top of page
Foto do escritorInstituto DI

Crie Animações Eficazes para Aprendizagem



Você gosta de assistir uma boa animação, certo? Imagens em movimento são difíceis de resistir. Mas como as pessoas aprendem com esse formato? Possivelmente menos do que você imagina. Quando comparados com gráficos estáticos, as animações recebem críticas mistas como um meio de aprendizagem eficaz. Mas não desanime. Existem maneiras de tornar as animações mais eficazes. Então, há um final feliz.

Tipos de Animação para Aprendizagem

Qualquer um dos tipos de animação listados abaixo pode ser potencialmente usado para fins de instrução.

- Animação 2D: Criando a ilusão de movimento pela exibição rápida de uma sequência de imagens estáticas ou quadros que diferem minimamente um do outro.

- Animação 3D: Criando a ilusão de mover objetos renderizados a partir de wireframes 3D. Com base em algoritmos matemáticos, os objetos podem ser girados e movidos ao longo do tempo.

- Motion Graphics: Movendo elementos gráficos e texto pela tela. É isso que criamos com certas ferramentas de criação e apresentação.

- Transformações: Refere-se a animações que descrevem mudanças sem movimento, como transformações de cores (uma pessoa corando) ou linhas mudando de finas a grossas (artérias entupidas, talvez?).

- Animação Stop-motion: Refere-se às fotografias de um objeto mostrado em uma seqüência rápida para criar a ilusão de movimento.

Razões para usar a animação

Existem basicamente duas razões principais para usar animações instrucionais - afetivas e cognitivas.

Propósito Afetivo

As animações atraem e capturam a atenção porque o movimento é um dos principais atributos de um gráfico que faz com que os espectadores tomem conhecimento. Animações também podem aumentar a motivação por causa de sua novidade. Quando são engraçadas, criam um efeito positivo.

Uma abordagem mais recente que pode ser interessante é o estilo do gráfico de informações animadas. Essa abordagem pode ser usada para explicações introdutórias que podem ser consideradas chatas de outra forma.

Objetivo Cognitivo

Animações que têm um propósito cognitivo podem facilitar o aprendizado porque elas fornecem mais e diferentes informações do que gráficos estáticos. Eles têm o potencial de ajudar um aluno a construir um modelo mental mais preciso do comportamento de um sistema em comparação com os gráficos apenas. Existem muitas funções que a animação pode preencher, como:

- Explicando um processo dinâmico

- Visualizando coisas que não podem ser vistas a olho nu

- Simulando um sistema

- Tornando conceitos abstratos mais concretos (como com metáforas visuais)

- Visualizando dados quantitativos

- Melhorando as habilidades espaciais

- Representando hosts e agentes que explicam

- Contando uma história

- Criando um jogo de aprendizagem ou elementos em um jogo

- Construindo conhecimento em matemática

O bom, o mau e o contraditório

Existem alguns estudos que compararam o aprendizado baseado em animação ao aprendizado de gráficos estáticos. Nestes estudos, a eficácia da animação produziu resultados mistos e alguns resultados foram até contraditórios. No lado negativo, houve vários estudos que mostraram que o aprendizado baseado em animação não teve benefícios notáveis ​​em comparação com os gráficos estáticos.

Do lado positivo, os resultados de uma meta-análise mostraram que havia benefícios notáveis ​​em animações dinâmicas. Nesta meta-análise, os tipos de animações que tiveram o efeito mais substancial na aprendizagem foram:

- Animações de representação, em vez de animações criadas para fins afetivos

- Animações focadas no ensino do conhecimento procedimental

- Animações altamente realistas e baseadas em vídeo

Problemas com animações e como corrigi-los

Embora as animações não sejam ideais para todas as situações de aprendizagem, elas têm um grande potencial. Quando as animações não são benéficas para o aprendizado, isso se deve ao design inadequado, à apresentação para o público errado ou a um tópico que não é adequado para ser animado (os gráficos estáticos seriam melhores). Abaixo você encontrará uma lista de problemas e soluções .

PACING.

Pesquisadores dizem que um problema chave com o formato de animação é a sobrecarga de informação. A maioria das animações instrucionais não é estimulada pela capacidade limitada de memória de trabalho. Durante uma animação, os alunos devem selecionar rapidamente as informações relevantes e manter essas informações na memória para integrá-las ao que vem a seguir. Isso cria uma alta carga cognitiva que pode dificultar os recursos disponíveis para o aprendizado.

Como resolver: Forneça controles para que o aluno possa diminuir a velocidade da animação para um ritmo confortável. Permitir que os usuários retrocedam a animação.

ATENÇÃO DE SPLIT.

Quando uma seqüência animada exige a leitura de texto e a observação da animação, ela divide a atenção do espectador. Como o espectador não pode assistir tanto a leitura quanto a assistir ao mesmo tempo, nenhum dos canais é atendido corretamente.

Como resolver: Use a narração em sincronia com a animação em vez de texto escrito. Coloque os rótulos próximos aos objetos ou processos que eles representam para que a atenção não seja dividida.

DIFICULDADES PARA NOVICES.

Como muitas animações exigem a capacidade de processamento cognitivo alto, os alunos que não estão familiarizados com um assunto podem ter mais dificuldade em compreender o material.

Como resolver: Pessoas com conhecimento especializado geralmente sabem onde concentrar sua atenção em informações relevantes para a tarefa. Novatos não são tão rápidos para determinar onde se concentrar. Animações complexas, portanto, tendem a ser mais benéficas para aqueles com maior conhecimento e experiência. Os novatos podem se beneficiar mais de gráficos estáticos do que de animações.

MENOS DISPOSITIVOS GRÁFICOS.

Certas técnicas "visuo-espaciais" de gráficos estáticos, como seções transversais e exagero de características importantes, aumentam o aprendizado e reduzem a sobrecarga de informações. Não há abordagens temporais correspondentes a essas técnicas.

Como resolver: Se esses tipos de dispositivos gráficos forem a melhor opção, substitua a animação por uma série de gráficos estáticos que descrevam as principais fases da animação.

ILUSÃO DE APRENDIZAGEM.

Alguns pesquisadores relatam que os alunos podem gostar de assistir animações em gráficos estáticos. Esse afeto positivo cria a ilusão de que o aluno adquiriu mais conhecimento ou habilidade do que os resultados da avaliação mostram.

Como resolver: Use métodos apropriados para determinar se a aprendizagem está ocorrendo. Não confie apenas no auto-relato.

Conclusão

Novas tecnologias facilitam a criação de animações a um custo razoável, tornando o formato uma opção viável para instrução. Com os pesquisadores educacionais juntando os dados sobre sua eficácia para a aprendizagem, um conjunto de princípios de design baseados em evidências está surgindo. É importante considerar a pesquisa antes de escolher usar o formato de animação. Então, as animações poderão atender seu potencial de aprendizado.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page