top of page

Dicas para Criar Vídeos para Programas de E-Learning




Ter vídeos de aprendizagem como parte de seu programa de eLearning é uma ótima maneira de tornar os cursos muito mais eficientes e eficazes. Vídeos de aprendizagem claros e visualmente atraentes podem fornecer informações de uma forma que incentiva uma melhor compreensão e retenção.


Criação de vídeos impactantes para eLearning


O eLearning facilita o desenvolvimento profissional e isso o tornou muito popular entre as organizações. O fato de sua organização oferecer ou não oportunidades de aprendizado tornou-se um fator decisivo para os candidatos que buscam um local de trabalho. Para tornar o Treinamento e Desenvolvimento mais acessível, direto e flexível para os funcionários, muitas organizações começaram a adotar o e-Learning. Isso economiza muito tempo dos alunos, pois eles podem acessar os materiais de aprendizagem e fazer os cursos sempre que quiserem. Ter vídeos de aprendizagem como parte de seu programa de eLearning é uma ótima maneira de tornar os cursos muito mais eficientes e eficazes.


Vídeos de aprendizagem claros e visualmente atraentes podem fornecer informações de uma forma que incentive uma melhor compreensão e retenção. Os alunos também podem revisitar os vídeos quantas vezes quiserem, sempre que quiserem atualizar seus conhecimentos. Aqui estão algumas 5 dicas para criar e incluir vídeos nos programas de eLearning da sua organização.



Antes de iniciar a produção, determine o público do seu vídeo e escolha tópicos que sejam envolventes e práticos para eles. Nem todos os funcionários exigem o mesmo treinamento. Faça uma análise detalhada para identificar o que seus funcionários mais se beneficiariam com o aprendizado. Faça uma pesquisa rápida para ver se esses tópicos estão de acordo com os interesses dos funcionários. Tenha uma ideia clara do que você deseja alcançar com o vídeo de aprendizagem e defina as metas de aprendizagem. Essas etapas preliminares o ajudarão a decidir o conteúdo do vídeo. O conteúdo útil irá incentivar os funcionários a participarem de cursos de aprendizagem.


2. Crie vídeos baseados em cenários


A criação de vídeos baseados em cenários para os programas de e-learning da sua organização levará seus cursos ao próximo nível. Esses vídeos de aprendizagem dão aos funcionários uma ideia clara de como implementar as habilidades que estão aprendendo da maneira certa, tornando a educação mais envolvente e envolvente. Isso motivará os alunos a concluírem seus cursos com mais rapidez. É melhor desenvolver cenários estruturados que sejam relevantes para o tópico escolhido e relacionados aos seus funcionários. Deve ser verossímil. Os personagens dos vídeos devem ser introduzidos sem qualquer confusão. A moral final do cenário deve ser direta e clara para indicar o resultado do aprendizado. Por exemplo, se o tópico for gerenciamento de tempo, o cenário que você desenvolve deve educar os alunos sobre as vantagens de gerenciamento de tempo adequado e as consequências de gerenciamento de tempo inadequado.


3. Mantenha-o curto e preciso


Vídeos longos podem desmotivar a aprendizagem de seus funcionários. Se os vídeos forem muito longos, os alunos podem ficar entediados e perder o foco, o que reduz a compreensão e a retenção do aprendizado. No final, isso resulta em uma experiência de aprendizado sem brilho, na qual seus funcionários ficarão menos motivados a se envolver novamente. Para resolver esse problema, os vídeos que você cria devem enfocar apenas os pontos mais importantes para que os alunos entendam todo o assunto em 3 a 5 minutos. Se o tópico for complexo, você pode criar vários vídeos curtos, cada um enfocando um aspecto específico do assunto geral.


4. Fornece suporte para vários dispositivos


Uma das principais razões para adotar o eLearning é tornar os cursos mais flexíveis para os funcionários. Eles devem ser capazes de aprender conforme sua conveniência, com o dispositivo com o qual se sentem confortáveis. Certifique-se de que seus vídeos sejam otimizados para desktops, laptops, tablets e telefones celulares. Dessa forma, seus funcionários podem aprender onde quer que estejam, sem perder muito tempo longe do trabalho.


5. Torne-o envolvente e atraente


No eLearning, a forma como você apresenta o vídeo aos seus funcionários é o que mais importa. Não importa o quão bom, informativo ou útil seja o conteúdo, seus funcionários não estarão interessados ​​a menos que seja envolvente e interativo. As animações ajudam a tornar os vídeos mais atraentes. Uma voz off de qualidade melhorará o foco e a retenção do aprendizado. Certifique-se de que você pode entender claramente o que está sendo dito, sem legendas. No entanto, inclua legendas de qualquer maneira para alunos com deficiência auditiva. Se estiver gravando, certifique-se de que a iluminação e o fundo sejam perfeitos.


Criar vídeos de aprendizagem é uma ótima maneira de garantir o sucesso de seus programas de eLearning. Ele fornece aos alunos as informações de que precisam em 6 a 7 minutos, e os alunos podem acessar os vídeos de onde estiverem. Isso torna o aprendizado simples quando comparado aos ambientes de sala de aula tradicionais, onde os funcionários são obrigados a assistir a longas palestras. Incluir várias formas do mesmo conteúdo também garante que seus treinamentos sejam acessíveis a todos os funcionários.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page