A aprendizagem colaborativa - quando as pessoas trabalham juntas em pequenos grupos para ajudar umas às outras a aprender - é considerada uma abordagem educacional eficaz. Mas pesquisas mostram que os benefícios da aprendizagem colaborativa, tanto presencial quanto na sala de aula virtual, são mistos.
Em um esforço para descobrir a causa desses resultados inconsistentes, os pesquisadores têm estudado os efeitos da aprendizagem colaborativa na memória de trabalho. Especificamente, eles examinaram como a carga cognitiva pode contribuir para a dificuldade ou facilidade de tarefas de aprendizagem colaborativa.
Um pouco de fundo
É bem aceito que nossos recursos de memória de trabalho são limitados. O termo carga cognitiva refere-se aos recursos totais de memória de trabalho necessários para realizar uma tarefa de aprendizagem.
Os designers instrucionais podem aplicar estratégias para reduzir a carga cognitiva irrelevante - a maneira como as informações ou tarefas são apresentadas ao aluno. A redução da carga externa aumenta os recursos mentais disponíveis para tarefas reais de aprendizagem. A teoria da carga cognitiva geralmente se concentra na aprendizagem individual em vez de em grupo, e é por isso que descobri que a pesquisa discutida aqui é de especial interesse.
Que tipos de tarefas causam alta carga cognitiva?
Uma chave para entender a carga cognitiva é pensar em termos da complexidade de uma tarefa de aprendizagem. A carga cognitiva é maior quando há maior interatividade do elemento nas informações a serem processadas. Por outro lado, quando a informação a ser processada consiste em elementos independentes, a carga cognitiva é menor.
Por exemplo, memorizar as definições de 20 partes do corpo humano não é uma tarefa complexa porque cada definição pode ser aprendida de forma independente. Por outro lado, aprender como os componentes da anatomia humana funcionam juntos é uma tarefa complexa, porque os componentes interagem. Nota: a experiência do aluno também afeta a complexidade da tarefa.
Como a aprendizagem colaborativa pode reduzir a carga cognitiva?
Espaço de Trabalho Coletivo. Existe uma teoria de que a aprendizagem colaborativa pode criar uma memória de trabalho coletiva , o que potencialmente dá aos alunos uma capacidade expandida de processar informações. Teoricamente, isso ocorre porque a carga cognitiva da tarefa de aprendizagem pode ser subdividida entre os membros do grupo que compartilham conhecimentos relevantes. Estudos descobriram que compartilhar a carga de tarefas complexas oferece uma vantagem sobre o trabalho individualizado.
Uma maneira pela qual isso pode ocorrer é na resolução de problemas distribuída ou em tarefas de aprendizagem. O elemento de interatividade para cada indivíduo em um grupo é menor do que o elemento de interatividade que a pessoa pode precisar gerenciar durante o aprendizado individual.
Um efeito de tempo. Relacionado ao espaço de trabalho coletivo, o momento da contribuição da informação também pode ser benéfico para a aprendizagem colaborativa. Quando diferentes membros do grupo contribuem com conteúdo relevante, a informação provavelmente será introduzida no momento em que for necessária, o que pode reduzir a carga cognitiva. Isso significa que não há necessidade de cada indivíduo tentar manter uma quantidade excessiva de informações na memória de trabalho.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#aprendizagemcolaborativa #cargacognitiva #ead #educacaoadistancia #neurolearning #designinstrucional #desenhoinstrucional #designinstrucionalnapratica #aprendizagem #cerebro
Comments