Todo designer instrucional esta em constante busca de estratégias para tornar o conteúdo mais atraente e envolvente.
Existem várias estratégias comprovadas:
- Usando vídeo - quem não aprendeu a fazer algo assistindo a um vídeo do YouTube?
- Conectando o aprendizado à storytellings - os alunos devem estar cientes do custo de oportunidade deles, sem saber o que estamos tentando ensiná-los.
- Respeitando o fluxo de aprendizagem - os alunos podem percorrer o aprendizado em seu próprio ritmo, acelerando o conteúdo com o qual estão familiarizados e voltando para revisar quando necessário.
- Habilitando para dispositivos móveis - o conteúdo deve estar disponível no ponto de necessidade e os usuários raramente ficam muito distantes de seus dispositivos.
Se você quiser que seu conteúdo seja atraente e envolvente:
1. Torne fácil de encontrar
Uma analogia com plataformas de filmes/vídeos é apropriada: o algoritmo que sugere filmes ou programas aprende com o comportamento e preferências de visualização do usuário, e sugere tópicos que podem corresponder às necessidades. Pense nisso como um currículo flexível. Mas o que acontece se o aluno quiser explorar algo diferente? É aí que entram as categorias.
Você pode estar pensando que descobrir onde um curso está localizado não tem nada a ver com o conteúdo em si, mas a facilidade de acesso é fundamental. Claro, se houver treinamento que seus funcionários devem fazer, você pode simplesmente enviar um link direto e pronto. O custo de oportunidade é que o aluno consome o conteúdo sem qualquer contexto em termos de ativos de aprendizado relacionados.
Imagine uma biblioteca organizada intuitivamente, fácil de usar e que contenha todos os seus cursos disponíveis versus um LMS ou SharePoint desordenado, desatualizado, muitas vezes bloqueado ou restrito. De um modo geral, não ser capaz de encontrar algo que você está procurando gera frustração e um “azedamento” geral do humor, e o mesmo acontece com os alunos. Você pode influenciar a experiência deles simplesmente fornecendo um caminho fácil e intuitivo para o aprendizado que eles precisam.
2. Conquiste seu público
Previews de filmes. Visualizações projetadas expressamente para me atrair, apresenta as cenas mais chamativas e os snippets de melhor atuação, para formar uma impressão do que está por vir e conquistar a atenção para a experiência de visualização.
Como isso se traduz em aprendizado? As semelhanças são impressionantes. Imagine destilar a essência de um programa de aprendizado ou até mesmo um único curso ou workshop em uma breve visualização de 2-3 minutos. Isso incluiria mensagens como:
Por que este treinamento / tópico é importante.
O que está nele para você como um aprendiz.
Como seu desempenho vai melhorar depois de fazer o curso.
Quanto tempo levará e como pode ser melhor consumido.
Esses vídeos de aprendizado ou vídeos explicativos têm um valor positivo inerente, mas nenhum tão poderoso quanto a mudança de atitude. Com uma pequena pré-visualização como essa, você pode transformar um aluno relutante, cético, ocupado e talvez mesmo frustrado em um funcionário que entende o contexto do treinamento e sabe exatamente o que esperar. E o bônus é que, se projetado e executado corretamente, este pequeno clipe pode fornecer os pontos de aprendizado mais importantes de uma forma muito visual e convincente, de tal forma que se esse fosse o único recurso que seu aluno visse, ele ainda sairia com novos conhecimento ou habilidades.
3. Agora, entregue
Aí o aluno encontra o conteúdo perfeito para seu crivo, ele se motiva ao ver o preview... e 'Play'! mas a expectativa não corresponde à realidade. Acontece e muito provavelmente acontecerá com seus treinamentos on-line. Mas de vez em quando, você vai encontrar o filme ou série que apenas te mantem concentrado e interessado, com um excelente design instrucional, isso também pode ser alcançado na esfera da aprendizagem. Ficar ansioso por um novo módulo em um treinamento é possível? É, embora se deva seguir alguns princípios comprovados:
Me faça importar
- Faça o aluno a peça central do curso
A análise do público-alvo é muito útil aqui. Quanto mais você souber sobre seus alunos, melhor poderá se conectar a eles e adaptar o conteúdo diretamente às necessidades deles.
- Reconhecer ou criar complexidade
Não é humanamente possível lembrar de tudo de cada curso. Reconheça esse fato. Seu trabalho é ajudar seu aluno a identificar os principais conhecimentos. Crie e compartilhe ferramentas que eles podem usar após o treinamento. Ou melhor ainda, projete o treinamento com suporte de desempenho integrado para que eles possam usá-lo após o evento em si. Eles não precisam ser capazes de recitar tudo o que aprenderam, mas devem ser capazes de localizar as informações de que precisarão.
- Use histórias e exemplos da vida real A teoria, as definições, as etapas do processo, as exceções, etc., são todas importantes e valiosas, mas se você usar estudos de caso (o bom e o ruim - lembre-se da complexidade!), Exemplos ou amostras, você dará vida à teoria, tornando-a muito mais relacionável e, portanto, memorável.
- Criar Cliffhangers
Uma maneira fácil de executar isso é criar um capítulo / módulo bloqueado ou oculto em seu curso ou criar um guia de referência rápida / infográfico que o aluno poderá baixar e usar depois do evento.
Me faça pensar
- Coloque seu aluno no local Provoque seu aluno. Pergunte algo que ainda não tenha sido coberto pelo conteúdo. Isso pode ser alcançado por meio de um estudo de caso interativo e real, com associações baseadas em pontos críticos de decisão ou marcos da história. Deixe o aluno experimentar as consequências de seus erros ou as recompensas de seu conhecimento. Nada desencoraja mais o aprendiz do que óbvias questões de múltipla escolha no final de cada tópico. Não é sobre a forma, mas sim a execução. O que me leva a outro importante princípio de engajamento ...
- Habilite o pensamento crítico Aprender seis pontos para o teste final é fácil, mas pensar e aplicar a essência desses seis pontos pode ser muito mais desafiador. Como aprendizes adultos, não aprendemos apenas a teoria. Nossa experiência de vida constantemente cruza referências de novas aprendizagens com a nossa realidade atual. Alavancar isso é injetar o conhecimento (aqueles pontos) em um cenário dinâmico que traz o aspecto do mundo real e permite a visualização de escolhas e comportamentos futuros, permitindo assim uma melhor retenção e recuperação mais rápida das informações teóricas.
4. Tornar mais fácil e divertido
Este é relativamente simples. Na indústria do aprendizado temos métodos comprovados de garantir a maneira mais fácil de aprender novos conhecimentos ou habilidades. Alguns dos mais óbvios e eficazes são:
- Crie uma série de experiências A aprendizagem combinada tem provado ser uma das práticas mais eficazes para os alunos adultos contemporâneos. Como ela acomoda qualquer nova tecnologia ou nova abordagem, há pouco risco de que essa estratégia caia no esquecimento, como muitas tendências na esfera da aprendizagem humana fizeram no passado.
- Faça-o menor! Sim… pode haver treinamentos de 2 horas e 40 minutos, mas se você puder criar uma série de microlearnings ou mini-módulos mais curtos e mais impactantes é melhor. Isso permitirá que o aluno pause e retorne a ele em partes e intervalos de tempo mais coerentes.
- Faça com que pareça bom! Ou pelo menos coeso. A beleza está de fato nos olhos do observador, mas uma coisa é certa; sempre seremos atraídos por objetos brilhantes. É seguro dizer que uma aparência pensada e recursos de aprendizado visualmente pensados melhorarão a experiência e o resultado de aprendizado.
- Siga a neurociência (ou contrate um profissional)! Os cientistas estão aprendendo coisas novas sobre o cérebro todos os dias. Está se tornando cada vez mais complicado filtrar as pesquisas mais recentes e mais complexo para traduzir suas descobertas em estratégias tangíveis e aplicáveis apoiar seu aluno. A solução para esse problema pode ser contratar um profissional.
Pensar sobre o que nos atrai em nossa vida diária e tentar aplicar essas lições na busca incessante pelo curso perfeito de e-learning pode ser, por si só, uma experiência estimulante de aprendizado.
IDI Instituto de desenho Instrucional
Comments