Microlearning é uma estratégia emergente de aprendizagem conhecida por fechar rapidamente as lacunas de habilidade e conhecimento. Parece ser uma abordagem educacional ideal para muitas situações porque:
A informação muda rapidamente
As pessoas acham difícil acompanhar as coisas
Os recursos estão disponíveis gratuitamente online
As tecnologias mais recentes o suportam
O que é Microlearning?
Alguns na indústria conceituam microlearning como uma experiência de aprendizagem autodirigida pequena e informal que surge do ambiente de aprendizagem pessoal, como assistir a uma palestra no Ted ou uma aula da Khan Academy.
Outros pensam no microlearning como a organização planejada de breves experiências de aprendizagem destinadas a atender a um objetivo de aprendizagem estendido. Outros ainda pensam que microlearning é sinônimo de suporte de desempenho ou aprendizado móvel.
Características do Microlearning
Independentemente de ser usado informalmente ou como parte de uma experiência de aprendizagem estruturada, o microlearning tem alguns recursos consistentes.
Brevidade: os eventos de Microlearning são curtos, embora não haja uma duração definida.
Granularidade: Devido à sua brevidade e propósito, o microlearning concentra-se em um tópico, conceito ou ideia restritos.
Variedade: o conteúdo do microlearning pode ser na forma de uma apresentação, atividade, jogo, discussão, vídeo, questionário, capítulo de livro ou qualquer outro formato com o qual alguém aprenda.
Benefícios
Como qualquer tipo de intervenção de aprendizagem, o microlearning tem pontos fortes e fracos. Aqui estão alguns de seus benefícios.
Resultados imediatos. Um benefício do microlearning eficaz é que ele permite que uma pessoa feche rapidamente uma pequena lacuna de conhecimento ou habilidade. Por exemplo, algumas universidades estão usando uma estratégia de microaprendizado para ajudar os alunos a aprender sobre tecnologias sociais e colaborativas, como configurar uma conta do Google+.
Formatos diversos. Tanto para o aprendizado não estruturado quanto para o estruturado, o microlearning tem o potencial de usar uma abordagem muito mista para a instrução.
Orçamento amigável. Os custos de produção para microlearning devem ser muito mais baixos do que os custos de produção de um curso principal. A visão do microaprendizado é menor e focada no laser.
Conquistas rápidas. Como as pessoas normalmente podem processar cerca de quatro bits de informação por vez, é mais fácil para o aluno alcançar o sucesso com uma intervenção de aprendizagem curta. Eu descobri isso sozinho ao estudar uma língua estrangeira.
Ideal para etiquetagem. Pequenos blocos de conteúdo instrucional podem ser marcados para facilitar a pesquisa, o acesso e a reutilização.
Cultura em ritmo acelerado. Microlearning é uma solução que os trabalhadores ocupados irão apreciar porque não é tão perturbadora quanto um dia de treinamento ou mesmo uma ou duas horas de eLearning.
Desvantagens
Existem algumas desvantagens em usar uma estratégia de microaprendizado. Aqui estão alguns a serem considerados:
Falta de pesquisa. Não há pesquisas suficientes para saber se o microlearning é uma estratégia eficaz para atingir os objetivos de aprendizagem de longo prazo.
Fragmentos de aprendizagem. Para objetivos de aprendizagem de longo prazo, as intervenções de microlearning podem acabar como fragmentos de conteúdo que não estão interligados.
Falta de síntese cognitiva. Não podemos ter certeza de que os alunos irão sintetizar o conteúdo do microlearning bem o suficiente para construir modelos mentais apropriados.
Potencial para confusão. Se uma solução de microlearning inclui uma grande variedade de formatos, alguns alunos podem ter problemas para alternar entre eles.
Muito provavelmente, muitos pontos fracos na abordagem podem ser corrigidos por práticas sólidas de design instrucional, como fornecer visões gerais, conteúdo recursivo e garantir que haja integração de conteúdo suficiente.
Algumas maneiras de usar o Microlearning
Aulas muito breves e atividades de aprendizagem estão se tornando mais comuns. Quando o público e o conteúdo podem se beneficiar da fragmentação extrema, o microlearning bem projetado parece ser uma boa estratégia. Alguns exemplos usam:
Aprendizagem de línguas ou tópicos que exigem repetição
Aprendendo um aplicativo de software
Processos e procedimentos de negócios
Interagindo com estudos de caso
Praticar micro habilidades que se transformam em habilidades maiores
Aplicando as melhores práticas
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments