As pessoas quem atuam com Treinamento e Desenvolvimento estão submetidos à um conjunto único de desafios, e nos últimos é indispensável ter uma compreensão básica da linguagem de eLearning para ter uma boa sintonia no desenvolvimento de projetos. Seu dicionário pessoal de eLearning deve incluir palavras e frases que pertençam ao seu nicho. No entanto, aqui estão 10 termos de eLearning que tendem a surgir regularmente, independentemente da sua especialidade.
1. LMS
Um acrônimo para Learning Management System. Esta é uma plataforma que permite desenvolver, implementar e gerenciar seu conteúdo do curso de eLearning. Um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem oferece a capacidade de hospedar eventos virtuais, avaliar seus alunos on-line e integrar elementos multimídia em suas experiências de aprendizagem eletrônica também. O LMS não deve ser confundido com Learning Content Management System (LCMS), que normalmente é usado para a criação de conteúdo eLearning. No entanto, um LCMS também pode ser usado para armazenar dados e fornecer conteúdo de eLearning.
2. Ferramenta de Autoria
Software que lhe dá o poder de criar conteúdo eLearning usando modelos e bibliotecas de ativos. Algumas ferramentas de criação de eLearning também permitem que você reutilize seus materiais de eLearning, como apresentações do PowerPoint, e use-os no seu design atual do curso de eLearning.
3. HTML5
O acrônimo de Hypertext Markup Language versão 5, que é o idioma de marcação padrão usado na indústria de eLearning. O Flash já foi o método de marcação mais popular, mas o HTML5 assumiu o primeiro lugar devido às limitações de seu antecessor. O HTML5 é capaz de criar conteúdo eLearning compatível com dispositivos móveis que pode ser visualizado em qualquer dispositivo ou navegador, enquanto o Flash não é suportado por muitos dispositivos móveis. O HTML5 possui mais tags e microdados semânticos, além de oferecer aos profissionais de eLearning a oportunidade de alcançar um público-alvo mais amplo aumentando sua visibilidade online.
4. ELearning síncrono
Um ambiente eLearning que envolve a participação simultânea. Em outras palavras, cada aprendiz on-line deve estar logado na plataforma eLearning, acessando o conteúdo eLearning ao mesmo tempo. Um exemplo disso seria um evento de treinamento on - line em que todos os alunos assistirem uma apresentação ao vivo e interagem com seus pares através da seção de comentários. O eLearning síncrono é altamente imersivo, envolvente e social , devido ao fato de todos terem a chance de compartilhar seus comentários e idéias imediatamente. Há algumas desvantagens, no entanto, como os alunos on-line que não conseguem ir ao seu próprio ritmo e agendamento de conflitos.
5. ELearning assíncrono
Esta estratégia eLearning geralmente envolve materiais on-line auto-guiados que os alunos podem acessar por conta própria. Eles não são obrigados a participar de eventos ao vivo. Em vez disso, os alunos on-line podem utilizar blogs , artigos, vídeos eLearning , fóruns e o LMS para adquirir novas habilidades e conhecimentos. A desvantagem do eLearning assíncrono é que ele requer unidade e motivação . Assim, se um aluno on-line não está totalmente investido no processo, eles não podem receber todos os benefícios.
6. Estilos de Aprendizagem
O método preferido de aprendizado de absorção e assimilação de novas informações. Por exemplo, um aluno on-line se beneficiaria de apresentações e vídeos virtuais, enquanto outro pode preferir podcasts e palestras. É importante pesquisar os antecedentes de seus alunos on-line para determinar os métodos de entrega ideais. No entanto, você sempre deve criar cursos dinâmicos multi-sensoriais de eLearning que atendam a uma ampla gama de necessidades de aprendizagem.
7. ROI de eLearning
Define o retorno do investimento em eLearning. Isso é determinado pela avaliação do custo do eLearning em relação aos benefícios que forneceu. Por exemplo, uma organização pode calcular o montante total que investiu em seu programa de eLearning corporativo e depois pesá-lo contra os resultados, como o aumento da satisfação do cliente ou um aumento nos números de vendas. Um dos benefícios mais significativos do eLearning corporativo é que melhora o ROI do treinamento online , maximizando os benefícios e reduzindo os custos de treinamento on-line, como taxas de instrutor no local e materiais impressos.
8. Local Learning
Um processo que envolve a conversão de conteúdo eLearning para implantá-lo em outra região ou país. A localização do eLearning vai além de apenas traduzir ou subtitular o curso eLearning. Em vez disso, os profissionais de eLearning devem considerar todos os aspectos do curso de eLearning, desde as imagens até o layout, para garantir que ele seja adequado para o público-alvo. Por exemplo, uma foto que aparece em um curso de eLearning para estudantes americanos pode precisar ser alterada para uma versão japonesa do curso eLearning, devido ao fato de ela conter imagens específicas de sua cultura.
9. SME
A sigla para Subject Matter Expert. Como o nome sugere, o SME é um especialista em seu campo e trabalha em estreita colaboração com uma equipe de design e desenvolvimento, a fim de criar conteúdo eLearning significativo. O SME geralmente ajuda a identificar as principais soluções do curso eLearning e determina quais habilidades ou informações estão associadas à tarefa.
10. Design Instrucional
O processo de planejamento, criação e implantação de conteúdo eLearning que expande a compreensão de um aluno on-line sobre o assunto. No passado, o Design instrucional diz respeito a experiências de aprendizado tradicionais, como a instrução no local. No entanto, os designers de instrução modernos têm a capacidade de desenvolver cursos de eLearning imersivos e interativos que removem as limitações geográficas. Suas responsabilidades de trabalho tendem a variar, com base no projeto eLearning e nas necessidades do cliente.
Não pare com estes 10 termos de eLearning. Satisfaça sua sede de conhecimento buscando o jargão do mercado de eLearning por conta própria e adicione mais alguns ao seu dicionário de Desenho Educacional.
IDI Instituto de Desenho Instrucional