Nos últimos anos, especialistas e observadores do mercado declararam que o eLearning é o futuro do sucesso educacional. Existem muitos fatores que sustentam esse ponto de vista. Primeiro e mais importante é o alcance sem precedentes que as plataformas de eLearning desfrutam. Apenas um pouco menos importante é a economia de escala que pode ser alcançada atendendo a um grande número de alunos em uma vasta área geográfica. De qualquer forma, o eLearning é mais eficiente do que a educação tradicional baseada em localização.
Apesar de todo o bem que advém da ascensão do eLearning, ainda existem algumas questões bastante significativas em volta. A principal delas são os índices de conclusão que podem ser baixas.
Um calcanhar de Aquiles
As taxas de conclusão são uma questão que a indústria de eLearning, como um todo, terá que resolver à medida que avançamos para o século 21 para continuar em uma trajetória de crescimento. O problema é, no entanto, que a maioria dos esforços que estão sendo feitos para aumentar as taxas de conclusão giram em torno do nebuloso conceito de "engajamento", que é difícil de quantificar e ainda mais difícil de projetar. Em vez disso, o que é necessário é uma abordagem mais holística que considere o "porquê" do problema, e não apenas o problema em si. Aqui estão 3 áreas que valem a pena explorar na tentativa de resolver o problema das baixas taxas de conclusão do curso.
1. Ajudar os alunos a se prepararem para aprender
Quando um aluno frequenta uma escola de tijolo e argamassa, já fez uma escolha afirmativa que significa que está pronto para aprender. Na escola, eles não podem ir embora se ficarem entediados ou distraídos; eles estão lá pela duração. Para que as plataformas de aprendizado on-line aumentem suas taxas de conclusão, elas precisam primeiro reconhecer que sua flexibilidade não é apenas um ativo, mas também um passivo. Como os alunos podem participar de eLearning de praticamente qualquer lugar, eles precisam lidar com os alunos em ambientes que não causam distração, sem escassez de desculpas para ir embora. Para superar isso, é essencial ajudar a ensinar aos alunos as habilidades preparatórias necessárias para obter sucesso em um curso on-line. Por exemplo, oferecer um curso básico obrigatório sobre a preparação de um ambiente de estudo , o gerenciamento eficaz do tempo e o aprendizado para usar os recursos de ajuda disponíveis pode ajudar muito a aumentar as chances de conclusão em todos os cursos subseqüentes.
Embora a pesquisa disponível sobre as taxas de conclusão de eLearning ofereça uma imagem sombria da situação, ela também aponta para uma solução potencial. A pesquisa também indicou uma correlação negativa com o comprimento do curso, o que significa que as chances de conclusão melhoraram à medida que o tempo total exigido diminuiu. Para designers instrucionais, isso deve apontar para um novo roteiro para o sucesso. Para otimizar cursos para conclusão máxima, eles devem ser divididos nos tamanhos de unidade menores possíveis. Esforços para isso devem ser combinados com maior assistência na seleção do curso e melhores informações de auto-seleção, para que os alunos possam criar um mapa de como os cursos menores se encaixam para formar uma educação abrangente sobre um determinado assunto.
Uma das formas mais seguras de aumentar as taxas de conclusão do curso é introduzir um sistema de incentivo. No espaço de e-learning, onde há uma vasta gama de cursos disponíveis gratuitamente competindo por atenção, isso nem sempre é visto como uma opção economicamente viável. Isso não significa que não seja possível, no entanto. Para plataformas de eLearning que oferecem uma mistura de cursos gratuitos e pagos, a solução é oferecer créditos para a conclusão do curso que se aplicam a cursos subsequentes relacionados. Isso incentiva o usuário a terminar o que começa, já que estará ganhando a capacidade de ir além com seu trabalho árduo. Há pelo menos uma empresa de eLearning que já está aplicando a tecnologia de criptomoeda como um mecanismo de recompensa do conhecimento, e esse pode ser o modelo que o restante da indústria adotará nos próximos anos como a melhor solução para melhorar as taxas de conclusão.
Engajamento Começa Com Motivação
A razão pela qual essas três áreas valem a pena explorar para melhorar as taxas de conclusão é que elas se concentram em todo o processo de aprendizagem, em vez de se concentrar em manter o interesse. A realidade é que nenhum curso permanecerá interessante em todos os momentos para todos os alunos, portanto continuar a ajustar apenas o conteúdo é apenas uma das maneiras de abordar baixas taxas de conclusão. Aliado à isso, melhorias nas áreas discutidas aqui atacam o problema de três maneiras distintas. Eles ajudam os alunos a se prepararem para lidar com as demandas dos cursos, reduzi-los a tamanhos administráveis e recompensar seu sucesso. Isso deve “aliviar o fardo” dos alunos, ao mesmo tempo que lhes dá interesse em ver os cursos escolhidos, mesmo que nem sempre achem que o conteúdo é tão envolvente, e isso os fará voltar para mais.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments