top of page
Foto do escritorInstituto DI

Curadoria de Conteúdo para Microlearning


A curadoria de conteúdo sempre foi importante para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e é especialmente relevante agora na era moderna do microlearning. A curadoria de conteúdo é a identificação das informações mais relevantes que é contextualizado e organizado para um público-alvo especifico.


Etapas para selecionar efetivamente o conteúdo


A curadoria de conteúdo eficaz exige que os profissionais de T&D sigam estas etapas simples:


- Agregação de informações de várias fontes

- Filtragem de conteúdo agregado para selecionar apenas as informações mais relevantes para os alunos

- Agrupar o conteúdo para fornecer uma estrutura lógica e facilitar a compreensão

- Simplificar o conteúdo para facilitar a compreensão e adicionando conteúdo explicativo

- Compartilhar recursos relevantes no conteúdo para quem deseja um conhecimento mais profundo

- Criar um arquivo no qual o conteúdo é armazenado e pode ser acessado facilmente pelos alunos (de preferência através de um smartphone)

- Facilitar o compartilhamento de feedback pelos alunos


Agora que entendemos as etapas para uma curadoria de conteúdo eficaz, vamos dar uma olhada em três dicas sobre como as organizações corporativas podem usar a curadoria de conteúdo em sua estratégia de microlearning.


Usando a Curadoria de Conteúdo no Microlearning


1. Deixe os alunos tomarem o volante

Dê a seus alunos a liberdade de fazer escolhas. Introduzir um sistema de classificação em que os alunos possam classificar os módulos de microlearning com base na relevância e criar filtros diferentes para os alunos pesquisarem conteúdo com base em fatores como melhor avaliado, duração, relevância, publicação recente, assunto, função, departamento e afins. Além disso, crie uma comunidade nas mídias sociais em que os alunos possam discutir idéias sobre os módulos, como o que aprenderam e o que gostariam de aprender. Além disso, incentive-os a criar grupos com base em interesses compartilhados na aprendizagem.


2. Crie seu portal de aprendizado de maneira eficaz

Os profissionais de T&D devem utilizar a curadoria de conteúdo ao criar o portal de aprendizado de sua organização. Certifique-se de que o aluno não leva mais de dois cliques para passar de uma página do portal para outra. Adicione uma seção de recursos que possui links para todos os recursos mencionados em vários módulos. Certifique-se de usar conteúdo mínimo no portal de aprendizado, mas descreva maneiras de usar o portal de aprendizado de maneira eficaz e instrutiva, usando texto nítido. Seu portal de aprendizado deve ser projetado exatamente como parece - um "portal de aprendizado" - que direciona os alunos a não apenas outros módulos do portal (links internos), mas também a recursos externos (links externos).


3. Mantenha o conteúdo selecionado

A curadoria de conteúdo não termina depois que um módulo de microaprendizagem é criado e publicado no portal de aprendizagem. Os profissionais de treinamento e desenvolvimento que desejam que seu programa de micro-aprendizado seja um sucesso precisam curar regularmente o conteúdo dos módulos anteriores, pois às vezes as tendências mudam e as informações relevantes no passado podem não ser tão relevantes hoje. É por esse motivo que a atualização e a curadoria de conteúdo regularmente são necessárias se você deseja que seus alunos mantenham seus conhecimentos e habilidades atualizados. Para fazer isso, os profissionais de T&D devem se manter atualizados sobre as mudanças nas necessidades de negócios e / ou nos requisitos de treinamento, sempre procurando maneiras de oferecer conteúdo atraente e valioso aos alunos.


As dicas acima mencionadas ajudarão os designers instrucionais e outros profissionais de T&D a usar a curadoria de conteúdo eficaz em seu programa de micro-aprendizado e a tornar os funcionários mais produtivos com o zelo real de aprender. Facilitar o aprendizado não é fácil. Os profissionais de aprendizado digital que desejam ser líderes nesse setor devem entender que há uma série de habilidades que eles mesmos precisam inculcar para melhorar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Mas se você se colocar por aí e se tornar um aprendiz ao longo da vida, não haverá escassez das mudanças surpreendentes que você pode trazer para esse setor e ser considerado um líder.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page