo importante). Em vez disso, este artigo enfoca várias (embora não todas) boas práticas de design instrucional de alto nível para a criação de cursos online eficazes - principalmente para professores em um programa de aprendizagem online. Cursos online eficazes fazem o seguinte:

1. Eles estão baseados em uma compreensão do processo de aprendizagem

Um curso ou programa online projetado de maneira eficaz deve levar em consideração vários fatores - as características dos alunos-alvo, a natureza do conteúdo, o papel da comunidade na formação da aprendizagem e a integração de feedback e avaliação contínuos; amplas oportunidades de prática e feedback de especialistas para orientar o desenvolvimento do conhecimento em ação.

2. Eles são baseados nas necessidades dos alunos adultos.


Pesquisas sobre aprendizagem de adultos demonstram que alunos adultos compartilham características e crenças comuns que podem ser integradas a qualquer experiência de aprendizagem. Alunos adultos:

  • Precisam ser tratados com respeito e reconhecimento e suas vivências profissionais integradas em workshops e discussões.

  • São práticos e desejam soluções que possam implementar para enfrentar os desafios da vida real.

  • São autodirigidos e precisam ter a oportunidade de refletir e analisar sua própria prática.

  • Precisa processar informações como parte do aprendizado.

  • Têm diferentes estilos de aprendizagem.

  • Precisa de apoio de colegas.

3. Eles ligam teoria e prática.

O desenvolvimento profissional do professor online tem sido criticado por seu relativo fracasso em relação ao ensino presencial em integrar a teoria com a prática. Como tal, conceitos como “conhecimento pedagógico” permanecem mais conceituais do que práticos - com foco no conhecimento sobre a prática versus conhecimento na prática. Usar vídeo em tempo real - como um sistema de videoconferência ou câmeras da web - pode capturar a prática “ao vivo” (embora os sistemas de vídeo de papelaria possam não fornecer uma imagem completa das interações e comportamentos dos alunos). A prática dos professores de videogravação em certos pontos do ano letivo pode fornecer um arquivo visual da progressão ou regressão do professor em uma determinada área. E o vídeo também pode ser compartilhado com outros professores como uma ferramenta de estudo.


4. Eles acomodam uma variedade de estilos de aprendizagem

Modelos cognitivos ou "estruturas mentais" moldam a maneira como os alunos percebem e processam as informações e sugerem que a capacidade de um indivíduo de aprender é influenciada pela maneira como as informações são apresentadas. Os designers do curso devem criar uma série de atribuições, atividades e avaliações que permitam aos alunos interagir e praticar com o conteúdo de várias maneiras, em vários níveis cognitivos e usando várias medidas e métodos para avaliar o aprendizado.


5. Eles são acessíveis.


Cursos online eficazes devem ser acessíveis a todos os alunos. Uma maneira de fazer isso é garantir que os cursos sejam planejados “universalmente”. O Design Universal para Aprendizagem (UDL) defende que todas as experiências de aprendizagem devem ser propositalmente projetadas para serem "livres de barreiras" e acessíveis, fornecendo métodos múltiplos e flexíveis dos seguintes elementos:

  • Apresentação de informações e conhecimento (por exemplo, aplicativos de voz para texto, leitores de tela, livros digitais).

  • Expressão com alternativas para que os alunos demonstrem o que aprenderam (por exemplo, mapeamento de conceitos).

  • Engajamento para explorar os interesses dos diversos alunos, desafiá-los de forma adequada e motivá-los a aprender (escolhas entre vários cenários para aprender a mesma competência).

6. Eles são projetados de forma “flexível”.


Um dos equívocos mais comuns na educação online é que o currículo presencial pode ser transferido no atacado para um formato de educação à distância. Em vez disso, os cursos online devem ser projetados de forma “flexível” e especificamente para um meio online. O design flexível propõe que o conteúdo seja organizado em formatos flexíveis, usados ​​em uma variedade de atividades e acessíveis por meio de uma variedade de tecnologias para permitir experiências de aprendizagem personalizadas. Alguns de seus principais componentes são:


a) Meio de entrega: Maximizando os pontos fortes do modelo ou modalidade de entrega de tecnologia enquanto mitiga seus pontos fracos.


b) Organização: O conteúdo, as atividades e as experiências devem ser sequenciais, cumulativas e coerentes. Eles devem ser altamente interativos e permitir uma variedade de níveis de aprendizagem, pontos de entrada do aluno e experiências. As informações devem ser “fragmentadas” e passar sequencialmente de simples para complexas; concreto para abstrato e geral para específico, em texto claro e conciso.

c) Clareza do projeto: Isso inclui facilidade de acesso e navegação. Essa clareza e a organização intuitiva dos materiais influenciam significativamente a satisfação dos alunos e a percepção da aprendizagem do material do curso em ambientes de aprendizagem online.


d) Tipos de experiências do aluno: Cursos concebidos de forma flexível favorecem atividades “mal estruturadas” em vez de atividades bem estruturadas; interatividade sobre passividade; instrução indutiva sobre dedutiva; e atividade sobre texto e palestra. Tal design de curso apóia a aprendizagem individual e em grupo e promove abordagens aplicadas à aprendizagem.


e) Ferramentas digitais: Deve ser funcional; fornecer oportunidades multicanais para construir a compreensão de conceitos complexos; permitir a realização de uma série de tarefas (encontrar informações, comunicar, escrever, refletir, organizar informações, etc.). A tecnologia não deve ser apenas um meio de entrega, mas um auxílio de aprendizagem que fornece oportunidades para experiências concretas e contextualmente significativas por meio das quais eles podem pesquisar padrões, levantar suas próprias questões e construir seus próprios modelos, conceitos e estratégias.


7. Eles oferecem entrega flexível.


Além de serem concebidos de forma flexível, os cursos à distância devem ser ministrados de forma flexível. Os cursos entregues de forma flexível oferecem:

  • Opções e escolhas realistas em termos de tempo, lugar e tecnologia.

  • Vários modos de entrega (no local de trabalho; em modos de bloco; módulos; formato interativo e outra entrega “não padrão”).

  • As opções de entrega incluem formas alternativas de no campus, em sala de aula, palestras independentes, seminários, tutoriais e sessões práticas.

  • Acomodação das diversas necessidades de aprendizagem e estilos de aprendizagem dos alunos.

  • O uso de tecnologia e recursos para suporte de aprendizagem para fornecer opções para qualquer aluno acessar e usar materiais em seu próprio local (por exemplo, materiais de ensino baseados na web e exercícios ou avaliação que não é específica de tempo e local.

8. Eles fornecem para avaliação flexível.


A avaliação costuma ser o componente mais fraco de um programa online. Uma maneira de melhorar a avaliação é projetar um sistema de “avaliação flexível”. A avaliação flexível envolve as seguintes práticas:

  • Usa abordagem síncrona e assíncrona para avaliação.

  • Utiliza uma variedade de formatos de avaliação, por exemplo, avaliações baseadas em computador, baseadas em desempenho e face a face em um local central com supervisores e vigilantes.

  • Emprega uma combinação de avaliações formativas e sumativas.

  • Avaliações colaborativas nas quais professores e candidatos a professor criam produtos conjuntos para mostrar seu aprendizado (por exemplo, folksonomias).

  • Políticas de classificação que combinam avaliação individual, de pares e do instrutor dos produtos, processos e progresso do aprendizado.

9. Eles usam uma variedade de mídias.


Uma combinação de mídias é mais eficaz do que a dependência de um tipo de mídia, porque satisfaz os muitos tipos de preferências de aprendizagem que uma pessoa pode incorporar ou que uma classe incorpora. Particularmente em cursos de desenvolvimento profissional impressos e baseados na web que são principalmente com muito texto, o uso de mídia visual estática e móvel pode ajudar os alunos que não são leitores a compreender melhor o conteúdo.


As instruções impressas devem ser ministradas em um modo individualizado que permite ao aluno definir o ritmo de aprendizagem. Mídias visuais - como animações e simulações - podem ajudar os alunos a melhorar sua compreensão de conceitos, como identificação de objetos e relações espaciais. A mídia visual que retrata o movimento pode demonstrar expectativas de domínio psicomotor ou cognitivo, mostrando a habilidade como um modelo contra o qual os alunos podem medir seu desempenho. As imagens podem melhorar o vocabulário e a compreensão de leitura para leitores pobres. O vídeo em movimento pode ser usado para representar o desempenho, de forma que os alunos possam copiar o movimento. A narração de áudio pode ajudar os leitores pobres a compreender as informações e a música pode servir como um auxiliar de memória. A pesquisa de alfabetização mostra que os leitores se lembram do que leram se as palavras-chave forem destacadas por cores e estilos de fonte diferentes. Os conceitos de codificação de cores também são um mnemônico visual eficaz.

10. Eles são interativos.

“Interatividade” é um daqueles termos que costumamos usar sem definir claramente. Envolve 5 níveis:

  1. Interação do aluno com um objeto ou pessoa de uma forma que permita aos alunos aprimorar seus conhecimentos e habilidades em um domínio específico.

  2. Várias comunicações entre os alunos em torno de um objeto de estudo, uma ferramenta ou uma experiência.

  3. Controle do aluno e adaptação do programa com base na entrada do aluno.

  4. Processo recíproco de troca de informações e compartilhamento de ideias entre alunos e professores.

  5. Múltiplas formas de participação e comunicação sinérgica que auxiliam no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page