O aprendizado e a educação no local de trabalho devem descobrir como aplicar o metaverso em seu benefício. E bem eles deveriam. Os resistores se tornarão relíquias do passado. Considere que, se o metaverso eventualmente cumprir sua promessa, as oportunidades de aprendizado serão ilimitadas.
O metaverso está aqui e está agora
Adivinha o que está no horizonte? Sim, outra tecnologia para fazer com que os praticantes da aprendizagem caiam sobre si mesmos tentando descobrir como usá-la para seus propósitos. O que é essa tecnologia? Bem, você provavelmente já ouviu falar do Facebook recentemente mudando seu nome para Meta. É mais do que uma mudança de nome; é a direção futura da tecnologia, especificamente a tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, chamada de metaverso.
Por que isso importa? É muito importante se você estiver interessado em como todos viverão e usarão a tecnologia nos próximos anos ou décadas. Se você não está interessado, isso realmente não importa, porque está acontecendo. Mas o que é "o metaverso"? O termo não se refere realmente a um tipo específico de tecnologia, mas sim a uma ampla perspectiva de como interagimos com a tecnologia atual e futura.
Se você tivesse que explicar para sua mãe, que é algo que eu tenho que fazer, o metaverso é sobre a integração total da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada em nossos aplicativos de tecnologia diários. OK, então agora sua mãe tem um olhar vazio no rosto. Explique desta forma: a parte "virtual" é sobre mergulhar em mundos virtuais que continuam a funcionar mesmo quando você não está lá, nos quais o metaverso também incorpora elementos digitais de sua realidade física real, o mundo real, usando Augmented Tecnologia de realidade. Se essa explicação não funcionou com sua mãe, diga a ela para assistir Matrix : essa é uma realidade futurista, possível, do metaverso.
Essa última referência ao filme faz com que o metaverso soe distópico. Veja como Mitch Joel, autor de Six Pixels of Separation e CTRL ALT Delete , vê a eventualidade do metaverso: "Estamos rapidamente nos afastando de um mundo de tela bidimensional para um tridimensional".
Acha que isso é muito futurista e só pode acontecer nos filmes? Errado! Ter filhos? Pergunte a eles sobre suas interações com videogames. Você usa o Zoom ou o MS Teams? Embora não totalmente imersos, suas reuniões virtuais estão na infância do metaverso. Lembre-se daqueles óculos do Google há vários anos? Bem, eles farão um comeback em breve, mas em um contexto diferente. Mesmo empresas não tecnológicas, como a IKEA, estão trabalhando para desenvolver ambientes metaversos para vender seus produtos e serviços. E eu nem toquei na ponta do proverbial iceberg metaverso. Confie em mim, há tanto por vir que essas empresas, juntamente com muitas outras, estão desenvolvendo iterações, produtos e serviços nos quais você estará totalmente imerso em suas reuniões, compras ou uma variedade de interações humanas físicas que atualmente fazemos sem pensar .
A oportunidade de aprendizado
Desta vez, os praticantes de aprendizagem devem prestar atenção ao metaverso e como podem aproveitá-lo para o benefício de suas partes interessadas e organizações. Como Mitch Joel afirma: " A capacidade de as pessoas não apenas se reunirem em um ambiente virtual, mas aprender, compartilhar e realmente ver umas às outras é um grande salto em relação ao que estamos vendo atualmente nas chamadas do Zoom ou trocas de e-mail ou grupos do Slack. ou qualquer outra tecnologia interativa."
A progressividade daqueles que estão aprendendo no local de trabalho e até mesmo na academia é admirável. Expressa como eles buscam métodos inovadores para trazer interações de aprendizagem aplicáveis e práticas. Se a intenção deles é sincera, eles estão no caminho certo, ou como Joel afirma: "Quando você olha para coisas como trabalho e aprendizado, o metaverso parece muito mais próximo do futuro próximo, e o que o fundador e futurista da Wired Kevin Kelly chama de o inevitável'."
Tenha certeza de que aqueles que trabalham com aprendizado e educação no local de trabalho tentarão descobrir como aplicar o metaverso em seu benefício. E bem eles deveriam. Aqueles que não o fizerem serão relíquias. Considere que, se o metaverso eventualmente cumprir sua promessa, as oportunidades de aprendizado serão ilimitadas. Considere algo como avaliar a aptidão do aluno em relação aos elementos educacionais, levando a aspirações de carreira. Ou, possivelmente, desenvolver ambientes de trabalho e situacionais adaptáveis e seguros para que as pessoas apliquem e pratiquem o conhecimento recém-adquirido. O metaverso permitirá que você treine funcionários da mesma maneira que treinamos pilotos de companhias aéreas.
Preocupações em frente
O metaverso é uma coisa certa? Não se pode ter certeza, mas pergunte aos gigantes globais da tecnologia e a resposta é um retumbante sim! No entanto, todos nós já vimos tecnologias promissoras serem deixadas de lado. Como Mitch Joel afirma: "O problema de fazer uma ligação comercial com tudo isso é o tempo. Em quanto tempo? Quando as pessoas a adotarão? Quando a tecnologia será muito difundida e acessível a todos? Essas são as mesmas perguntas que a Meta perguntando enquanto eles (e outros) constroem esse futuro."
Outra preocupação relevante aponta especificamente para o porquê e como os profissionais de aprendizagem e acadêmicos irão adotá-la. Ambos podem ter problemas com o metaverso, mas por motivos diferentes. Para a academia, trata-se mais de adotar conceitos inovadores. Não é nenhum segredo que a academia geralmente está alguns passos atrás na adoção da tecnologia. Mesmo durante a pandemia, muitas instituições de ensino consideraram uma reunião Zoom com alunos ou ensinar PowerPoint por meio de uma gravação do Zoom ou do Teams como e-Learning.
Quanto aos profissionais de aprendizagem no local de trabalho, a adoção não é o problema, mas sim a implementação e aplicação adequadas. Ninguém pode acusar os praticantes de não quererem usar mais tecnologia. Mas se o contexto histórico for uma indicação, eles apresentarão um "metaverso de aprendizado" para os tomadores de decisão como uma "cura para todos" para problemas de aprendizado. Lamentavelmente, como no uso de tecnologia no passado, ela será mal aplicada ou não será aproveitada em todo o seu potencial. E quando isso acontece, os praticantes tendem a perder o interesse e olhar para a próxima "cura para tudo". Ninguém sabe se o metaverso vai pegar o público; o mercado vai ditar isso. Para os envolvidos com o aprendizado, a falta de aceitação possivelmente resultará na falta de adoção rápida e/ou aplicação incorreta.
Qual é o próximo?
O metaverso provavelmente surgirá e se tornará parte de nossas vidas, assim como algo chamado internet. Se será mais cedo ou mais tarde é algo que descobriremos com o tempo. Mesmo que haja uma possibilidade de o metaverso não ter sucesso, é seguro dizer que outra tecnologia em breve seguirá com uma promessa diferente. Aprender implica mudança e progresso. Desprezar a nova tecnologia ou mesmo tentar evitá-la é inútil. Se este é você, então é hora de repensar sua posição.
Obrigado a Mitch Joel por fornecer sua visão e experiência. Mitch é um recurso que você deseja ter disponível. Visite seu site Six Pixels of Separation e leia seus últimos livros Six Pixels of Separation e CTRL ALT Delete . Por favor, compartilhe seus pensamentos e comentários conosco. Gostaríamos de ouvir sobre seus esforços. E quem sabe, pode ser o tema do nosso próximo artigo sobre a indústria de eLearning . Além disso, confira nossos cursos de aprendizado do LinkedIn para saber mais sobre como desenvolver a credibilidade de sua empresa para seus esforços de aprendizado. Por favor, compartilhe seus pensamentos e lembre-se de sempre aprender!
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#metodologiaativa #metodologiasativas #metodologia #metodologias #metodologiacientifica #metodologiacientíca #gamificacao #games #aprendizagembaseadaemproblemas #aprendizagembaseadaemprojetos #gamesnaead #eadgames #gamenaead #metodologiasativasdeensino #metodologiasagiles #metodoagile #metodoagil #metodologiaagil #lean #metodologialean #leansprint #metodologiasageis #metdologiadepesquisa #metodologiadeensino #coaching #coach #aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #ministeriodaeducacao #ministériodaeducação #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead
Kommentare