Você precisará investir nos 4 blocos básicos e fundamentais para o sucesso do LMS para obter o maior ROI do seu treinamento online.
Os fundamentos do LMS que você precisa conhecer
Na Lambda Solutions, somos apaixonados por fornecer as melhores soluções de aprendizado para sua equipe. E nossos clientes são organizações que se preocupam em equipar seus alunos com as experiências de aprendizado online mais eficazes possíveis. Mas só porque você está usando um LMS, isso não significa que você está aproveitando ao máximo.
Existem 4 áreas fundamentais que são críticas para melhorar o ROI do seu programa de aprendizado online. Esses são os blocos básicos e fundamentais para o sucesso do LMS . Se você não investir tempo nesses fundamentos, não aproveitará ao máximo seu treinamento online.
Os quatro fundamentos do LMS que você precisa conhecer para o sucesso do LMS são:
Minando sua mina de ouro de dados LMS
Engajando efetivamente os usuários de hoje
Como avançar no treinamento de competências
Simplifique seus processos administrativos
Vamos dar uma olhada em cada um desses fundamentos e explorar uma estrutura abrangente que você pode usar para melhorar cada um deles.
Aplicando uma estrutura aos 4 fundamentos
Os dados são o fundamento número 1 por um motivo. Estamos vivendo em um mundo onde os dados estão mais prontamente disponíveis para todos. As organizações estão colocando uma ênfase cada vez maior em serem orientadas por dados. Eles não apenas podem estabelecer medidas claras de sucesso, mas também podem usar dados para analisar o nível de seu sucesso de maneira concreta. Essas organizações tomam decisões mais informadas e definem ações apropriadas para seu aprendizado online.
Se sua equipe de LMS ainda não é orientada por dados, é hora de começar. Mas como?
O DADA Framework (Dados > Análise > Decisão > Ação) fornece uma estrutura clara para se tornar orientado por dados e alimenta os quatro fundamentos do LMS. Quanto mais você pensar e aplicar os dados, mais sucesso terá no domínio dos fundamentos.
O conceito DADA vem do livro A Spy's Guide to Thinking, de John Braddock. Braddock diz que espiões treinados pela CIA usam o DADA para tomar decisões rápidas em campo. Se você está trabalhando com tecnologia, também precisa ser rápido — precisa acompanhar o ambiente competitivo ao seu redor. Aqueles que passarem pelo loop DADA da forma mais inteligente e rápida vencem o jogo.
Veja como aplicar esse pensamento de espionagem aos seus fundamentos de LMS.
Dados
Para cada fundamento, seu LMS pode fornecer uma enxurrada de dados. Mas você não precisa de tudo. Entenda seu ambiente LMS , considere para que você o está usando e por que seus usuários o estão usando. Identifique os poucos KPIs que você precisa coletar e ignore todo o resto.
Análise
A análise transforma dados brutos em informações significativas que você pode usar. Você usará essas informações para conduzir uma boa tomada de decisão.
A análise é simplesmente o processo de desmontar o todo cortando e cortando seus números. Procure padrões. Coloque seu limite de curiosidade para explorar padrões e discrepâncias. Por exemplo, observe coisas como:
Era
Gênero
Localização
Cargo
Data de início
Faça perguntas sobre os padrões que surgem. Você vê diferenças de gerações? Uma faixa etária inicia o aprendizado autodirigido mais rapidamente? Qual grupo conclui os cursos primeiro? O que pode explicar a diferença?
Desenvolva hipóteses e procure dados que possam apoiar ou contradizer essas ideias. Ao explorar sua curiosidade e procurar evidências, você começará a ver surgir uma história que dá sentido aos dados. Talvez os Baby Boomers estejam se perdendo na navegação ou os Millennials não sejam desafiados o suficiente.
Neste ponto, você pegou os dados e o contexto do seu ambiente e está fazendo perguntas mais profundas. Com base nisso, você vai querer tomar algumas decisões.
Decisão
Neste estágio, você está tomando decisões para impulsionar seu LMS, com base em sua análise de dados. No exemplo acima, você pode decidir adicionar uma pesquisa para todos os seus usuários. Concentre-se na navegação e no engajamento para testar a validade de sua teoria.
Ação
Em seguida, tome medidas com base em sua decisão. Nesse caso, a ação é implementar a pesquisa para o próximo trimestre. Use os resultados para orientar sua próxima decisão - talvez você crie um vídeo de navegação ou adicione mais aprendizado gamificado.
À medida que você domina cada um dos fundamentos do LMS, o DADA fornece informações reais para você tomar decisões inteligentes e agir. Ele impulsiona o valor departamental e aumenta a adesão da administração. Os executivos procuram fatos que comprovem o ROI, e é isso que o DADA oferece.
Agora que conhecemos a estrutura de dados para dominar os quatro fundamentos do LMS, vamos explorar cada um desses fundamentos.
Fundamental nº 1: mina de ouro de dados LMS
O que os dados têm a ver com o seu Learning Management System? Bastante, na verdade! O aproveitamento eficaz dos dados é essencial para implementar com sucesso seu LMS e melhorar o ROI. Mais e mais empresas estão cultivando uma força de trabalho com conhecimento de dados. Eles sabem que gerar valor a partir de Big Data é uma questão de conectar dados a insights e ações de maneira rápida e repetível.
Seu LMS é uma mina de ouro de dados . O sistema está coletando continuamente uma grande quantidade de informações sobre seus usuários e suas atividades. Você pode usar essas informações para melhorar a tomada de decisões adotando uma abordagem orientada por dados. Como resultado, você pode obter maior receita, maior envolvimento do aluno, uma melhor experiência do usuário e um processo organizacional aprimorado. Essas são apenas algumas possibilidades.
Então, como você usa sua mina de ouro de dados?
Cavando por ouro
Comece explorando os dados que estão em seu sistema. Alguns tipos básicos de informações incluem:
Nome do aluno
Endereço de email
Localização
Nome do curso
Notas
Em seguida, identifique os dados que você realmente precisa. O que você quer medir? Alguns dos KPIs mais comuns incluem matrícula, conclusão do curso e notas.
Pegue essas pepitas e transforme-as em uma mentalidade orientada por dados. A mentalidade de dados tem tudo a ver com fazer correlações – a parte de fatiar e cortar do DADA. Quais relacionamentos de dados você deseja criar? Sobre quais correlações você está curioso? Basicamente, você quer pegar duas ideias e juntá-las. Isso cria mais possibilidades de análise. Alguns exemplos podem ser:
Inscrição ao longo do tempo
Taxas de login por dia
Taxas de conclusão por local
Taxas de sucesso por idade
A criação de correlações fornece um contexto para uma visão mais profunda. Os resultados que você encontra tornam-se padrões que informam suas decisões de negócios e ajudam a definir os passos para o sucesso.
Aplicando o processo
Por exemplo, você pode perguntar: “Quais são os padrões de matrícula de alunos ao longo do tempo?” Você está combinando duas ideias para encontrar uma correlação e criar contexto – inscrição e tempo. Você pode ver alta matrícula no verão e baixa no inverno. Isso informará sua tomada de decisão e o levará a agir: você decide trabalhar com o Marketing para criar uma campanha para aumentar as matrículas de inverno. Agora você tem números concretos que você pode levar para sua equipe de gestão e transformar em um item de sucesso!
Fundamental #2: Envolver usuários superestimulados
Existem inúmeros truques que vêm e vão, todos projetados para interessar os alunos e prender a atenção das pessoas. Mas o método atemporal que realmente funciona é criar motivação intrínseca. A motivação intrínseca é construída em três fatores, que levam a um melhor desempenho e satisfação pessoal:
Autonomia – desejo de ser autodirigido
Maestria – melhorar (e ser capaz de avaliar objetivamente o progresso!)
Propósito - ter um desafio, além de maestria, nos lembra de nosso propósito
Aplicar motivação intrínseca ao seu LMS aumentará o envolvimento do usuário em um nível fundamental . Você quer que seus alunos sejam capazes de dizer: “Sei o que tenho que fazer, sei como fazer e sei como é o sucesso”. Isso cria aprendizes autodirigidos que mantêm o envolvimento e a atenção.
Mas como você faz isso? Crie o DADA como um hábito para seus usuários de LMS e permita que os alunos transformem dados em informações e, em seguida, tomem medidas.
Uma maneira simples de fazer isso é usando plugins do Moodle que fornecem dados valiosos.
Por exemplo, uma das grandes razões para um aluno desengajado é se perder. Eles não sabem o que vem a seguir, não sabem como chegar lá e não sabem o que se espera deles. Mas quando você ajuda os alunos a avaliar seu próprio progresso e sabe exatamente o que se espera deles, eles permanecerão envolvidos e continuarão seu progresso com confiança.
Isso é feito na conjunção de progresso e tempo, usando os plug-ins Progress Bar e Course Time Tracker juntos. Os alunos podem ver o que começaram, concluíram e o que falta fazer. Eles também podem ver quanto tempo gastaram no curso e compará-lo com o tempo esperado. “Oh, eu ainda tenho mais três horas. O que eu perdi?”
Os painéis também podem ser ferramentas eficazes para aumentar o envolvimento do aluno. O Moodle e o Totara permitem que você crie painéis de alunos, onde você pode incorporar relatórios de conclusão do curso. Esses relatórios deixam bem claro quais cursos estão em andamento, concluídos e ainda não iniciados. Ver os números de conclusão aumentarem ajuda a gerar engajamento porque é gratificante para os alunos ver seus números aumentarem.
Fundamental nº 3: avançando no treinamento de competências
O treinamento de competência e conformidade é uma parte vital do mundo LMS. À medida que novos regulamentos são introduzidos e os existentes são continuamente modificados, é extremamente importante manter seus funcionários e sua empresa em conformidade com as políticas e procedimentos mais recentes.
Competência ou Conformidade?
Toda empresa precisa de funcionários competentes e pelo menos algum grau de treinamento em conformidade.
O treinamento baseado em competências concentra-se no aprendizado de habilidades concretas necessárias para realizar seu trabalho, como os padrões de segurança do setor.
O treinamento de conformidade é focado em educar os funcionários sobre leis, regulamentos e políticas da empresa que se aplicam às suas responsabilidades diárias de trabalho. Ele ajuda os funcionários — e sua organização — a evitar violações que podem levar a responsabilidade legal e multas caras. O treinamento de conformidade geralmente exige prova de que seus funcionários concluíram o treinamento.
É importante poder acompanhar seu treinamento de competência e conformidade e relatar sobre ele. Você precisa ser capaz de extrair dados para diferentes partes interessadas, seja o conselho de administração, a alta administração ou partes interessadas externas.
Fundamental nº 4: Simplificação de processos administrativos
A tecnologia é uma ferramenta com a qual nos envolvemos para tornar nossas vidas melhores, mais rápidas e mais inteligentes. Se você estiver usando o aprendizado on-line, esse é o objetivo de um sistema de gerenciamento de aprendizado. Mas muitas vezes há recursos que você não conhecia, que podem ajudar a simplificar seus processos de LMS.
As pessoas são muitas vezes muito apegadas aos seus processos. Aprender novos recursos do LMS pode levar tempo e é tentador evitá-lo porque você está muito ocupado. Mas simplificar a administração do LMS é um componente essencial para uma implementação bem-sucedida do LMS. Ao aprender sobre os recursos de economia de tempo em seu LMS, você pode reduzir sua ocupação e sua carga de trabalho tediosa – para sempre.
Esteja você gerenciando usuários, criando cursos ou garantindo que seu LMS esteja funcionando de forma eficaz, provavelmente está enfrentando vários desafios administrativos que levam mais tempo do que o necessário. Os desafios comuns incluem entrada de dados, tarefas de manutenção tediosas e erro humano. Mas você pode economizar tempo nessas tarefas configurando integrações e solução de problemas.
Integrando seus processos
As integrações melhoram os processos realizando ações em massa, como criar usuários, suspender usuários ou criar novos cursos. Como resultado, eles permitem que você maximize seu ROI eliminando tarefas tediosas e servis. Você reduzirá sua entrada de dados, economizando tempo valioso. As integrações também ajudam a melhorar a segurança e a experiência do usuário.
As integrações funcionam conectando vários sistemas de informações de negócios, como HRIS, SIS ou CRM. Esses sistemas podem compartilhar informações com seu LMS, o que economiza tempo e evita erros de entrada de dados humanos.
Outra opção de integração é usar o logon único. Você já pode ter um portal de entrada para sua organização, onde as pessoas entram para obter acesso às informações. O logon único permite que você faça login no ponto de entrada e tenha um link direto e contínuo para seu LMS. Reduz os logins dos usuários, melhora a segurança e melhora a experiência geral do usuário.
Solução de problemas
A solução de problemas permite que você assuma o controle da tecnologia que está disponível para você. Reduz o tempo de suporte e ajuda a resolver problemas rapidamente. Mesmo que você precise ligar para a equipe de suporte, a solução de problemas com antecedência pode permitir que você encontre a solução em questão de minutos. Por outro lado, se você entrar em contato com o suporte sem solucionar o problema primeiro, pode haver uma boa semana de e-mails e ligações, apenas para entender qual é o problema.
A solução de problemas eficaz tem tudo a ver com fazer as perguntas certas. Reúna o máximo de informações que puder. Pergunte quem, o quê, por que, onde, quando e como? Além disso, tente replicar o problema. Quanto mais repetível for, mais fácil será de resolver. Descubra exatamente quais são as circunstâncias quando o problema surge. Isso ajuda a equipe de suporte a isolar o problema e encontrar uma solução rapidamente.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments