top of page
Foto do escritorInstituto DI

Estilos de Aprendizagem de Kolb aplicados à E-Learning Personalizados


O modelo de Kolb sugere que todo aprendizado acontece devido a experiências do mundo real que, então, ajudam as pessoas a formar modelos mentais dessa experiência. Algumas pessoas experimentam ativamente o novo aprendizado e criam outras experiências sobre o assunto.

Vamos ver o ciclo de aprendizado do Kolb:


A partir do diagrama, podemos afirmar que existem 4 aspectos para o modelo, que são explicados abaixo:

01) Experiência Concreta É a primeira parte do modelo. O aluno tem uma nova experiência, digamos, por exemplo, usando uma máquina ou uma ferramenta ou indo para um novo local pela primeira vez. Quando a pessoa usa as ferramentas ou visita um novo local, ele tem uma experiência concreta que define a base para os processos subsequentes.

02) Observação reflexiva Após a experiência, a pessoa reflete sobre a experiência e tenta entender as diferenças entre seu entendimento prévio. Por exemplo, se a pessoa ouviu grandes coisas sobre um destino, mas tem experiências contrárias, então ele ou ela faz essas observações e chama ou rotula essas experiências como “amargas”.

03) Resumo Depois de refletir ou observar profundamente o assunto, o aprendiz apresenta novas ideias. Assim, em nosso exemplo, a pessoa pode escolher nunca visitar esse destino, escolher outro destino ou abrir sua própria agência de viagens!

04) Experimentação ativa Depois de formar novas ideias, a pessoa trabalha ativamente na ideia. Assim, em nosso exemplo, o aluno pode viajar para novos lugares, ou começar sua própria agência de viagens, ou até mesmo desenvolver um aplicativo que ajude outros viajantes a fazer escolhas informadas.

Aprendendo estilos

No entanto, nem todos os alunos fazem todas as 4 atividades. Há alguns que realizam experimentação ativa, há aqueles que apenas assistem e refletem sobre as experiências, e depois há aqueles que formam novas idéias.

Isso leva a 4 estilos de aprendizado, que são resumidos abaixo no diagrama:


1. Acomodado (Fazendo e Sentindo)

O primeiro estilo é sobre pessoas que aprendem com o que os outros têm a dizer. Então, eles vão com percepções gerais ou com o consenso. Se algo lhes agrada, eles o farão como gostariam de ter uma experiência concreta e experimentação ativa. Eles são basicamente pessoas que gostam de sentir coisas.

2. Divergentes (fazer e Observação)

Como essas pessoas gostam de sentir as coisas e fazer anotações mentais através de observações e reflexões. Eles são mais propensos a ter ideias. Eles gostam de debater ideias como eles gostam de ver as coisas de vários ângulos. Eles adoram reunir informações e usar sua intuição e imaginação para fornecer soluções para os problemas. Eles são sensíveis e estão abertos ao feedback dos outros.

3. Convergentes (fazendo e pensando)

Pessoas com estilo de aprendizagem convergente são experimentadores ativos e gostam de fornecer soluções práticas para qualquer problema. Como estão com pouco sentimento e observando a parte, é menos provável que passem tempo com outras pessoas. Eles gostam de passar tempo sozinhos e trabalhar em várias partes de um problema. Como são fortes em fazer e pensar, precisam de estímulo constante para trabalhar.

4. Assimiladores (observar e pensar)

Eles são as pessoas analíticas. O estilo de aprendizado preferido é observar e pensar nas coisas. Eles são adeptos da criação de modelos mentais e são bons em trabalhos científicos. Eles estão procurando entender os aspectos lógicos de um problema. Como o estilo de aprendizagem convergente, eles também gostam de trabalhar sozinhos. Eles gostam de organizar as coisas de uma maneira lógica e clara.

Para concluir, a teoria de Kolb é um ótimo modelo para entender os estilos de aprendizado e aplicá-lo para criar os cursos personalizados de e-learning.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

2 visualizações0 comentário
bottom of page