top of page
Foto do escritorInstituto DI

8 Dicas Para Criar Cursos Esteticamente Efetivos Com Orçamento Limitado


Seu curso precisa de uma nova camada de apelo estético? Procurando maneiras de tornar suas experiências de eLearning atraentes, sem gastar uma fortuna? Neste artigo, vou compartilhar 8 maneiras simples e econômicas de melhorar a aparência do design do seu curso de eLearning.


Como Criar eLearning Esteticamente Apelativo com Orçamento Limitado


Os alunos on-line estão trabalhando em horários apertados e lidando com uma infinidade de distrações. O que significa que seu curso de eLearning tem que chamar a atenção deles desde o início. Uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso é melhorar a estética do seu curso de eLearning.


Mas você realmente tem espaço no seu orçamento de eLearning para adicionar visuais impressionantes e elementos interativos?


Aqui estão 8 dicas simples e diretas para ajudá-lo a criar eLearning esteticamente atraente dentro do orçamento.


1. Reaproveitar Seus Recursos de eLearning


Você provavelmente já tem vários ativos à mão. Por exemplo, imagens e gráficos que você usou para projetos anteriores de eLearning. Você pode reutilizar esses recursos de eLearning existentes para criar um curso de eLearning mais esteticamente atraente. Percorra seu repositório para ver qual mídia é a certa para a tarefa. Em alguns casos, você pode ter que ser criativo e dar uma nova volta no conteúdo do eLearning. Por exemplo, um tutorial on-line pode não ser ideal para um determinado assunto, mas você pode dissecá-lo e usar certos componentes.


2. Fique com um tema


Os temas ajudam a garantir que seu curso de eLearning seja consistente e bem organizado. Eles também aumentam o apelo estético criando uma "visão" coletiva para sua experiência de eLearning. Isso define o tom e diz aos alunos on-line o que esperar. Escolha um tema desde o início e fique com ele do início ao fim. Verifique se cada gráfico, fonte e imagem estão alinhados com o tema geral para evitar um design fragmentado do curso de eLearning.

3. Procure Ferramentas de Criação de eLearning com Bibliotecas de Ativos Ricos

Muitas ferramentas de criação de eLearning agora apresentam bibliotecas de ativos que são ideais para um design de curso de eLearning econômico. Esses repositórios incluem qualquer coisa, desde caracteres e objetos de eLearning recortados até interações. Pesquise os principais Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem e preste muita atenção às suas bibliotecas de mídia. Na verdade, você pode querer aproveitar suas avaliações e demonstrações gratuitas para explorar o repositório em primeira mão. Verifique se os ativos on-line disponíveis estão alinhados com seu assunto e necessidades de aprendizagem. Por exemplo, uma ferramenta de criação de eLearning pode ter uma grande variedade de objetos baseados na natureza, mas isso não será muito útil para cursos de treinamento on-line de conformidade.


4. Use Fotos de Banco de Imagens que Chamam a Atenção


Se você não tiver fotos à mão, considere sites de imagens e clipes de vídeo livres de royalties. Há uma variedade de provedores que oferecem fotos gratuitas ou de baixo custo em troca de um crédito ou link recíproco. Basta pesquisar no banco de dados por palavras-chave e, em seguida, baixar as imagens ideais para o seu curso de eLearning. Não se esqueça de verificar os direitos de uso do site e seguir seus requisitos de atribuição. Você não quer acabar com violações caras de direitos autorais depois de implantar seu curso de eLearning.


5. Adicionar Pops de Cor


A cor é um dos aspectos mais importantes do design do seu curso de eLearning. Sua paleta de cores tem o poder de cativar os alunos on-line e atraí-los para a experiência de eLearning. Por esse motivo, você precisa usar os tons certos para obter o efeito desejado. Considere o significado emocional e cultural de cada cor. Por exemplo, a cor vermelha geralmente transmite um senso de urgência. No entanto, algumas culturas associam isso à sorte. Realizar pesquisas de público pode ajudá-lo a escolher o esquema de cores ideal para o seu curso de eLearning. Além disso, tenha em mente que cores ousadas devem ser usadas com moderação para evitar distrações on-line do aluno.


Os modelos de eLearning já apresentam elementos coesos de design de cursos de eLearning. Por exemplo, uma paleta de cores temática, objetos e bordas. Eles também economizam tempo e recursos, pois você não precisa comprar mídia de terceiros para o seu curso de eLearning. A chave é encontrar um modelo de eLearning que se adapte ao assunto, às necessidades dos alunos on-line e aos objetivos gerais de aprendizagem. Procure on-line por opções gratuitas ou veja se sua ferramenta de criação rápida de eLearning já possui modelos de eLearning integrados. Você sempre pode modificar certos aspectos do layout ou adicionar toques pessoais para torná-lo seu.


7. Divida Seus Blocos de Texto

Blocos de texto volumosos tendem a causar sobrecarga cognitiva. Do ponto de vista do design visual, eles diminuem a aparência geral do seu curso de eLearning. Divida parágrafos longos em listas de marcadores ou subtítulos. Você também pode transformar os principais pontos de dados em infográficos, gráficos e cronogramas para melhorar a retenção de conhecimento. Os alunos on-line são mais propensos a se envolver com o conteúdo de eLearning quando é fácil de digerir. No entanto, ver uma grande parede de texto geralmente tem o efeito oposto. Obtenha informações do seu Especialista em Assuntos e Assuntos para organizar seu texto on-line e remover informações desnecessárias. Eles também podem ajudá-lo a identificar as conclusões e garantir que seu conteúdo de eLearning suporte os principais objetivos de aprendizagem.


8. Reduza a desordem


O espaço em branco é seu amigo, especialmente se você quiser criar eLearning esteticamente atraente com recursos limitados. Em vez de adicionar mais conteúdo de eLearning, cure o existente omitindo imagens, texto e gráficos estranhos. Isso ajuda a reduzir a desordem no design do seu curso de eLearning e melhorar o envolvimento do aluno. Também é aconselhável deixar espaço entre objetos para que os alunos on-line não formem associações automaticamente. Por exemplo, eles podem assumir que há uma conexão entre imagens que estão próximas ao texto, mesmo que os dois elementos não estejam relacionados. Revise todos os aspectos do seu curso de eLearning durante o processo de edição para garantir que tudo seja digno da versão final. Melhor ainda, tenha um novo conjunto de olhos para analisar o design do curso de eLearning e ajudá-lo a determinar o que fica e o que vai pelo caminho.


Essas 8 dicas simples e econômicas podem ajudá-lo a criar um curso de eLearning mais esteticamente atraente, mesmo que você esteja trabalhando com um orçamento limitado. Na maioria dos casos, tudo o que é preciso é alguma criatividade, engenhosidade.


4 Dicas Para Usar Cor no eLearning


Agora vamos compartilhar o básico do uso de cores para melhorar o apelo estético e a eficácia do seu eLearning. Vou até discutir como cada cor pode criar um clima ou efeito específico, a fim de tornar seu curso de eLearning mais significativo e memorável para o seu público-alvo.

Como Usar Cor no eLearning


Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o engajamento dos alunos e ajudá-los a se conectar emocionalmente ao seu curso de eLearning é integrar cores ao seu design de eLearning. Mesmo que não tenha muita experiência na indústria de eLearning, a cor pode lhe dar a oportunidade de transformar qualquer assunto em um curso de eLearning bem-sucedido, graças ao fato de que o cérebro humano tem o poder de converter cor em emoções e humores.


Tenha uma ideia do clima que você está tentando alcançar de antemão.

Sempre tenha uma ideia clara do humor ou sentimentos que você está tentando transmitir através do uso da cor no eLearning. Isso permitirá que você evite criar um clima que vá contra o que você está tentando alcançar. Por exemplo, se o seu objetivo é criar um curso de eLearning que ajude a tornar um assunto maçante divertido e envolvente, então você pode escolher vermelho ou laranja.


Não exagere ao utilizar cores no eLearning.


Fique com apenas duas ou três cores durante todo o curso de eLearning, pois mais do que isso fará com que o design geral do eLearning pareça caótico e desorganizado. Isso pode até impedir que o aluno adquira as informações, uma vez que ele se sentirá sobrecarregado ou distraído pela abundância de cores. Eu vi uma variedade de cursos de eLearning ao longo dos anos que apresentaram praticamente todas as cores do arco-íris... tudo em um módulo. Isso só servirá para confundir os alunos e tirar o valor do curso de eLearning, fazendo com que pareça confuso e não profissional.

Nunca sacrifique a legibilidade pelo design estético.


Se possível, prefira sempre os tons mais quentes das cores que você escolheu usar. Isso ajudará a aumentar a legibilidade e evitar problemas de contraste, especialmente se você estiver usando um fundo branco. Se for uma escolha entre usar uma cor que você ame, mesmo que não ofereça contraste suficiente, ou usar uma que seja mais legível para os alunos, sempre escolha a última. A legibilidade nunca deve ser sacrificada pelo apelo visual.


Considere o histórico do seu público de aprendizagem.

Diferentes culturas afixam significados diferentes às cores. Por exemplo, uma cultura pode acreditar que o vermelho é desagradável, enquanto outra pode considerá-lo energizante e sortudo. Então, você vai querer pesquisar o plano de fundo do seu público antes de decidir sobre suas cores ideais. Além disso, considere sua idade, religião e formação educacional, pois estes têm um impacto direto em suas preferências e suas interpretações para certas cores. Além disso, lembre-se de que alguns alunos podem ser daltônicos. Portanto, você também deve destacar pontos-chave usando diferentes tipos de fonte, sublinhando-os ou colocando-os em caixas.


Psicologia das Cores é um assunto abordado na MasterClass de Design Instrucional que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2021 em São Paulo, é a oportunidade de você aprender sobre o impacto das cores nos processos de aprendizagem e construir storyboards altamente significativos.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page