top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Criar Treinamentos Memoráveis?


O treinamento on-line não é mais um “esporte de espectador”. Os funcionários querem mergulhar no treinamento on-line e torná-lo uma experiência completa. No entanto, há um obstáculo que você deve superar para criar um verdadeiramente memorável: o tédio. Certas ideias ou conceitos são mais populares e chamam a atenção do que outros. Mas mesmo os tópicos de conteúdos que são menos interessantes precisam estar no centro das atenções. É tudo uma questão de entrega e tempo. Abaixo estão 9 idéias não convencionais que você pode usar para transformar esses tópicos em experiências de aprendizagem on-line memoráveis.


Histórias ajudam os funcionários a se relacionarem com o tópico e ver como ele se relaciona com os problemas do mundo real ou com as responsabilidades do trabalho. Especialmente quando é uma anedota pessoal que apresenta personagens e evoca emoção. Por exemplo, um tópico sobre conformidade de saúde e segurança é transformado em uma história sobre o tempo em que você evitou um acidente relacionado ao trabalho. Explique o que você fez para reduzir os riscos e garantir a segurança de seus colegas. Seus alunos corporativos não apenas se relacionarão com a história em nível pessoal, mas também entenderão as repercussões negativas da não conformidade.


Convide um aluno corporativo para ministrar um evento que se concentre em um tópico do conteúdo notoriamente sem graça. O anfitrião deve dominar o assunto para ensinar aos seus pares e os participantes do evento estarão mais envolvidos porque o orador está no seu nível. Eles são mais propensos a se conectar com o conteúdo e aproveitar a experiência de treinamento, o que leva a uma melhor retenção de conhecimento. Você pode até mesmo convidar um palestrante diferente a cada semana e atribuir tópicos com base nas áreas de especialização dos funcionários. Por exemplo, alguém que é perito em habilidades interpessoais pode ser o anfitrião ideal para o seu próximo webinar de atendimento ao cliente.


3. Crie um infográfico conciso

Resuma os principais conceitos ou estatísticas dignas de nota com um infográfico conciso. Por conciso, quero dizer que deve ser livre de desordem e apresenta um layout simplista. Inclua apenas o básico para que os alunos corporativos possam absorver as informações e aplicá-las. Atenha-se apenas a alguns pontos-chave e crie uma divisão clara entre cada seção para evitar confusão. Infográficos podem apresentar imagens, gráficos e fontes criativas para chamar a atenção.


4. Produza um vídeo de demonstração animado

Em vez de ter um ator ao vivo para demonstrar o produto ou a tarefa, use um software de animação para torná-lo mais interativo e divertido. O personagem animado mostra os comportamentos desejados ou orienta os funcionários em cada etapa do processo. Eles podem até ter traços de personalidade peculiares para torná-lo mais interessante. Há várias ferramentas de criação rápida de e- learning que podem ajudar você a produzir demonstrações de vídeo animadas sem experiência anterior.


5. Mergulhe aprendizes corporativos em simulações de treinamento on-line

Às vezes, a melhor cura para o tédio é imergir seus alunos corporativos em situações realistas, para que possam colocar tudo em prática. Uma simulação lhes dá a chance de aplicar suas habilidades, testar seu desempenho e ver como o curso se vincula à produtividade no local de trabalho.


6. Adicionar elementos visuais relevantes

Os blocos de texto não favorecem os tópicos mais “entendiantes” do conteúdo. Na verdade, eles tendem a tornar o treinamento on-line desinteressante e causar sobrecarga cognitiva. Algo tão simples quanto uma imagem cuidadosamente escolhida tem o poder de se conectar com os funcionários e melhorar a retenção de memória. A ressalva é que o visual deve ser relevante para o assunto e apoiar os objetivos de aprendizagem. Caso contrário, os alunos corporativos podem interpretar mal as informações e / ou você diminuirá o valor do seu curso de treinamento on-line.


7. Incorporar gamificação

Crachás, tabelas de classificação, níveis e pontos aumentam o engajamento dos funcionários e os levam a continuar treinando mesmo quando o assunto fica um pouco sem graça. Escolha recompensas e mecânicas de jogo que se alinhem com as preferências do aluno corporativo e seus objetivos de treinamento.

8. Use representações visuais para ilustrar o ponto

Gráficos e outras representações visuais ajudam os alunos corporativos a entender o tópico mais efetivamente e a relação entre os conceitos. Eles são particularmente úteis para estatísticas que são mais difíceis de lembrar. No entanto, você também pode criar visualizações para tarefas, políticas da empresa ou conhecimento do produto. Por exemplo, um diagrama colorido que descreve os componentes do seu produto mais recente, para que os funcionários entendam como ele funciona.


9. Adicione humor em pequenas doses

Uma boa risada é sempre bem-vinda no treinamento, contanto que não seja à custa de outra pessoa. Use o humor com moderação para aprimorar tópicos e aliviar o clima. Apenas não exagere ou crie controvérsias. A melhor maneira de incorporar o humor é mantê-lo orgânico e alinhado com as origens dos alunos corporativos.


Nunca comprometa o assunto. As principais conclusões devem sempre vir em primeiro lugar, e entretenimento em segundo lugar. Caso contrário, seus alunos corporativos terão uma experiência de treinamento on-line agradável, mas não trarão nenhuma recompensa prática. Outra regra de ouro a seguir é que tudo deve servir a um propósito. A desordem com imagens e atividades estranhas levará apenas a sobrecarga cognitiva.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page