Pense em um de seus projetos de eLearning; talvez seja o treinamento de conformidade ou o conhecimento do produto. Quais métricas você está usando para determinar se seu programa será bem-sucedido?
Se você não conhece a métrica que está tentando melhorar, nunca terá uma imagem clara se a aprimorou. Consequentemente, você nunca pode realmente saber se está tendo sucesso ou falhando. Mas não se descabele. Este não é apenas um problema seu - é um desafio para toda a indústria.
Há tantos anos treinando designers e gestores da área de T&D acreditamos que há três razões pelas quais as iniciativas de eLearning falham:
1. Usam conclusões do curso para medir o sucesso
2. Oferecem treinamento anual como estratégia de retenção
3. Não medem o impacto real do treinamento
O “continuum” de intenções de treinamento demonstra uma série de intenções para a entrega de um programa de treinamento, desde a transferência de responsabilidade até a obtenção dos resultados desejados.
A métrica mais fácil (e, portanto, mais popular) para se concentrar é a de que os alunos estão concluindo seus módulos de treinamento atribuídos. Além de se concentrar no rastreamento das conclusões do treinamento, você também pode pedir aos alunos que reconheçam que receberam e entenderam o treinamento.
Na realidade, usa-se o treinamento como uma maneira de transferir a responsabilidade para seus alunos. Agora você pode responsabilizá-los se eles se comportarem de maneira contrária ao treinamento que receberam. Porém há dois problemas óbvios com essa abordagem: falta de retenção de conhecimento e responsabilidade persistente.
A falta de retenção de conhecimento deve ser óbvia. Imagine que um aluno conclua um módulo de uma hora e "passe" alcançando uma pontuação de 80% em um questionário de 10 perguntas. No módulo de uma hora, você provavelmente expôs esse aluno a pelo menos 60 informações. Mas você só as questionou sobre 10 - e dos 10, eles só precisavam responder oito corretamente. Isso ignora o segredo aberto de que os alunos simplesmente percorrem muitos cursos e adivinham o caminho dos questionários, e que muitos questionários permitem várias repetições. Você acaba com um registro de conclusão, mas o aluno só pode ter conhecimento em oito dos 60 pontos, ou 13% do material. Se eles entenderem apenas 13% do material, haverá uma potencial lacuna de conhecimento de 87%. Seu registro de conclusão fornece uma falsa sensação de segurança.
Você também não transferiu a responsabilidade, de forma significativa, para os alunos. Costumava ser suficiente para mostrar que os alunos concluíram o treinamento para evitar problemas de responsabilidade, mas isso pode estar mudando.
Os reguladores estão começando a olhar para além das taxas de conformidade. Já se pede que determinem se um programa de conformidade de uma corporação é apenas um 'programa de papel' ou se foi projetado, implementado, revisado e revisado conforme apropriado, de maneira eficaz.
Oferecer treinamento anual como estratégia de retenção
As organizações geralmente oferecem campanhas de treinamento anuais, especialmente para
treinamento obrigatório ou de conformidade. Embora a entrega de treinamento anual certamente tenha alguns benefícios de retenção em uma campanha única, existem sérias falhas no uso dessa abordagem para melhorar a retenção do material pelo aluno.
• Os alunos têm mais de 11 meses do ano para esquecer o material.
• Os alunos acham que "já fizeram o curso antes" e pularam rapidamente o material.
• As mesmas lacunas de conhecimento podem persistir ano após ano.
Não medir o impacto real do treinamento
Sem métricas claras e relevantes a serem atingidas, o treinamento geralmente passa a ser um exercício de transferência de responsabilidade para o aluno, em vez de se concentrar em alcançar resultados específicos.
Mas, de acordo com pesquisas recentes sobre avaliação da aprendizagem mais de 80% das organizações medem a frequência do aluno e / ou a conclusão do treinamento e 72% medem a satisfação do aluno. Somente minorias muito pequenas das organizações medem a capacidade dos alunos de aplicar o que aprenderam durante o treinamento ou no trabalho. Os especialistas em melhoria de processos concorda que é fundamental medir as principais medidas e focar em melhorá-las. para realmente alcançar os resultados desejados.
Dependendo da sua situação, as principais métricas que você deseja melhorar podem incluir:
- Métricas do centro de contato
Resolução do primeiro contato
Tempo médio de manipulação
Taxas de satisfação
-Métricas de saúde e segurança
Taxas de incidentes
Taxas de quase perda
Resultados da auditoria
-Varejo
Valor médio de compra
Média de itens por compra
Taxa de conversão (porcentagem de clientes que entram e compram)
Vendas médias por representante
É fácil corrigir esses problemas. Uma campanha de eLearning focada na melhoria - onde você está focado em alcançar os resultados desejados - é a melhor maneira de melhorar as métricas identificadas.
Desta forma foque nas cinco etapas a serem seguidas imediatamente:
1. Para cada projeto de eLearning, determine até três métricas que você deseja aprimorar.
2. Ofereça treinamento inicial para fornecer aos alunos uma orientação para o conteúdo. Saiba que, após o treinamento inicial, eles ainda terão lacunas de conhecimento.
3. Após o treinamento inicial, forneça uma campanha de retenção de longo prazo baseada no microlearning para fechar as lacunas de conhecimento.
4. Avalie os impactos nas métricas alvo.
5. Correlacione métricas e análises de conhecimento do aluno para criar um ciclo de feedback positivo que evolua o conteúdo do treinamento ao longo do tempo e obtenha resultados ainda melhores.
Conclusão
Uma campanha de microlearning focada na retenção é melhor realizada por meio de breves sessões diárias de treinamento. Sessões superiores a dois minutos geralmente são adiadas pelos alunos, na tentativa de "agendar" o horário. Portanto, suas sessões diárias devem ter dois minutos ou menos de duração. Uma campanha focada na retenção deve usar algoritmos adaptativos que aproveitem a repetição espaçada e o aprendizado intercalado para maximizar a retenção.
Ao identificar as principais métricas que você deseja aprimorar, alavancar o microlearning para complementar seu treinamento inicial e criar um ciclo de feedback positivo para melhorar seu conteúdo com base nos impactos reais de suas métricas, seu programa de treinamento terá mais sucesso.
IDI - Instituto de Desenho Instrucional
#desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #design
Comments