top of page

Como Criar Cursos Quando Não Tenho Orçamento?



Erros comuns ao contratar fornecedores de E-learning: É mais sobre experiência e menos sobre software.


Baseado na nossa experiência de vários anos trabalhando para apresentar aos nossos alunos opções de elearning que possam ser feitos sem dinheiro algum, podemos afirmar que é ótimo que tenham surgido desde então muitas novas ferramentas que são baratas, com recursos de código aberto, técnicas de design criativo e modelos de preços mais amigáveis. Mas alguns detalhes de antigamente permanecem constantes.

"A verdade é que a real preocupação agora é sobre design, não sobre software"

Hoje os cursos são interativos e envolventes e isso reflete a idéia de que estamos falando mais sobre design inteligente do que software: você não pode empurrar um fusca para um lava-rápido e esperar que ele saia uma BMW certo?

O que quero dizer aqui é que, mãos certas, uma ótima ferramenta de autoria certamente pode ajudar, mas jogar uma ferramenta ou software para designers inexperientes ou não treinados não vai lhe proporcionar um produto melhor.


Veja um exemplo: ”Nos testes com usuários, a Microsoft descobriu que nove em cada dez recursos que os clientes queriam adicionar aos produtos do Office já estavam no programa".


Alunos ainda perguntam, por exemplo, que querem adquirir uma ferramenta porque "permitirá que elas adicionem narração ao PowerPoint". Outro exemplo é de uma equipe que já tinha acesso ao produto X e o gerente decidiu que todos deveriam ter o produto , sem perceber que ele replica metade dos recursos já oferecidos pelo produto X - ou pior, que tudo o que já foi criado no produto X teria que ser reconstruído.


Isso são exemplos de gente que compra software e coloca nas mãos de profissionais inexperientes. Sim treinar é tudo. Ë contemplar escolhas assertivas antes de sair gastando o que não precisa gastar. Foi-se o tempo em que pagávamos para usar ambientes virtuais de aprendizagem ou comprar softwares sem conhecimento para o que são indicados.


A tecnologia que “mudará o treinamento para sempre”


Aqui no Instituto de Desenho Instrucional, já vimos de tudo, desde discos de vídeo a placas inteligentes, até agora RV como algo que resolverá todos os problemas de pesquisa e desenvolvimento. Preste atenção e invista com sabedoria, mas tenha cuidado.


O exemplo a seguir ilustra muito isso: Nos USA um ex-professor do ensino médio, conta a seguinte história: No final dos anos 70, o diretor da escola retornou de uma conferência apaixonada por uma nova tecnologia chamada "VRC". (Isso não é um erro de digitação. Ele pensou que era “VRC”, não “VCR”.) Na próxima reunião da faculdade, o diretor anunciou que o VRC era a “onda do futuro” que “mudaria as instruções da sala de aula para sempre”. Ele então disse que gastou mais da metade do orçamento do próximo ano em câmeras de vídeo beta e outros equipamentos. Seu plano era gravar seus professores dando as “melhores lições” (frações, geografia etc.), que os alunos do ensino médio ficariam ansiosos para assistir à vontade. O resultado: vídeos não assistidos, perda de tempo e perda de metade do orçamento anual.


Carroça antes do cavalo:


Veja exemplos de erros a seguir:

“Quero comprar uma biblioteca de cursos online. Você tem alguma ferramenta de avaliação que eu possa usar para mostrar à gerência por que precisamos dela? ”

“A grande empresa que estimou o uso do curso de eLearning no primeiro ano em 30.000 pessoas e adquiriu licenças de acordo. Uso real no primeiro ano: 2.000"


"A agência governamental que comprou um produto sem saber que sua execução exigiria a compra de outro produto"


"A escola que comprou um programa de autoria tão complexo que ninguém jamais conseguiu descobrir como usar"

"A unidade de treinamento que comprou um LMS que não se encaixava em nenhum dos outros sistemas de dados da organização”

"O sistema do governo estadual com comunicação interna tão ruim que, em um ponto, 40 agências diferentes negociaram 40 contratos diferentes - com o mesmo fornecedor de E-learning”

"A organização que gastou metade do seu orçamento de eLearning em softwares caros de criação de jogos: apenas uma pessoa pode executá-lo e os funcionários já estão cansados ​​de serem “mostrados nos jogos”

E daí? Você se encaixa em alguns destes exemplos? Caso afirmativo revalide suas opções de conhecimento na área antes de sair comprometendo o orçamento com desenvolvimento de cursos, p[ataformas, aplicativos, softwares etc. Caso negativo, parabéns. Certamente você conhece o requisitos de como investir na área ou talvez nunca tenha ingressado neste eterno desafio.

"Garanta que a equipe tenha o treinamento e as habilidades necessárias para escolher e usar bem os produtos e sistemas".

Embora tenhamos percorrido um longo caminho para ajudar quem trabalha com orçamentos limitados, ainda vemos muitas áreas de economia, que podem liberar fundos para compras mais inteligentes. Garanta que a equipe tenha o treinamento e as habilidades necessárias para escolher e usar bem os produtos e sistemas. Na realidade o gargalo significa encontrar uma maneira de inventariar os recursos existentes antes de sair adquirindo.

De qualquer forma, em quase todos os casos, é uma questão de se educar melhor - ou ajudar os que estão acima de nós a se educar melhor - sobre opções. Tenha cuidado com os custos reais que podem resultar de falta de estratégia, falta de pesquisa e tomadas de decisão errada.


ELearning barato depende do fator humano


Uma coisa que ficou clara nos 20 anos de trabalho aqui no IDI é que na criação de boas soluções de eLearning com um orçamento apertado, a pessoa importa tanto quanto a tecnologia, as ferramentas e os ativos. Os profissionais que obtêm sucesso nessa área tendem a ser amantes da tecnologia, exploradores persistentes e experimentadores tenazes.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page