O uso da tecnologia da informação e comunicação impactou a maneira como as pessoas aprendem e retêm novas informações. Agora que a tendência para o remoto o trabalho se acelerou, será mais importante do que nunca resolver os desafios com a combinação certa de design instrucional e tecnologia de aprendizagem.
Como o design instrucional resolve desafios comuns de aprendizagem
Como a aprendizagem é impactada com proliferação das TICS? Os fatos demonstram que a força de trabalho aprende novas informações de maneira muito diferente do que seus antecessores. As áreas de T&D não podem esperar que os alunos de hoje irão interagir e assimilar novas informações por meio de palestras monótonas e apresentações de PowerPoint exaustivas.
A mudança de paradigma
Embora essas ferramentas ainda tenham algum uso básico, os alunos nem olham mais para as saídas de uma única fonte de conhecimento. Em vez disso, seus funcionários estão acostumados a acessar toda a rede de recursos. Eles podem examinar:
• Podcasts
• Vídeos do YouTube
• Artigos e blogs online
• Avaliações
• Mídia social
• Ferramentas de compartilhamento de arquivos online
Em suma, os alunos estão acostumados a se envolver com o mundo ao redor eles de forma muito diferente. A mudança equivale a uma mudança de paradigma na forma como as pessoas processam as informações e uma mudança correspondente na maneira como aprendemos. Por exemplo, a tecnologia móvel e o uso de mecanismos de pesquisa reduziram a necessidade de memorização mecânica. Em vez disso, as pessoas esperam recursos para complementar lacunas de conhecimento. Adicionalmente, a comunicação entre os especialistas costumava levar semanas, mas agora leva apenas alguns minutos.
O resultado é que a tecnologia moderna tornou a educação mais acessível, mas também mudou o aluno e resultou em uma mudança que requer novos métodos de design instrucional.
Chegou a hora de aproveitar as vantagens implícitas da capacidade de nossos alunos de aprender em um mundo centrado na tecnologia. Isso tem muitas implicações para a mudança do local de trabalho para o meio digital. As melhores práticas de design instrucional são necessárias para fazer a transição com sucesso.
Se considerarmos o fato de que a tecnologia moderna infundiu os alunos de hoje com habilidades inatas de processamento de informações, podemos mudar nosso foco educacional para a distribuição de conhecimento em vez do conhecimento em si. Nossas redes profissionais interconectadas e capacidade de analisar dados criaram vastos oceanos de informações que estão à nossa disposição. Esses grandes repositórios de conhecimento criam três desafios distintos quando confrontados com a disseminação do conhecimento:
Priorização
Quais conhecimentos ou informações sua força de trabalho precisa a fim de apoiar as prioridades organizacionais? Que tal individualizar prioridades?
Distribuição
Qual é a maneira mais eficaz de interagir com a força de trabalho e distribuir informações de uma forma que apoie o propósito e a missão da equipe?
Aplicativo
Como podemos ter certeza de que nossa força de trabalho aprendeu o que queremos que eles aprendam? Podemos enfrentar todos os três desafios com design instrucional e Tecnologia.
Métodos de design instrucional para envolver os alunos na era do trabalho remoto
Quando se trata de priorização, podemos olhar para a coleta de dados e análises como um plano estratégico em vigor para fazer uso desses dados para melhorar a experiência de aprendizagem. Mineração de dados por meio da lente da análise de necessidades é a melhor maneira de tomar decisões em relação a soluções de treinamento. Abordar este processo com um objetivo específico em mente ajuda concentrar a atenção nos dados que se relacionam com o funcionário, lacunas de desempenho ou desafios organizacionais. Por exemplo, se você está tentando reduzir a rotatividade de funcionários, relacionando dados à quantidade de treinamento de integração que os funcionários receberiam oferecem bons insights sobre em que direção seu treinamento deve levar. Uma vez que um programa de treinamento esteja estabelecido, não negligencie os dados coletados por seus usuários. Análise de tempo, progressão estatística e taxas de participação são ferramentas valiosas em medir o sucesso de uma iniciativa de treinamento .
Depois de ter uma meta em mente e as métricas de dados coletadas, você pode focar sua atenção na distribuição. A metodologia por trás de seus esforços de distribuição é mais importante do que o conhecimento que você está tentando distribuir. Estabelecer um ambiente seguro e eficiente de design instrucional baseado em pesquisa métodos é a única maneira de colocar sua experiência nas mãos de sua força de trabalho.
Cada método de distribuição tem suas próprias nuances, prós e contras, mas explorando totalmente as abordagens e descobrindo o que funcionará melhor com seu conteúdo e público vale bem a pena investimento na exploração das melhores práticas de design instrucional, tempo, custo e esforço. Por exemplo, um método de distribuição que está crescendo em popularidade é a prática de aprendizagem contínua em vez de sessões de treinamento únicas. A prática é especialmente útil no treinamento de integração, já que a maioria dos funcionários não alcança seu potencial de produtividade total no primeiro ano de trabalho. A aprendizagem contínua permite que os alunos aprendam novos conceitos em um ritmo controlável.
Além disso, o treinamento contínuo oferece amplas oportunidades para alunos discutirem problemas ou obstáculos de aprendizagem com seus supervisores sem parecer excessivamente carente ou dar o impressão de que não conseguem resolver os problemas sozinhos.
A importância do Analytics
Esta abordagem de estilo de intervalo para o treinamento pode se tornar ainda mais eficaz quando combinado com medidas de suporte de desempenho para os alunos acessarem ao longo do caminho. A tecnologia moderna nos deu uma profunda capacidade de criar rapidamente bancos de dados que podem trazer benéficos para novos contratados que precisam de apoio enquanto mergulham em seu novo papel. Oportunidades de treinamento assertivas e envolventes juntamente com uma biblioteca de recursos on-the-job são ideais para novos funcionários, esta técnica funciona bem para os que precisam aprender uma nova habilidade social ou fazer referência a um procedimento que não é comumente usado.
Podemos aplicar esse conhecimento, com base no design instrucional, das seguintes maneiras: à medida que a análise de dados se torna mais fácil, podemos usar essa tecnologia em nossos programas de treinamento para gerar informações valiosas sobre nossos usuários para avaliar a eficácia de um determinado curso.
Dados como taxas de conclusão, pesquisas de saída, taxas de participação e pontuações de competência podem ser facilmente coletadas. Depois que esses dados são coletados e classificados, eles podem ser comparados com taxas de sucesso em áreas relacionadas ou para atingir metas.
Escolhendo a abordagem certa
Com a quantidade de tecnologia disponível e a caminho, escolher a estrutura tecnológica para sua solução de aprendizagem pode ser uma tarefa assustadora. Depois de fazer o trabalho de isolar as necessidades da sua empresa e mapear um plano para atender a essas necessidades, a próxima etapa é escolher uma tecnologia.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments