As avaliações baseadas no desempenho são uma forma objetiva de monitorar os níveis de compreensão dos alunos. Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa abordagem para decidir qual tipo de avaliação se adapta às suas necessidades.
A importância da avaliação com base no desempenho
As avaliações são parte integrante da jornada de aprendizagem. Eles são uma maneira de os alunos saberem sobre seu desempenho e de os educadores ajudá-los no processo e intervir quando necessário. A avaliação baseada em desempenho é uma abordagem de avaliação que se concentra em medir a capacidade de alguém de aplicar seu conhecimento no mundo real, em vez de apenas testar a aquisição de conhecimento. Ao demonstrar sua compreensão de tópicos ou tarefas, os alunos devem colocar em prática o que aprenderam por meio de atividades como apresentações, experimentos e simulações. Vamos mergulhar no conceito de avaliações baseadas em desempenho e ver como elas podem enriquecer sua estratégia de aprendizagem.
Quais são os benefícios de uma avaliação baseada em desempenho?
Relevância e aplicação no mundo real
Avaliações baseadas em desempenho oferecem aos alunos uma grande oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática em situações do mundo real. Isso acontece porque essas avaliações refletem cenários realistas e incluem tarefas para incentivar os alunos a preencher a lacuna entre teoria e prática. Os alunos podem entender os conceitos de forma mais profunda e efetivamente adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso em seus objetivos de aprendizagem.
Habilidades de pensamento crítico
Estas avaliações exigem que os alunos analisem a informação e escolham a forma de abordar os problemas apresentados. Esse processo aprimora o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas, bem como a criatividade. Ao contrário das avaliações tradicionais baseadas na memorização, as avaliações baseadas no desempenho concentram-se nas decisões e soluções dos alunos.
Aprendizagem personalizada
As diferentes preferências e pontos fortes de aprendizagem de cada aluno são celebradas durante as avaliações baseadas no desempenho. Isso ocorre porque eles permitem que os alunos exibam sua compreensão dos conceitos de maneiras que atendam aos seus interesses e singularidade. Além disso, eles têm mais liberdade para mostrar suas habilidades, dando aos educadores a oportunidade de fornecer instruções personalizadas de acordo com as habilidades de cada aluno.
Colaboração
Habilidades de colaboração e comunicação são vitais no mercado de trabalho atual. Afinal, muitas situações do mundo real exigem uma tomada de decisão coletiva. Essas avaliações agrupam os alunos para encontrar soluções para um problema, cada um contribuindo com suas diversas opiniões e perspectivas para o esforço. Quando os alunos colaboram uns com os outros, eles aprimoram suas habilidades de escuta ativa e sabem como filtrar informações de diferentes fontes para encontrar uma solução eficaz.
Motivação
As avaliações tradicionais são estressantes e podem induzir o medo do fracasso nos alunos. Eles geralmente são a razão por trás do desânimo dos alunos também. Por outro lado, as avaliações baseadas no desempenho motivam os alunos a participar ativamente no processo de aprendizagem, uma vez que lhes apresentam informações relevantes e tarefas significativas. Os alunos têm um espaço para se expressar, criando um ambiente de aprendizado positivo .
os 4 tipos
1. Avaliações baseadas em projetos
Durante as avaliações baseadas em projetos, os alunos concluem projetos com conceitos complexos para provar até que ponto entenderam o material de aprendizagem. Isso pode ser criar um modelo, conduzir pesquisas sobre tópicos ou entregar trabalhos criativos, como vídeos ou infográficos. Por exemplo, na aula de física, os alunos podem aplicar um teorema em um experimento e apresentar seu resultado com observações escritas.
2. Avaliações de Portfólio
As avaliações de portfólio envolvem os alunos produzindo vários projetos para um assunto específico e entregando-os ao longo do tempo. Dessa forma, os educadores podem acompanhar o progresso dos alunos e observar sua compreensão sobre os diversos aspectos de um tema. Por exemplo, em uma aula de aprendizado de idiomas, os alunos podem criar um portfólio de tarefas como redações, relatórios e apresentações, todos escritos no idioma que estão aprendendo, mostrando como podem aplicá-lo em vários contextos.
3. Avaliações de Simulação
As avaliações de simulação também podem incluir jogos de dramatização para colocar os alunos em ambientes que retratam situações do mundo real. Por exemplo, em uma aula de marketing, os alunos podem representar a criação e execução de uma campanha de marketing. Esta é uma maneira imersiva para os alunos experimentarem o material de aprendizagem, envolvendo-os mais no processo. Essas avaliações podem ser implementadas por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para se tornarem mais imersivas e significativas.
4. Avaliações autênticas
Avaliações autênticas exigem que os alunos adotem totalmente o conceito que estão aprendendo. Então, em uma aula de história, eles precisam agir como verdadeiros historiadores e fazer pesquisas, certificando-se de que a fonte de suas informações seja confiável. Isso permite que os alunos desenvolvam habilidades que os ajudarão em suas carreiras futuras e lhes dá oportunidades de aprendizado prático.
Etapas para projetar e implementar avaliações baseadas em desempenho
Identificar resultados de aprendizagem
Você precisa definir os resultados e objetivos de aprendizagem que precisa observar com as avaliações. Estes devem estar alinhados com o currículo ou as diretrizes da instituição educacional. Por exemplo, se você está ensinando química em uma escola secundária, pode querer observar se os alunos entenderam os diferentes elementos da tabela periódica e se conseguem reconhecer os compostos químicos. Ao definir essas metas, você pode ver as habilidades necessárias para as aulas e avaliá-las de acordo.
Selecione os métodos de avaliação
Em seguida, você precisa decidir sobre os métodos de avaliação mais adequados de acordo com os resultados da aprendizagem. Você pode selecionar um dos tipos mencionados acima ou uma combinação. Pense no tópico sobre o qual os alunos precisam aprender. Se for teórico, como filosofia ou um novo idioma, um portfólio ou avaliações autênticas podem ser mais adequados. Por outro lado, se as aulas forem práticas, como arquitetura ou ética nos negócios, projetos e cenários podem ser mais apropriados.
Tarefas de avaliação de design
Ao criar tarefas para as avaliações, você deve garantir que sejam autênticas e relevantes para o currículo e as metas de aprendizado. Eles devem ser claros e projetados para permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações realistas. As instruções fornecidas devem ser precisas para evitar confusão e garantir que o processo seja executado sem problemas. Os alunos estarão mais propensos a compreender os requisitos e os critérios de avaliação e, assim, ter um melhor desempenho. Além disso, não se esqueça de incluir rubricas, uma espécie de guia de pontuação, para delinear os critérios da avaliação, bem como indicadores de desempenho e descrições de diferentes níveis de desempenho. Assim, haverá transparência e os alunos saberão que os resultados são objetivos.
Analisar resultados
Depois que todos tiverem feito sua avaliação, é hora de analisar os resultados. Para fazer isso, você deve primeiro revisar o trabalho geral de cada aluno ao longo do curso e, em seguida, verificar seu desempenho na avaliação. Os resultados das avaliações mostram que os alunos atingiram seus objetivos de aprendizagem? Eles entenderam os pontos-chave de um conceito? Se você começar a pontuar com esses fatores em mente, o resultado será mais objetivo e consistente.
Conclusão
Estudantes e aprendizes devem ser avaliados de forma justa e de acordo com seus interesses e necessidades de aprendizagem. Projetar e implementar avaliações com base no desempenho requer um planejamento cuidadoso para avaliar verdadeiramente as habilidades e competências dos alunos. As dicas acima ajudarão você no processo e permitirão que você entenda como esse tipo de avaliação beneficiará os alunos e a jornada geral de aprendizado.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments