A compreensão de conteúdo de um treinamento online é um pré-requisito para os designers instrucionais e para os aprendizes on-line. Os conteudistas de devem ser capazes de compreender todos os aspectos do tópico antes que eles possam transmitir conhecimento aos outros, enquanto os aprendizes on-line precisam absorver totalmente as idéias para aplicá-las em um contexto prático. Além disso, todas as partes envolvidas têm de atribuir significado ao assunto para torná-lo relevante e centrado no mundo real. Aqui estão 8 dicas para melhorar a compreensão de conteúdo eLearning:
Você precisa ter uma compreensão robusta das idéias e conceitos antes de poder criar experiências de eLearning poderosas. Seu curso de eLearning é uma fonte de conhecimento especializado. Você tem que confiar em artigos informativos, sites e outros recursos para reunir esse conhecimento. Mais importante ainda, você deve usar uma ampla gama de referências para garantir que o seu conteúdo eLearning seja preciso. Isso também permite que você veja o tópico de diferentes pontos de vista, como cada fonte apresenta os fatos e figuras em um formato único.
Você já pode ter materiais de e-learning que exploram o assunto. Você pode usar esses recursos para aprimorar o tópico e aprofundar sua própria compreensão ou até mesmo reutilizá-los para seu curso de eLearning atual. Por exemplo, uma série de podcasts criada para um curso de treinamento on-line anterior pode atualizar seu conhecimento baseado em tarefas. Ou você pode pegar em algo que pode ajudá-lo a criar mais conteúdo eLearning significativo desta vez. Você também pode solicitar materiais de e-Learning de colegas colaboradores em sua rede. Peça aos seus grupos de mídia social para obter links úteis para adicionar à sua lista de recursos pessoais.
3. Analise suas compreensões pessoais para identificar falhas
Em alguns casos, você pode ter suposições ou crenças que estão no caminho da compreensão de conteúdo eLearning. Por exemplo, anos atrás você aprendeu um pedaço de informação que era impreciso. Você cometeu essa idéia à memória, e agora está em conflito com uma idéia ou conceito que você está pesquisando atualmente. Este é um obstáculo que você só pode superar com a análise pessoal e auto-reflexão. Mais uma vez, é aconselhável usar vários recursos para que você obtenha uma perspectiva mais ampla.
Colocar as informações em suas próprias palavras e desenhar mapas conceituais ajudam ativamente a lembrar-se das idéias-chave e aumenta o valor do conteúdo eLearning. A fim de ensinar o assunto, você deve ser capaz de conectá-lo ao conhecimento pré-existente. Isso se baseia no esquema mental atual para que você possa atribuir significado. Depois de pesquisar o tópico, resumir os conceitos básicos em uma lista de tópicos ou parágrafos breves. Como alternativa, crie uma representação visual dos dados, como um mapa mental ou infográfico que se aprofunda em diferentes facetas do assunto.
O conteúdo do eLearning gerado pelo aluno adere aos mesmos princípios do resumo. A fim de criar novos conteúdos sobre o assunto, os alunos on-line devem ser capaz de compreender plenamente os conceitos. Por exemplo, eles têm de criar uma apresentação on-line ou vídeo que explora uma tarefa de trabalho. Para conseguir isso, os aprendizes online precisam entender quais etapas e habilidades estão envolvidas e, em seguida, transmitir a informação em um formato facilmente digerível. Você pode até reunir todos os recursos gerados pelo aluno para criar uma biblioteca on-line. Por exemplo, uma coleção de podcasts, vídeos, slideshows e artigos que se concentram em um tópico específico.
Um dos componentes centrais da compreensão é a motivação. Os aprendizes on-line participarão ativamente do curso eLearning e ampliarão seu entendimento se fornecerem know-how prático. Por esta razão, você deve enfatizar as aplicações e as vantagens reais do conteúdo do eLearning. Que objetivos ajudará os aprendizes on-line a alcançar? Como eles podem aplicar o que aprenderam para superar um problema comum? Se eles sabem que o conteúdo do eLearning tem valor real, as chances são que eles serão mais motivados para aprender. É melhor enfatizar os benefícios e os usos antes, durante e depois do curso eLearning para atualizar sua memória. Você também pode reiterá-lo usando técnicas diferentes, tais como simulações que colocam os aprendizes on-line no meio da ação ou infográficos que oferecem uma visão geral detalhada.
Os aprendizes on-line são mais propensos a compreender e lembrar o conteúdo que se conecta ao conhecimento pré-existente, tais como idéias que melhoram habilidades que já adquiriram ou tópicos que eles tenham acessado no passado. Ele oferece aos alunos on-line um quadro de referência, o que facilita o significado. Pense nisso como uma base sólida que eles podem construir para aumentar gradualmente a sua compreensão do assunto. Para conseguir isso, você deve primeiro avaliar seus alunos on-line para descobrir o que eles sabem e determinar como preencher as lacunas. Isso também irá revelar suas preferências de aprendizagem. Assim, você pode fornecer materiais mais personalizados que aprimorem ainda mais a compreensão do conteúdo do eLearning.
A relevância é mais um pilar da compreensão do conteúdo do eLearning. Exemplos do mundo real, estudos de caso e histórias conectam o assunto aos desafios e situações da vida real. Por exemplo, o ilustrações do mundo real mostram como as habilidades interpessoais podem ajudar os aprendizes online a resolver conflitos e a se tornarem comunicadores mais eficazes. Assim, eles são capazes de ver a relevância de sua formação, o que melhora o engajamento. Um subproduto disto é o aumento da compreensão do conteúdo eLearning. Eles obtêm mais da experiência de eLearning porque vêem o valor do envolvimento ativo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #design #neurociencia #neurolearning #cerebro #aprendizagem #conteúdosead #produçãodeconteudos
Kommentare