top of page

3 Maneiras de Criar a Melhor Experiência de Aprendizado


Alimentada pelo aumento do engajamento e da experiência dos funcionários como prioridades estratégicas chave para muitas organizações nos últimos anos, a experiência de aprendizado se tornou um tópico importante em T&D - e por boas razões. Afinal, oferecer uma experiência de aprendizado moderna e rica é um fator conhecido do envolvimento, retenção e desempenho dos funcionários.


Embora faça sentido o motivo pelo qual muitos gerentes de treinamento hoje consideram "a experiência ideal do aluno" como o objetivo final, o foco exclusivo na própria experiência é uma receita para decepção e expectativas perdidas. Embora todos desejemos que o aprendizado seja divertido e atraente, se o aprendizado não está servindo a um propósito maior para a organização, qual é o objetivo?


Uma ótima experiência de aprendizado não é o objetivo final


Ao tratar a experiência de aprendizagem como o veículo para melhorar o engajamento, a retenção, a produtividade e o desempenho - e não o objetivo final em si -, as organizações podem perceber todo o potencial e o impacto comercial de suas iniciativas de treinamento e desenvolvimento. Aqui estão três dicas para ajudar sua organização a projetar uma experiência de aprendizado envolvente que também gera resultados reais e tangíveis nos negócios:


1. Vá além das métricas tradicionais de aprendizado

Quando nos empenhamos em oferecer a melhor experiência de aprendizado, é fácil perder de vista o fato de que o aprendizado não é (ou não deveria ser) feito pelo bem do aprendizado. Para criar uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz, é fundamental alinhar o aprendizado aos objetivos e metas da empresa.


As métricas tradicionais de aprendizado, como pontuações em testes, taxas de conclusão e satisfação no curso, não indicam se o aprendizado está realmente melhorando o desempenho individual ou organizacional.

Uma ótima experiência de aprendizado não garante necessariamente grandes resultados comerciais, por isso é importante ser intencional sobre o design e a execução de suas iniciativas de treinamento e desenvolvimento. Comece descrevendo seus resultados de negócios e KPIs direcionados - como crescimento da receita, retenção, envolvimento dos funcionários e lucratividade - e trabalhe nos bastidores para desenvolver a estratégia que o ajudará a alcançar os resultados desejados.


Para criar uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz, é fundamental alinhar o aprendizado aos objetivos do negócio.


No mundo sempre ativo de hoje, os alunos esperam acesso instantâneo às informações. Eles querem conteúdo personalizado e relevante no momento da necessidade. A Netflix oferece uma página inicial cheia de recomendações personalizadas toda vez que entramos para assistir a um filme, e os funcionários desejam uma experiência de aprendizadosemelhante ao Netflix, semelhante ao nível do consumidor.


Uma plataforma de aprendizado é inútil se as pessoas não tiverem acesso fácil e rápido ao conteúdo de que precisam, quando precisam - e é aí que muitas plataformas tradicionais do sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) ficam aquém. Um LMS pode ter milhares de cursos, mas quem quer perder tempo tentando encontrar o curso ou parte do conteúdo específico que ele está procurando?


É fácil cair na armadilha de pensar que um LMS elegante e bem projetado, com todos os recursos, dará aos alunos a experiência moderna que desejam e precisam. Mas a experiência do usuário não é a mesma que a experiência de aprendizado, e ter um LMS fácil de usar não significa necessariamente que você está fornecendo uma ótima experiência de aprendizado.


Um LMS com muito conteúdo, conteúdo irrelevante ou impessoal ou conteúdo que é um pesadelo para navegar não oferece uma experiência atraente que motivará seus funcionários a fazer qualquer coisa além do treinamento obrigatório. As recomendações de aprendizado personalizadas orientadas por aprendizado de vídeo, microlearning e inteligência artificial (IA) são apenas alguns dos recursos e capacidades que podem ajudá-lo a criar uma experiência de aprendizado mais envolvente. Ao escolher uma plataforma de aprendizado que ofereça a funcionalidade necessária para oferecer uma experiência de aprendizado moderna e personalizada, você pode aumentar o envolvimento do aluno, aumentar a performance e maximizar o retorno do seu investimento em tecnologia.


Escolher uma plataforma de aprendizado sem uma estratégia de experiência de aprendizado bem definida é semelhante a colocar a carroça na “frente do boi”. É vital pensar criticamente sobre como projetar uma estratégia de experiência de aprendizado que atenda às necessidades do seu pessoal e da sua empresa - antes mesmo de você considerar a tecnologia. Afinal, quando se trata de criar a melhor experiência para o aluno, a estratégia é a motivação e a tecnologia é a capacitadora - e não o contrário.


Experiência do usuário não é a mesma coisa que experiência de aprendizado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page