Um protótipo é um modelo concreto de uma ideia aproximada. A maioria dos campos de design usa protótipos para comunicar idéias e, atualmente, parece ser bem usada no projeto de experiência de aprendizagem.
Existem muitas razões pelas quais você pode querer prototipar. Você pode usar um protótipo para pensar em uma ideia de design. Você pode usar um protótipo para mostrar aos outros como algo irá funcionar ou parecer e sentir. E você pode criar protótipos para testar ideias e obter informações de usuários.
Benefícios da Prototipagem
As vantagens da prototipagem superam as desvantagens. Então, vamos começar com os benefícios. Protótipos podem:
- Servir como uma ajuda cognitiva para ajudar você a implementar suas idéias variadas
- Ajudá-lo a explorar uma ideia no mundo real
- Ajudá-lo a encontrar problemas no início do processo de design
- Suportar um processo de design iterativo
- Permitir que você evite o erro de gastar tempo e dinheiro em uma ideia que não funcionará
- Comunique-se como algo funcionará para outras pessoas que não têm ideia do que você está falando
- Ajudar os usuários, alunos, patrocinadores e partes interessadas a se envolverem no processo de design
- Educar os patrocinadores e partes interessadas sobre as razões para suas decisões de design e o esforço necessário para desenvolver um produto eficaz
Desvantagens da prototipagem
É difícil pensar em desvantagens para a prototipagem. Estou relutantemente listando alguns aqui.
- A prototipagem leva tempo na frente de um projeto. (Mas a prototipagem deve economizar tempo a longo prazo).
- Os supervisores podem não entender por que você tomaria o tempo para prototipar, então isso poderia ser uma desvantagem.
- Fail fast é um axioma da abordagem de prototipagem. Mas algumas culturas de trabalho não se sentem confortáveis com a ideia de falhar.
Em seu livro, Leaving ADDIE for SAM , Michael Allen ressalta que, com muita frequência, as pessoas no topo de uma organização ditarão as necessidades e abordagens de treinamento para seu pessoal. Isso geralmente acaba em uma intervenção de aprendizado que é irrelevante ou desinteressante. Ao criar protótipos com o propósito de mostrá-los aos alunos, é provável que você eleve a qualidade da instrução ao usar a entrada e o feedback deles.
O que prototipar
Para decidir o que prototipar, considere o que precisa pensar, comunique-se com os outros ou teste e avalie. Deixe que guie sua decisão sobre o que prototipar. Lembre-se de que você pode prototipar mais de uma coisa e combinar diferentes tipos de protótipos. Alguns tipos de protótipos estão listados abaixo.
- Design e aparência. Em um protótipo look and feel, inclua o design geral, formas, paleta de cores, tipo de letra e interface do usuário (todos os controles).
- Protótipo Interativo. Identifique uma interação que você está considerando e faça um protótipo disso, incluindo instruções para concluir a atividade. Isso pode ser um jogo, uma simulação ou um exercício de instrução. Em seguida, peça aos alunos para concluírem a atividade e ver como eles se saem.
- Protótipo Responsivo. Se você estiver projetando um produto que seja responsivo (irá variar dependendo do dispositivo), você pode prototipar como ele aparecerá em cada dispositivo.
- Protótipo de Viabilidade. Se você ou uma equipe gerar várias soluções inovadoras, convém criar modelos de cada uma delas como uma prova de cada conceito para ver se as ideias são práticas e merecem ser implementadas.
Como prototipar
Seus protótipos podem variar de baixa fidelidade a alta fidelidade. Você também pode começar com um protótipo de baixa fidelidade e, ao refiná-lo por meio de feedback, passar para uma maior fidelidade.
- Papel e lápis. Um protótipo esboçado é um exemplo de um que é de baixa fidelidade. Essa pode ser uma maneira surpreendentemente útil de começar. Imagine que você estivesse criando um aplicativo de suporte para celular. Para começar, você poderia esboçar as principais telas e a navegação usando um modelo para celular. À medida que você refina seu design a partir da entrada de colegas e usuários, você pode passar para um formato digital.
- Ferramentas de Wireframe. Os wireframes mostram o esqueleto de uma interface de usuário ou página da web sem entrar em muitos detalhes, além do posicionamento de controles e navegação. Existem muitos aplicativos on-line para criar modelos de design e muitos estão agora habilitados com recursos interativos. Eu uso o Balsamiq para páginas web e wireframes móveis.
- Power Point. Penso no PowerPoint como uma ferramenta de prototipagem de média fidelidade. Como possui recursos gráficos e pode ser hiperlink para outros slides, você pode simular rapidamente a interatividade. Além disso, o PowerPoint tem como padrão uma orientação de slide horizontal, que é comumente usada no eLearning. Como você pode personalizar o tamanho do slide, também é possível usar o PowerPoint para protótipos verticais.
- Ferramentas de Produção de Autoria / e-Learning. Você tem mais oportunidades de criar um protótipo de alta fidelidade usando uma ferramenta de autoria. Designers de protótipos experientes irão dizer-lhe para começar com um nível baixo ou médio de detalhes no início, e depois trabalhar o seu caminho em um protótipo de alta fidelidade. Uma vantagem de começar com uma ferramenta de criação é que você não precisará duplicar o trabalho quando decidir o design final. A desvantagem é que você pode mergulhar muito rapidamente nos detalhes do projeto.
- Apps de prototipagem. Os aplicativos projetados especificamente para prototipagem tendem a se concentrar na página da Web e no design móvel. Portanto, eles podem atender às suas necessidades se você estiver projetando aprendizado móvel, portais de aprendizado e cursos baseados em HTML. Você encontrará muitas revisões de aplicativos de prototipagem.
Embora este artigo se concentre em produtos digitais, você pode prototipar praticamente qualquer tipo de intervenção de suporte a aprendizado ou desempenho. Por exemplo, você pode facilitar uma breve sessão de treinamento como um protótipo para um workshop mais longo. Ou você pode organizar conteúdo para um pequeno grupo de pessoas como um protótipo para um esforço de curadoria em toda a empresa.
IDI Instituto de Desenho Instrucional