A Inteligência Artificial (IA) analisa volumes de dados com rapidez e precisão, permitindo que as empresas entendam as preferências dos clientes, personalizem as experiências do usuário e elaborem estratégias. Este artigo descreve o papel da IA na aprendizagem e no desenvolvimento.
IA na aprendizagem e desenvolvimento
Estima-se que, até 2030, as atividades impulsionadas pela IA conduzirão a um aumento de 14% no PIB global . De acordo com uma pesquisa da McKinsey , quase 87% de todas as empresas investiram em IA até 2020, e 1.151 desses 2.395 entrevistados relataram a adoção de pelo menos uma função apoiada por IA ou sistema de aprendizado de máquina em sua organização.
A IA está a transformar positivamente o setor de T&D, fornecendo abordagens inovadoras para desafios contínuos. Está ajudando as organizações a otimizar a eficácia de seu treinamento por meio de currículos gerais superiores, experiências de aprendizagem personalizadas, avaliações automatizadas, maior envolvimento dos alunos, custos mais baixos e melhor recuperação da memória.
As organizações estão usando cada vez mais a IA para obter insights sobre o desempenho dos alunos, a fim de criar programas de treinamento personalizados. Isso ajuda a atender às necessidades específicas de aprendizagem do aluno e em um ritmo com o qual ele se sinta confortável. Os sistemas de aprendizagem baseados em IA podem aproveitar esses insights para fornecer aos alunos feedback personalizado e orientá-los ao longo do currículo. Eles podem até usar esses insights para criar testes adaptativos que correspondam ao nível de dificuldade de cada aluno e fornecer uma avaliação mais precisa do conhecimento do aluno.
A IA pode ser utilizada para traduzir materiais de formação para línguas regionais e locais, o que os torna acessíveis a uma gama mais vasta de alunos. A IA também ajuda as organizações a criar conteúdo envolvente, como vídeos, questionários e materiais interativos, e é uma excelente ferramenta para oferecer suporte e orientação 24 horas por dia por meio de chatbots e assistentes virtuais. Com as suas capacidades preditivas, a IA permite às organizações prever o desempenho dos alunos e identificar alunos em risco para descobrir lacunas de conhecimento e oferecer intervenções oportunas e personalizadas para melhoria.
IA na criação e curadoria de conteúdo
A crescente sofisticação das ferramentas orientadas por IA no eLearning, juntamente com o surgimento de soluções novas e inovadoras, como o ChatGPT, estão permitindo que a função de T&D dessas ferramentas idealize novos tópicos para conteúdo de treinamento, crie material de aprendizagem envolvente e automatize tarefas demoradas. resultando em experiências de aprendizagem mais eficientes e eficazes.
As ferramentas de IA também possibilitam a curadoria de conteúdo de fontes distintas, incluindo especialistas no assunto, livros, áudio, vídeo e transcrições, entre outros. Estas vastas quantidades de conteúdo podem ajudar as organizações a melhorar a narrativa e a criar cenários que envolvam dramatizações para experiências de aprendizagem melhores e mais envolventes .
Novas ferramentas de IA para aprendizagem
Diversas ferramentas baseadas em IA agora podem ser usadas para criar conteúdo de treinamento superior, com facilidade e custos mais baixos. Por exemplo, a IA facilita a criação, edição, publicação e ampliação da produção de conteúdo baseado em vídeo, mesmo para pessoas sem habilidades de produção de vídeo. Eles ajudam a gerar conteúdo de áudio e vídeo de qualidade usando um laptop ou prompts de texto, respectivamente.
Os desenvolvedores de conteúdo podem escolher as ferramentas certas dependendo de suas necessidades específicas. Por exemplo, podem utilizar ferramentas para agilizar a produção de conteúdo, melhorar a qualidade do conteúdo, economizar no esforço necessário para corrigir erros de edição ou regravação e melhorar a acessibilidade com transcrições.
Como usar IA para melhorar o aprendizado
É evidente que a IA proporciona inúmeros benefícios que garantem a aprendizagem organizacional e o sucesso do desempenho. Aqui está uma lista indicativa de como as organizações podem implementar IA para melhorar a experiência de aprendizagem:
Experiências de aprendizagem personalizadas – Ao utilizar a IA, as organizações podem avaliar as necessidades de formação de cada aluno individual e oferecer-lhes formação personalizada. Ferramentas orientadas por IA também podem ser utilizadas para fazer ajustes apropriados no conteúdo do treinamento para uma experiência de aprendizagem personalizada .
Aprendizagem adaptativa – Com base nas preferências de aprendizagem de cada aluno, as organizações podem aproveitar sistemas de aprendizagem adaptativa que se alinhem com o progresso dos alunos e lhes ofereçam o apoio necessário.
Avaliação automatizada – Tarefas repetitivas, como avaliações de classificação, podem ser automatizadas usando IA, o que proporcionará aos treinadores tempo para interagir com os alunos e fornecer mais suporte.
Análise de aprendizagem – A análise de dados pode fornecer às organizações insights aprofundados sobre o desempenho de um aluno, que podem ser usados para melhorar o conteúdo de aprendizagem e, portanto, a experiência de aprendizagem.
Instrutores virtuais – As organizações podem aproveitar a IA para criar sistemas de tutoria inteligentes que operam virtualmente e oferecem interações personalizadas com os alunos.
Tradução – Estão disponíveis diversas ferramentas de IA que podem traduzir o conteúdo do treinamento para diferentes idiomas, o que ajuda a melhorar a acessibilidade e garante que uma seção mais ampla de alunos se beneficie dele em todo o mundo.
Aprimorando o treinamento de liderança com IA
A versatilidade da IA no treinamento a torna uma ótima candidata para programas de desenvolvimento de liderança. Isto ocorre porque os programas de desenvolvimento de liderança orientados pela IA provaram ser precisos na identificação e formação de potenciais líderes com competências adequadas e permitindo-lhes tornarem-se líderes de sucesso.
A IA permite que as organizações identifiquem áreas de melhoria, acompanhem o progresso e forneçam aos líderes os recursos necessários para terem sucesso. Plataformas de coaching digital baseadas em IA estão sendo usadas para fornecer programas de treinamento personalizados, instruções personalizadas e feedback individual aos líderes.
Além disso, as organizações utilizam a IA para realizar inquéritos que não só ajudam a obter informações sobre como os colaboradores percecionam os seus líderes, mas também permitem que os líderes identifiquem os seus próprios pontos fortes e fracos. Esses insights são usados para melhorar os programas de desenvolvimento de liderança e alinhá-los para ajudar os aspirantes a líderes a atingirem todo o seu potencial.
O impacto futuro da IA em T&D
As melhorias contínuas na IA e o surgimento de soluções inovadoras continuarão a transformar a função de T&D no futuro. Aqui está uma rápida olhada em como a IA pode impactar as funções de T&D no futuro:
Personalização
As capacidades preditivas da IA ajudarão as equipes de T&D a identificar antecipadamente as necessidades de treinamento dos funcionários . As organizações podem oferecer treinamento em tempo hábil para reduzir lacunas de habilidades, melhorar o engajamento e reduzir a rotatividade de funcionários. Além disso, com base no comportamento dos colaboradores, as organizações podem prever potenciais líderes, responder adequadamente à previsão e iniciar a aprendizagem com o objetivo de melhorar as suas competências.
Treinamento Virtual
Os avanços no processamento de linguagem natural estão levando a uma rápida melhoria na qualidade dos assistentes virtuais. Estas versões melhoradas de assistentes virtuais podem interagir de forma mais realista com os alunos, fornecer instruções, responder às suas perguntas e até participar em cenários de dramatização.
Melhorar os materiais de treinamento
As melhorias contínuas na análise de sentimentos e intenções ajudarão as equipes de T&D a desenvolver e selecionar conteúdo apropriado, bem como a refinar ou descartar o conteúdo que pode não estar entregando os resultados desejados.
Avaliações precisas
As ferramentas baseadas em IA terão maior utilidade na classificação precisa das respostas do aluno que vão além do estilo atual de perguntas de múltipla escolha ou de preenchimento de lacunas. Com maior refinamento, essas ferramentas também facilitarão a avaliação automatizada de respostas subjetivas.
Monitorando o desempenho dos funcionários
Ferramentas baseadas em IA podem ser usadas para analisar os resultados da aprendizagem. Esses insights seriam usados para oferecer conteúdo de treinamento direcionado aos funcionários, o que melhoraria ainda mais sua produtividade, ao mesmo tempo que ofereceria uma experiência de aprendizagem melhor e mais envolvente.
Insights para implementar IA em T&D
As organizações podem implementar IA com base nas suas necessidades específicas de T&D. A IA pode ser usada para analisar as limitações da infraestrutura de formação existente, bem como para automatizar tarefas administrativas, como inscrição, integração e gestão de formação. Isto reduzirá o esforço e o tempo das equipas de RH e de formação, permitindo-lhes concentrar-se no desenvolvimento de programas de formação superiores. Além disso, as ferramentas de IA podem ser implementadas para otimizar os resultados da aprendizagem e do desenvolvimento de competências, identificando com precisão lacunas de competências, prevendo necessidades de formação relevantes, criando programas de formação personalizados e fornecendo feedback personalizado.
No entanto, existem certas considerações que as organizações devem ponderar antes de criar uma estratégia de implementação de IA. Alguns deles incluem:
Custos – A IA é uma tecnologia cara e exige investimentos significativos.
Implementação holística – a IA não pode ser implementada parcialmente, pois isso levaria a análises imprecisas e a resultados insatisfatórios, anulando o próprio propósito da implementação.
Preconceitos – As organizações devem ter cuidado ao criar algoritmos neutros, pois podem surgir preconceitos de gênero, raciais e muitos outros tipos, o que só produzirá resultados preconceituosos.
Antes de realmente implementar soluções de IA, ajudaria as organizações a elaborar estratégias de implementação detalhadas que respondessem a questões pertinentes, tais como: Qual é o objetivo de todo o exercício? Que desafios a IA ajudará a resolver? Como a IA pode ser usada para melhorar a produtividade dos funcionários? As soluções de IA invadirão a privacidade dos funcionários?
Por que a IA é um investimento importante em P&D
A cultura do trabalho remoto e o surgimento de novos modos de comunicação transformaram completamente a forma como as organizações trabalham. As organizações perceberam que, para acompanhar o cenário de trabalho dinâmico, devem dotar os seus colaboradores com competências da nova era e garantir o seu bem-estar através da criação de uma força de trabalho sustentável e resiliente.
Como a IA promete vários benefícios, mais organizações estão a implementá-la nas suas funções de T&D. À medida que a aprendizagem ocupa o centro das atenções, as organizações estão a dar prioridade à melhoria e requalificação dos seus colaboradores através da IA. Eles aproveitam o poder da IA para implementar iniciativas de aprendizagem que se alinhem com os objetivos da empresa e construam uma cultura de aprendizagem contínua, além de facilitar o planejamento de sucessão.
Ao aproveitar a IA para avaliar as necessidades específicas de formação dos seus funcionários e criar rapidamente conteúdos de qualidade superior, as organizações conseguem alcançar os resultados de aprendizagem desejados a custos muito mais baixos. As organizações devem, portanto, considerar a implementação de IA para obter uma vantagem competitiva sobre os seus pares através de uma melhor retenção de funcionários, planeamento eficaz da força de trabalho e aumento da produtividade. Espero que este artigo forneça os insights necessários para aproveitar a IA na aprendizagem e no desenvolvimento.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments