A próxima geração de eLearning será baseada em uma visão eclética do aprendizado e não focada em pontos de vista únicos como o socioconstrutivismo ou o behaviorismo. Os princípios orientadores para um ambiente eLearning eclético do futuro serão, portanto, retirados de uma polinização cruzada de várias visões educacionais - incluindo o construtivismo cognitivo, o behaviorismo e o socioconstrutivismo.
5 Características dos alunos da próxima geração
Antes de fazer um aprofundamento sobre o que será exigido dos designers instrucional e desenvolvedores para criar experiências de aprendizagem para a próxima geração de cursos de eLearning, vamos dar uma olhada em algumas das características importantes de alunos da próxima geração:
1. Eles são dinâmicos
Isso significa que seus cursos devem ser flexíveis e adaptáveis às necessidades e horários dos alunos.
2. Eles são pressionados por tempo
O que significa que você precisa produzir cursos que são concisos e sucintos.
3. Eles não gostam de estereótipos
Eles esperam que seu eLearning vá além de telas e mais telas que a maioria dos cursos de hoje seguem. Em vez disso, você precisará produzir cursos que podem ser personalizados para cada aluno.
4. Eles estão em movimento
Isso significa cursos móveis, sob demanda, a qualquer hora e em qualquer lugar, que suportam múltiplas plataformas (desktops, smartphones, tablets, TVs) e transições perfeitas - por exemplo: Iniciar em um smartphone, continuar em um tablet e terminar em uma TV de tela grande em casa.
5. Eles estão à procura de aprendizagem holística
Isso significa que você precisa integrar muito mais conteúdo multi-plataforma (vídeo, jogos, TV, simulação, áudio) em seus cursos.
Mas, como atender esse novo público-alvo? Aqui estão algumas tendências e pensamentos para nortear-se ao criar cursos de eLearning de próxima geração:
1. Microlearning
A próxima geração de alunos será pressionada por tempo. Portanto, o conteúdo deve ser apresentado de maneira precisa, no padrão pílulas do conhecimento.
2. Aprendizagem Social
Os cursos didáticos de eLearning precisarão alavancar uma variedade muito mais ampla de conteúdo, vídeos, feeds de notícias e eventos de transmissão ao vivo. Seu conteúdo de eLearning precisará ser ativado para consumo através de uma variedade de plataformas sociais.
3. Conteúdo mensurável
O conteúdo básico do eLearning da próxima geração terá que ser mais mensurável do que o que as ferramentas do Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem oferecem hoje. Os desenvolvedores de cursos precisarão seu conteúdo para interagir com recursos como análises preditivas e outras ferramentas avançadas de rastreamento e gerenciamento de aprendizagem.
4. Integração mais ativa
As plataformas de eLearning de hoje oferecem uma integração limitada com ferramentas de comunicação. As expectativas para o e-learning da próxima geração provavelmente incluirão conteúdo baseado em vídeo, áudio e conteúdo multimídia integrado.
5. Conteúdo alternativo
Com as forças de trabalho dispersas em áreas geográficas, as organizações terão que considerar seriamente os Cursos Online Maciços Abertos (MOOCs) e SPOCs (Small Private Online Courses) como opções alternativas de eLearning.
6. Aberto
O conteúdo precisará ser projetado para compartilhar entre fóruns públicos e abertos, ao invés de apenas intranet ou infra-estrutura corporativa baseada em nuvem privada.
7. Virtual
Ao projetar cursos de eLearning, os construtores de material didático precisarão alavancar mais técnicas 3D, Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (RA).
8. Aprendizagem ponto-a-ponto
Enquanto o eLearning de hoje oferece uma variedade de oportunidades de comunicação entre alunos e professores, o eLearning da próxima geração exigirá um maior envolvimento do aluno em seus esforços de eLearning. Idealmente, o conteúdo e os cursos terão de ser desenvolvidos para facilitar uma maior aprendizagem e colaboração entre pares, capacitando os alunos para aprender uns com os outros.
9. Personalização
Os novos alunos esperam uma maior personalização de seus cursos do que a disponível hoje. Desde widgets e ferramentas, até temas e navegação - os cursos de eLearning da próxima geração precisarão oferecer tudo!
10. Vários Idiomas
A próxima geração de aprendizes conhecerão mais idiomas do que seus antecessores. E isso significa que eles vão esperar muito mais conteúdo em várias línguas que eles entendem e falam. Portanto, você precisará criar suporte para vários idiomas em seus cursos.
11. Aprendizagem Suplementar
Os alunos da próxima geração estarão sempre curiosos sobre o que eles estão aprendendo. Isso significa que, enquanto você fornece um aprendizado conciso e abreviado, também deve fornecer oportunidades suplementares para seus alunos (por exemplo, oferecendo recursos adicionais em seu conteúdo).
Além disso, a próxima onda de eLearning será baseada no rápido desenvolvimento e implantação. Isso porque a tecnologia e as demandas sociais tornarão o conteúdo de aprendizagem de amanhã obsoleto mais rapidamente do que as ferramentas de desenvolvimento de hoje podem desenvolvê-las e implementá-las!
Os desenvolvedores de cursos terão que começar a abraçar as ferramentas de desenvolvimento compatíveis com o SCORM / Tin Can agora, para que possam se posicionar para o rápido ciclo de desenvolvimento / implantação de amanhã.
IDI Instituto de Desenho Instrucional