Com o ritmo acelerado da tecnologia, a natureza humana e suas necessidades mudaram muito. Os conceitos e formas de ensino antiquíssimos não são mais eficazes. A educação em ciências e artes mudou de um design centrado no professor para um design centrado no aluno. O desenvolvimento mais recente a esse respeito é o Learning Experience Design (LEX).
Design de Experiência de Aprendizagem
A experiência de aprendizado se refere principalmente a qualquer curso, interação, programa ou outra experiência que facilite o aprendizado. Pode ser em ambientes acadêmicos tradicionais, como escolas ou salas de aula, ou também em ambientes não tradicionais, como locais fora da escola ou ambientes ao ar livre. Pode incluir interações educacionais tradicionais, onde os alunos aprendem com professores e mentores, e interações não tradicionais, nas quais os alunos aprendem por meio de e-Learning, jogos e aplicativos de software interativos.
Por que o design de experiência de aprendizagem está se tornando tão importante
Os pesquisadores descobriram que os seres humanos respondem às experiências, e o melhor aprendizado vem delas. Como designers de cursos de eLearning, é hora de pensarmos além de apenas alguns módulos e sessões de treinamento e, em vez disso, precisamos criar “experiências” duradouras e significativas para os alunos.
Projetando uma experiência de aprendizagem
O Learning Experience Design está focado na criação de uma experiência que levará a um resultado de aprendizagem desejado. Portanto, a maneira mais confiável de projetar uma experiência de aprendizagem eficaz é trabalhar de trás para frente a partir do resultado desejado. O que queremos que o aluno seja capaz de fazer? Qual é o resultado pretendido?
Essas questões formam a base de nosso pensamento de design para a experiência de aprendizagem.
Também pedimos:
O que alguém precisa saber para fazer isso?
O que eles precisam fazer para concluir isso?
Que equipamento ou recursos eles devem ter para cumprir o objetivo?
Tipos de experiências de aprendizagem
A Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição (ASHA) classificou as experiências de aprendizagem em 3 categorias:
Os alunos do grupo se envolvem como um grupo, interagindo uns com os outros, com um instrutor e com o material. Os cursos incluem vários formatos, como palestras, sessões, workshops, apresentações, material de estudo, eLearning, jogos, etc.
Os alunos individuais se envolvem individualmente, sem interação com outros alunos. Os cursos de autoaprendizagem típicos podem incluir jornais, boletins informativos e gravações de áudio e vídeo.
Os alunos combinados se envolvem usando elementos de formatos de grupo e individuais. Os materiais do curso podem ser fornecidos em configurações online / à distância ou presenciais e sessões de grupo.
e-Learning Versus LEX
O eLearning é parte integrante do Learning Experience Design. O mundo hiperconectado de hoje exige que os alunos também estejam conectados ao seu conteúdo de aprendizagem. O que pode conectar melhor os alunos do que o e-Learning? O eLearning oferece a um designer de experiência de aprendizagem uma plataforma para criar uma experiência envolvente. Os sites de eLearning também oferecem diferentes tipos de eLearning, que podem ser utilizados para criar uma melhor experiência de aprendizado.
Como criar experiências de aprendizagem que funcionem?
Como provedor de serviços de eLearning, nosso foco é como criar uma experiência de aprendizado que funcione. Aqui estão algumas de nossas áreas de foco para criar uma experiência de aprendizagem eficaz:
Seja adaptativo experiência é pessoal, assim como o aprendizado. O Projeto de Experiência de Aprendizagem Eficaz deve levar em consideração a adaptabilidade do conteúdo e o mecanismo de entrega para se adequar aos diversos estilos de aprendizagem e escolhas pessoais dos alunos. Uma boa experiência é aquela que conecta pessoalmente e uma experiência de aprendizagem não pode ser diferente. A adaptabilidade é um componente chave para uma ótima experiência de aprendizado.
Incentive o aprendizado social colaboração e o compartilhamento sempre melhoram o aprendizado, além de ajudar na motivação e no engajamento. Um Projeto de Experiência de Aprendizagem robusto deve facilitar os elementos de aprendizagem social e colaborativa para aumentar a eficácia e a experiência geral de aprendizagem.
Torne o aprendizado visual visão talvez supere todos os outros sentidos no aprendizado. Somos naturalmente atraídos por algo que agrada visualmente. Vários tipos de e-Learning nos dão a capacidade de criar materiais de aprendizagem visuais impressionantes.
Aprenda em direção a uma meta Ter uma meta clara em mente ajuda os alunos a se concentrarem e permanecerem motivados.
Coração, cabeça e mãos O Projeto de Experiência de Aprendizagem deve ser baseado no princípio de coração, cabeça e mão . Os alunos precisam primeiro ser motivados e acreditar que a aprendizagem pode acontecer (coração). Eles precisam entender o que está acontecendo e por quê (cabeça). E, eles precisam saber como fazer (mãos).
Conclusão
Projetar experiências de aprendizagem é um processo evolutivo e adaptativo. Não existem regras definidas para criar uma ótima experiência de aprendizado. É preciso dominá-lo aprendendo, experimentando, experimentando o que funciona e o que não funciona, adaptando-se às novas mudanças e aos requisitos dos alunos, bem como ao resultado de aprendizagem pretendido.
É preciso considerar todos os aspectos do design de aprendizagem para poder criar uma experiência de aprendizagem duradoura. E, se feito corretamente, o Learning Experience Design pode trazer melhorias massivas à maneira como aprendemos nas escolas, no escritório e em casa.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Commentaires