Para uma experiência de treinamento verdadeiramente envolvente, é preciso investir em recursos como áudio, questionários, jogos, tarefas e outras formas de interatividade. Mas, como construir experiências de aprendizagem com vídeo interativo?
1. Identifique as coisas que você quer enfatizar
Quando associado com texto apropriado, palavras ou narração, o vídeo ajudará o aluno a visualizar conceitos importantes e armazená-los na memória de longo prazo. Os tipos de vídeo e interações que são melhores para você usar estão diretamente associados ao que você está tentando ensinar.
Baseie suas interações em torno das informações mais importantes, essa estratégia vai prender a atenção do aluno e concentrá-lo no que você quer que ele se lembre.
2. Escolha suas interações com cuidado
Ao criar um programa de treinamento, lembre-se que seu aluno aprende melhor observando e fazendo. Há uma ampla gama de recursos de vídeo interativos disponíveis para envolver melhor seu aluno. Algumas características populares a considerar incluem: Clique e questione. Gravação de voz. Acesso às bibliotecas. Pausar e reiniciar. Pesquisas. Cenários de aplicação.
3. Tempo e espaço para interações
É importante espaçar adequadamente suas interações para manter o engajamento do espectador durante a sessão de aprendizado. Você não quer todas as suas interações se concentrem apenas no início ou no final. Crie um cronograma para que você possa colocar suas interações e para que avance variando os tipos de interações que você usa no programa. Isso melhor manter o interesse do espectador e dar distinção a cada um dos seus pontos-chaves.
A criação de aulas curtas e concisas pode ajudar os funcionários a alcançar os objetivos de aprendizagem de forma eficiente. Os programas modulares permitem que os alunos escolham as lições que podem ser aplicadas no trabalho imediatamente, e que ocupe um espaço de tempo pequeno.
5. Torná-lo móvel, acessível
Para muitas pessoas, um telefone ou tablet é à sua maneira favorita de consumir mídia. Deixe seus funcionários levar o treinamento com eles onde quer que vá. Os programas começam no escritório e pode ser terminado no trem para casa.
6. Acompanhe o seu progresso e dar relatórios
Para programas de treinamento mais longos, é bom para os participantes serem capazes de acompanhar o seu progresso. Incluir um gráfico de progresso como um "percentual completo" pode ajudar a motivar os alunos a continuar. Quando você adiciona uma estimativa de tempo para cada segmento de treinamento em vídeo, ajuda os alunos a planejar com eficiência o tempo necessário para concluir o programa.
Adicionar um pequeno teste no final de uma aula é uma forma popular de marcar a conclusão desse conceito. Ele também sinaliza os alunos quando eles precisam voltar e rever conceitos para obter uma melhor compreensão.
7. Próximas etapas
No final de um programa de aprendizagem de vídeo interativo, incentive seus alunos a continuarem em seu treinamento fazendo outro curso ou aplicando o que aprenderam de maneira apropriada.
Ao aproveitar o poder da aprendizagem de vídeo interativo você pode garantir uma melhor taxa de retenção para os conceitos que você quer ensinar. Seu treinamento será fácil de “consumir”, agradável e efetivo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments