top of page
Foto do escritorInstituto DI

Melhores Práticas no Aprendizado Combinado



Originalmente, o aprendizagem combinado referia-se à adição de um componente on-line ao treinamento ministrado por instrutor ou à educação em sala de aula.

Mas agora que a tecnologia oferece tantas opções variadas, uma abordagem combinada evoluiu para significar o uso de mais de um método de fornecimento para compartilhar e aprimorar treinamento e suporte. Este é o caminho do futuro.

Vantagens do aprendizado combinado

Algumas das vantagens de usar uma estratégia combinada eficaz incluem:

- Designers e alunos não estão limitados a um meio ou canal de entrega para atender aos objetivos de aprendizagem.

- Promove uma abordagem de aprendizado contínuo que é mais eficaz na criação de mudanças e aprendizado significativo.

- Proporciona mais oportunidades de aprendizado social, colaboração, maior participação e estratégias informais.

- O uso de abordagens síncronas e assíncronas pode oferecer mais oportunidades para os alunos cultivarem habilidades e aplicá-las.

- Existe o potencial de desenvolvimento mais rápido e custos reduzidos, dependendo das abordagens selecionadas.

- A entrega com tecnologia pode atingir um público geograficamente disperso.

Exemplos

No treinamento no local de trabalho, a instrução combinada pode incorporar quaisquer estratégias que melhorem o desempenho e a satisfação no trabalho. Por exemplo, uma abordagem combinada poderia significar um webinar aprimorado com discussões no fórum e equipado com ferramentas de suporte móvel. Ou pode envolver uma sala de aula virtual invertida e trabalhar com um mentor.

Dez melhores práticas

Projetar para instruções combinadas será diferente do que projetar para um curso autônomo, veja dez melhores práticas a seguir.

1. Projetar para atender aos resultados de aprendizagem, não para usar tecnologias específicas.

Escolha abordagens que satisfaçam os resultados de aprendizagem, em vez de se concentrar em uma tecnologia específica. A adequação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem deve ter precedência no design.

2. Projetar para atender aos drivers organizacionais.

Conheça o propósito subjacente de usar uma abordagem combinada. É para alcançar um público mais amplo ou para atender às necessidades de alunos variados? Quaisquer que sejam os motivadores da organização, certifique-se de também atingir esses objetivos.

3. Design para sinergia.

Determine como os componentes de uma estratégia combinada se encaixarão como um todo. Vincule as experiências de aprendizado de cada componente da mesclagem entre si para que elas trabalhem para reforçar e ampliar umas às outras. Pense em termos de tecer uma tapeçaria.

4. Considere as preferências do aluno e os casos de uso.

Leve em conta as preferências do aluno durante o projeto e o desenvolvimento. Pesquise a audiência para descobrir os ambientes de aprendizagem que eles preferem. Por exemplo, se os membros da audiência forem isolados de seus pares, como uma força de vendas amplamente dispersa, eles podem querer participar de uma comunidade de aprendizado on-line.

5. Desenhe do zero em vez de redesenhar um curso ou currículo existente.

Uma abordagem combinada precisa de uma nova perspectiva. Se você retrabalhar um curso já existente, você já estará limitado pela abordagem anterior.

6. Considere a gama completa de opções.

Os designers de aprendizado têm mais opções agora do que nunca. Existem inúmeras tecnologias e aplicativos online. Uma coisa a lembrar são as opções no trabalho, como coaching, mentoring e especialistas.

7. Encontre maneiras de fazer conexões sociais e emocionais.

Fornecer maneiras de criar comunidade, quando isso for apropriado para o público e o conteúdo. Faça da interação e engajamento parte da abordagem combinada. O aprendizado social é poderoso.

8. Assegure-se de que os componentes assíncronos sejam considerados tão valiosos quanto os componentes ativos.

Embora isso possa ser óbvio para os profissionais de eLearning, aqueles que vêm de uma formação liderada por instrutores podem ter uma tendência a pensar que o treinamento em sala de aula é mais importante do que outras abordagens. Valorize todos os componentes que fazem parte da sua mistura.

9. Avalie o programa com um piloto.

Para avaliar um programa combinado, comece com uma versão piloto. Veja se os alunos podem entender como funciona e observar para ver onde as pessoas podem tropeçar. Observe quais aspectos são motivadores e quais são frustrantes. Implementar uma estratégia de melhoria contínua.

10. Prepare os alunos.

Como uma estratégia combinada será nova para muitos funcionários, é importante fornecer uma orientação e uma justificativa para usar essa abordagem. Você pode precisar apresentá-lo em nível organizacional, obtendo adesão da alta administração.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page