Ícones se comunicam através de um uso eficiente de forma, linha e cor. São versões reduzidas ou abstratas de um objeto, como a imagem simples de um ônibus que você vê em um sinal de parada de ônibus. Os ícones também podem comunicar conceitos, como uma lâmpada que representa “nova ideia”. Os ícones conceituais são, com frequência, símbolos que aprendemos quando nos tornamos alfabetizados visualmente.
Contexto e nuance. Contexto afeta fortemente o significado de um ícone. Por exemplo, quando colocadas com nuvens, linhas curvas concêntricas representam um arco-íris. Quando associada a um transmissor, as linhas curvas concêntricas são um símbolo da comunicação sem fio. A Nuance também contribui para o significado. Um círculo abaixo de duas linhas concêntricas passou a ser o símbolo de um feed RSS. Veja os significados variados de linhas concêntricas nos exemplos abaixo.
Benefícios do Uso de Ícones no Aprendizado
- Rápido para reconhecer e processar.
Os ícones incorporam uma qualidade que os teóricos cognitivos chamam de eficiência computacional , o que significa que eles minimizam o processamento necessário para uma interpretação precisa. Assim, formas icônicas são rapidamente reconhecidas e processadas, e seus significados são memoráveis.
- Constrói contexto.
A eficiência do formulário de ícones dá aos alunos uma vantagem inicial. Antes mesmo de ler o texto, eles têm uma noção do que será. Coloca a informação no contexto, o que pode poupar tempo e melhorar a compreensão.
- Melhora a memória .
As imagens podem melhorar a memória de um fato ou conceito quando usadas como um dispositivo mnemônico. O princípio do Efeito de Superioridade da Imagem afirma que as pessoas têm uma memória melhor para imagens do que para palavras, particularmente quando se referem a objetos concretos. Quando imagens e palavras são usadas juntas, é provável que os alunos lembrem-se da imagem e a associem ao ponto-chave.
- Melhora a estética.
Quando projetado com intenção, adicionar gráficos relevantes aos materiais instrucionais pode melhorar a experiência estética do aluno. Materiais esteticamente agradáveis são preferidos pelos usuários e podem aumentar sua motivação. Materiais bem projetados também melhoram a credibilidade do conteúdo.
Estilos de ícone
Tal como acontece com toda a comunicação visual, ajuda a prestar atenção à linguagem visual de cada estilo. Todos os estilos são apropriados para uso no eLearning, embora cada um transmita uma personalidade única. Alguns estilos de ícones populares incluem plano, plano com uma longa sombra, linha, preenchida, detalhada, desenhados à mão, detalhada e dobrada.
- Os ícones planos são uma tendência moderna que surgiu da necessidade de downloads rápidos em dispositivos móveis. O estilo plano também é a antítese do estilo de design skeuomorphic mais antigo, que imita objetos físicos. Os ícones planos são flexíveis e apropriados para uma variedade de usos, desde assistência com navegação e funcionalidade até aprimoramento de explicações em gráficos de informações.
- Ícones planos com uma longa sombra fornecem mais detalhes para a aparência plana. Eles fazem parte da tendência do Flat 2.0, adicionando um pouco de personalidade e interesse a essa abordagem de design minimalista.
- Os ícones de linha são extremamente minimalistas e, portanto, rápidos de baixar. Objetos e símbolos desenhados como ícones de linhas são fáceis de identificar, pois a mente do espectador preenche as informações que faltam. Estes ícones leves são ideais para navegação e botões e em qualquer lugar que você precise encaixar um ícone em um espaço pequeno. Além disso, são imagens sutis que não prejudicam a mensagem principal, se esse for seu objetivo.
- Os ícones preenchidos são essencialmente silhuetas de objetos conhecidos e reconhecíveis. Semelhante aos ícones de linha, a mente do espectador preenche os detalhes que faltam. Ao contrário dos ícones, os ícones preenchidos são mais evidentes.
- Ícones desenhados à mão podem ser criados no computador, mas aparecem propositadamente como se fossem ilustrados à mão. A falta de linhas retas e ângulos de 90º proporciona um visual casual que transmite uma mensagem nova ou lúdica.
- Ícones detalhados são os mais realistas deste formato visual. São pequenas ilustrações que fornecem mais detalhes do que os estilos de ícones com mais cores, gradientes, sombras, linhas ou sombras. Eles podem ser desenhados à mão ou criados com software de ilustração.
- Os ícones de canto dobrados têm uma pequena dobra em um canto superior ou inferior que adiciona uma terceira dimensão ao visual. Eles parecem ser um adesivo ligeiramente descascado. Talvez a dobra acrescente um toque de personalidade ou novidade ao ícone.
Algumas maneiras de usar ícones no eLearning
1. Ícones na Interface do Usuário
Um lugar típico para usar ícones é melhorar o significado de seus menus, navegação e botões. Isso é comum em aplicativos porque uma imagem e um texto facilitam a navegação e / ou a escolha de usuários. Ícones de linha bem feitos são apropriados aqui, porque eles podem ser reduzidos em tamanho e ainda serem reconhecidos. ícones em uma interface de barra de menus.
2. Ícones como balas
Ícones são um substituto maravilhoso para balas de baunilha simples. Basta colocar uma imagem relevante em uma forma como um substituto para o marcador típico que você encontra nas ferramentas de criação e no PowerPoint. Essa abordagem permite que os alunos saibam sobre qual será o fato ou conceito essencial antes de lê-lo. Também pode ajudar a lembrar as informações.
3. Ícones para melhorar as explicações
Neste exemplo de eLearning, usei ícones para aprimorar três fatos relacionados à segurança do paciente. Essa abordagem melhora a estética da apresentação e agrupa a mensagem em três entidades distintas. O objetivo dessa abordagem é aumentar o impacto da informação.
4. Ícones nos Jogos
Os ícones são ideais para ambientes de jogos. Ilustrações simplificadas se encaixam bem em pequenos espaços e podem servir como elementos de jogo. No quadro de jogo de exemplo mostrado abaixo, os ícones de pessoas representam os pacientes e o ícone de relógio representa um intervalo de tempo limite. Com os muitos estilos de ícones existentes, deve ser fácil encontrar um estilo que reflita a personalidade do jogo.
5. Ícones em Gráficos de Informação
Onde os gráficos de informação ficariam sem ícones? Eles adicionam relevância e apelam para diagramas, gráficos e tabelas. Basta uma rápida olhada para o espectador ter uma noção do que é a informação, em vez de usar caixas e palavras sozinho. No diagrama de exemplo abaixo, os ícones auxiliam na visualização do processo de curadoria de conteúdo.
6. Ícones para Categorizar Informações
Agrupar informações em categorias é uma maneira padrão de ajudar as pessoas a aprender. As categorias fornecem uma estrutura para armazenar informações. Os ícones podem aprimorar a estrutura porque a imagem está associada a uma categoria.
IDI Instituto de Desenho Instrucional