top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Treinar Funcionários em Soft Skills?


Por que é tão importante o treinamento de habilidades pessoais (soft skills) ?


Deseja melhorar as habilidades sociais de seu funcionário? A maneira mais eficaz de fazer isso é através do treinamento baseado em jogos. Os jogos oferecem um ambiente divertido e seguro para aprender, praticar, falhar e, finalmente, dominar habilidades críticas. Mas nem todos os jogos são criados iguais. Este artigo descreve tudo o que você precisa saber sobre o treinamento de funcionários em habilidades pessoais.


Sabia que 67% dos profissionais de RH relatam posições retidas devido à falta de habilidades sociais? Apesar dessa tendência, a maioria das empresas não investe na melhoria dessas habilidades após a contratação de candidatos.


De acordo com pesquisas junto a empresas de RH, o local de trabalho número um no mundo, as habilidades sociais “incluem qualquer habilidade que possa ser classificada como um traço ou hábito de personalidade. Habilidades interpessoais e habilidades de comunicação são categorias mais específicas de habilidades pessoais ... elas também podem ser: habilidades efetivas de comunicação, trabalho em equipe, confiabilidade, adaptabilidade, resolução de conflitos, flexibilidade, liderança, solução de problemas, criatividade, ética no trabalho e integridade. ”

Por que isso é importante?


Com o futuro da Inteligência Artificial e da automação iminentes enquanto nos preparamos para a Indústria 4.0, há uma necessidade urgente de focar nas habilidades sociais que os humanos podem oferecer e que a tecnologia não pode. Estudos demonstraram que empatia e compaixão são duas habilidades essenciais que são absolutamente necessárias para dar às empresas uma vantagem na atração e retenção de talentos. A pesquisa de 2018 da Deloitte com 12.000 Millennials e Geração Z em todo o mundo mostrou que essas gerações têm opiniões bastante negativas sobre o futuro dos negócios.


Menos da metade dos entrevistados acredita que as empresas se comportam de maneira ética. Os níveis de lealdade caíram significativamente nos últimos 2 anos; 43% da geração Y e 61% da Geração Z admitem que planejam deixar o emprego atual em menos de dois anos devido à insatisfação com a cultura da empresa. Eles se sentem despreparados para a Indústria 4.0 e estão desesperados por mais treinamento de habilidades sociais, como criatividade e habilidades interpessoais.


As escolas também começaram a adotar programas de Aprendizagem Emocional Social para ajudar a preparar seus alunos para a faculdade e a força de trabalho. As empresas estão começando a perceber a importância e o foco no treinamento de habilidades sociais. As gerações mais jovens da força de trabalho exigem isso.


Eles querem fazer parte de algo maior que eles mesmos. Eles querem garantir que sua empresa esteja realmente fazendo a diferença na sociedade. A importância da empatia e bondade na construção de um negócio pode ser escalado.


De acordo com pesquisas 93% dos funcionários afirmam que têm mais chances de ficar com um empregador empático. 72% dos CEOs dizem que o estado de empatia precisa evoluir e todos concordam que é absolutamente necessário treinar os funcionários com habilidades sociais para dar às empresas uma vantagem para adquirir os melhores talentos e reter funcionários.

Como você treina funcionários em Soft Skills (habilidades pessoais)?


Se você deseja aprimorar as habilidades pessoais de sua equipe, a maneira mais eficaz de fazer isso é através do treinamento baseado em jogos. Os jogos oferecem um ambiente divertido e seguro para aprender, praticar, falhar e, finalmente, dominar habilidades críticas. Mas nem todos os jogos são criados iguais. Jogos de simulação são particularmente úteis para o aprimoramento de habilidades leves. Eles mergulham os jogadores em cenários virtuais, os incentivam a tomar decisões em tempo real e observam os resultados de cada um. Algumas das marcas mais conhecidas usaram jogos de simulação.


Nos USA, o Walmart criou recentemente um jogo de treinamento de varejo chamado "Spark City" que simula como é trabalhar em uma loja do Walmart. Baixado por mais de 60.000 pessoas, este jogo coloca os jogadores em uma área de vendas - reabastecendo prateleiras, cumprimentando clientes e lidando com situações típicas, incluindo derramamentos e furtos em lojas. Durante o jogo, os jogadores recebem pontos e feedback de seu chefe com base nas decisões que tomam.


Já a Pfizer e outra universidade americana trabalharam juntas para criar um jogo de Minecraft para ajudar jovens hemofílicos e seus cuidadores. Chama-se o Hemocraft, onde os jogadores fazem uma busca com um profissional de saúde virtual para ajudá-los a entender como o tratamento deles funciona e como aderir ao seu plano de cuidados. Os jogadores são desafiados a monitorar os níveis de fatores e se autoinfundir para ajudar a controlar o sangramento, se necessário. ”


Algumas empresas anunciaram recentemente o desenvolvimento de um currículo de treinamento em Realidade Virtual (VR) focado em simular conversas críticas no local de trabalho e ajudar os funcionários a praticar as principais habilidades interpessoais. O primeiro jogo de treinamento em comunicação com funcionários gira em torno da colaboração e da comunicação com os clientes. Esses módulos de treinamento têm como objetivo ajudar a melhorar a experiência geral do cliente, concentrando-se nos momentos mais importantes.

O ideal é ter um Designer Instrucional experiente para ajudá-lo a criar um jogo de simulação para entender quais resultados deseja e as habilidades que está ensinando, também pode ser realizado com uma das soluções prontas para uso acima. Com o caminho da ramificação e os jogos de simulação, estamos vendo mudanças nas percepções sobre o que torna o treinamento eficaz.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page