Microlearning envolve nuggets de aprendizagem curtos e facilmente digeríveis que duram entre 3 a 6 minutos. Essas pepitas podem ser parte de um grande repositório ou serem independentes e são focadas em resultados de aprendizagem específicos que abordam tópicos ou habilidades específicas.
Microlearning não é uma noção nova; ele existe há anos. É uma ferramenta de aprendizagem de adultos muito eficiente que já têm muita experiência e agora podem fazer o treinamento com base na necessidade de aprender.
As organizações estão usando cada vez mais o microlearning para treinamento formal e informal, e oferece muitas vantagens para a organização e os alunos. Aqui estão 4 estratégias avançadas de microlearning para usar em 2021.
O vídeo de microlearning é uma estratégia usada por líderes de T&D para construir contexto em torno de vários tópicos de treinamento. Vídeos de microaprendizagem breves e impactantes com perguntas instigantes no final ajudarão os alunos a absorver bem o conceito e a aplicá-lo em seu trabalho. Manter esses vídeos breves, focados e usar os recursos visuais certos, semelhantes ao conteúdo que os alunos estão acostumados a consumir em seus smartphones, torna o formato familiar e eficaz, deixando um impacto eterno na mente do aluno.
Uma maneira perfeita de ajudar seus funcionários a aprender habilidades pessoais, habilidades de liderança, novos processos e procedimentos seria incorporar ao aprendizado uma estratégia de microaprendizagem baseada em cenários. Essa estratégia inclui experiências e situações da vida real que ajudam os alunos a se relacionar com o conteúdo de aprendizagem e a entender melhor como ele se aplica a eles. As perguntas de microaprendizagem compreendem histórias hipotéticas que permitem aos alunos pensar em problemas e situações complexas, ajudando-os a desenvolver o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas.
Microlearning e gamificação são uma boa combinação se bem-feita. Envolve o uso da estratégia certa para criar uma melhor experiência de aprendizagem, aumentando o envolvimento do aluno e a retenção do conhecimento. A ideia aqui é combinar microlearning, que é uma pepita curta, com elementos de gamificação para aumentar o interesse dos alunos em aprender os conceitos, realizar a atividade e lembrar também o conceito. Muitas organizações adotaram essa combinação, pois adiciona um pouco de diversão ao treinamento e aumenta as taxas de envolvimento e conclusão. O foco é não entediar os alunos com muitos conceitos e teorias, mas fazer com que realizem uma atividade e ganhem pontos. Adicionar um ranking tornará o jogo mais competitivo.
4. Gráficos e animações
Anime e ajude a criar relevância e contexto para o seu conteúdo de aprendizagem, integrando gráficos e animações ricas em mídia em sua estratégia de microaprendizagem. O conteúdo de aprendizagem às vezes pode parecer enfadonho e irrelevante. Para adicionar um pouco de entusiasmo ao seu conteúdo, anime-o e aumente seu impacto, divida o conteúdo em módulos curtos e compreensíveis e use imagens, gráficos e animações curtas que irão aumentar ainda mais os níveis de envolvimento.
Então, o Microlearning é uma abordagem de tamanho único?
A resposta é não."É verdade que microlearning é uma abordagem popular e torna o aprendizado simples, mas tem algumas limitações. Microlearning não pode e não deve ser usado em todas as situações. No caso do microlearning, o conteúdo é segregado em pequenas pepitas focadas em resultados de aprendizagem específicos que abordam tópicos ou habilidades específicas, e é realmente útil para o treinamento de funcionários e também como uma atualização após o treinamento formal. No entanto, não pode ser usado para lidar com tópicos complexos que são melhor gerenciados por treinamento formal em sala de aula ou e-learning. Aqui estão alguns casos em que você não deveria usar o microlearning:
- Para obter o domínio completo sobre um tópico
- Em substituição ao treinamento formal
- Para lidar com tópicos complexos
Os nuggets de microlearning podem fazer parte de um repositório maior de ativos de aprendizagem em um tópico ou unidade autônoma. Eles podem ser acessados por qualquer pessoa a qualquer momento e têm como foco resultados de aprendizagem específicos. O microlearning deve ser usado como uma referência rápida ou uma atualização para um treinamento formal onde o aluno pode acessar o tópico de interesse e atingir seus objetivos de aprendizagem em minutos.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments