Muitas vezes vemos as pessoas se confundindo entre gamificação e aprendizado baseado em jogos. No entanto, os objetivos, resultados e métodos de implementação de cada um são totalmente diferentes.
As diferenças entre gamificação e aprendizagem baseada em jogos
As estratégias de gamificação estão recebendo cada vez mais atenção e investimento em eLearning. No mundo de alta pressão de hoje, quando todos estão trabalhando em horários apertados, tendemos a aprender bem apenas quando é agradável ou obviamente benéfico para nós – e os jogos definitivamente tornam o aprendizado mais agradável. De acordo com a Engagement Alliance, a indústria de gamificação deve atingir US$ 5,5 bilhões até 2018. Os jogos mantêm os alunos engajados e motivados – 80% dos alunos sentem que o aprendizado ou trabalhos semelhantes aos jogos podem torná-los mais produtivos (Talent LMS).
Mas já é hora de acertarmos os conceitos de jogos; vamos dar uma olhada no que cada um deles significa.
Gamificação
O que é Gamificação?
Gamificação significa aplicar as técnicas de design de jogos e mecânicas de jogos para envolver e motivar os alunos para ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Características Salientes:
Na gamificação, o processo de aprendizagem como um todo é transformado em um jogo.
A mecânica e os elementos do jogo são aplicados ao conteúdo existente para envolver e motivar os alunos.
Pode incluir uma coleção de tarefas com algum tipo de recompensa (sem necessariamente qualquer objetivo de aprendizagem definido).
Pontos, níveis, recompensas, placar de líderes, distintivos de conquistas, ciclos de feedback, condições são alguns dos principais princípios usados na gamificação.
Geralmente é mais fácil e barato introduzir a gamificação na aprendizagem.
Benefícios da Gamificação:
Incentiva a colaboração, diversão, foco, retenção, produtividade, criatividade e escolhas significativas.
É uma ótima maneira de mudar comportamentos ou incentivar comportamentos específicos, fornecer feedback e gratificação imediatos e acompanhar o progresso.
Quando usar a Gamificação?
A seguir estão algumas das situações em que o uso da gamificação faz todo o sentido:
Quando você deseja incentivar os alunos a realizar ações específicas.
Quando você quer motivar os alunos e influenciar seus comportamentos.
Quando você deseja impulsionar a inovação e ajudar os alunos a desenvolver habilidades específicas.
Quando você deseja envolver os alunos enquanto promove o espírito de competitividade.
Quando você deseja fornecer aos alunos maneiras de acompanhar seu próprio progresso.
Práticas recomendadas para projetar a gamificação:
Mantenha a mecânica e a estrutura do jogo fáceis de entender e seguir.
Alinhe cuidadosamente a gamificação com as necessidades do negócio e os objetivos de aprendizagem.
Torne a pontuação e a vitória fáceis e transparentes - mantenha regras simples e mantenha as tabelas de classificação fáceis de entender.
Exemplos de gamificação:
Sobreviventes de Wall Street. A Bunchball, em parceria com a Wall Street Survivor, lançou uma plataforma de educação online que usa gamificação para ensinar estratégias de investimento aos millennials. Por meio de uma série de missões envolventes e recompensadoras, os usuários aprendem uma variedade de conceitos do mercado de ações.
Keas. As empresas usam Keas, uma plataforma de bem-estar dos funcionários, para manter a saúde geral da organização, reduzir os custos de seguro de saúde do grupo e reduzir os dias de doença desnecessários. A gamificação no Keas fornece aos indivíduos um painel personalizado que mostra as estatísticas, permite que eles ganhem prêmios por conquistas na conclusão de tarefas e também apoiem os colegas de trabalho para ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Aprendizado baseado em jogos
O que é aprendizagem baseada em jogos?
A aprendizagem baseada em jogos é uma abordagem de ensino onde os alunos exploram o aspecto relevante dos jogos em um contexto de aprendizagem projetado pelos professores.
Características Salientes:
Na aprendizagem baseada em jogos, os jogos são usados como parte do processo de aprendizagem.
A aprendizagem baseada em jogos visa ensinar uma habilidade específica ou alcançar um resultado de aprendizagem específico.
A aprendizagem baseada em jogos inclui o conteúdo que é criado para se adequar à história e às cenas do jogo.
Ajuda a atrair os alunos para os ambientes virtuais relevantes com os quais estão familiarizados.
Geralmente é difícil e caro construir um aprendizado baseado em jogos.
Benefícios da aprendizagem baseada em jogos:
Ele ajuda a motivar e influenciar os alunos de uma forma positiva.
Isso ajuda a fornecer contexto e envolver os alunos.
Ajuda a memorizar os conceitos de uma forma divertida.
Reforça e consolida o conhecimento em um ambiente amigável.
Quando usar o aprendizado baseado em jogos?
A seguir estão algumas das situações em que o uso da aprendizagem baseada em jogos faz todo o sentido:
Quando você deseja reembalar o conteúdo acadêmico existente.
Quando você deseja promover o pensamento crítico e estratégico entre os alunos.
Quando você quer engajar e motivar os alunos que de outra forma não estão engajados.
Quando você deseja apoiar os alunos com dificuldades para aprender melhor.
Práticas recomendadas para projetar aprendizagem baseada em jogos:
Concentre-se nos objetivos de aprendizagem.
Toque o acorde certo enquanto o torna desafiador – não deve ser muito fácil e, ao mesmo tempo, não deve ser tão difícil quanto frustrar os alunos.
Torne os jogos interativos e imersivos para que os alunos possam permanecer focados nas metas e objetivos.
Exemplos de aprendizado baseado em jogos:
McDonald's. O McDonald's lançou um sistema de aprendizado baseado em jogos para seus 300 restaurantes; permitiu que os funcionários aprendessem e praticassem on-line em um ambiente seguro. O jogo era viciante, divertido e com objetivos de aprendizagem bem pensados. Tornou a experiência de aprendizado memorável com treinamento direcionado de habilidades e conhecimentos. Ajudou os funcionários a melhorar sua precisão e reduzir o tempo de serviço em cerca de 8%.
Microsoft. O jogo Ribbon Hero da Microsoft ensina os alunos a usar a interface de fita do Microsoft Office. Este jogo tem “Clippy”, o útil clipe de papel, como protagonista do jogo.
Embora o objetivo do envolvimento do aluno seja comum entre gamificação e aprendizado baseado em jogos, eles são duas coisas diferentes. Ambos oferecem enormes benefícios ao seu curso de eLearning, mas é importante conhecer a diferença entre os dois para que você possa usar o que for relevante para os objetivos desejados e as necessidades dos alunos.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#gamificacao #gamificação #gamificarcursos #aprendizagemgamificada #aprendizagembaseadaemproblemas #aprendizagembaseadaemprojetos #gamesnaead #eadgames #gamenaead #metodologiasativasdeensino #gamification #gamificacion #gamificação #gamificaraulas #gamificatuaula #gamifica #labmaker #motivacaodealunos #motivaraluno #engajaralunos #engajamentoemsaladeaula #engajamentodealunos #trilhasdeaprendizagem #aprendizagem #daraulaonline #aluno #alunos #gratificacao #gratificação #incentivo #incentivar #gamificar #aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #ministeriodaeducacao #ministériodaeducação #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead
Commentaires