top of page

O Dilema do LMS Móvel: Responsivo ou Aplicativo?



Houve um tempo em que nossas vidas eram dominadas por PCs desktop e laptops, quando a ideia de usar a tecnologia on-the-go ainda era muito incipiente e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar (via tecnologia) era provavelmente apenas um pensamento! Desde então, percorremos um longo caminho desde a adoção em massa de tablets, phablets, smartphones e uma miríade de outros dispositivos portáteis. As pessoas agora possuem mais de um dispositivo móvel e mudam de um para outro, dependendo da necessidade, do local e da hora do dia.

Assim como a tecnologia testemunhou uma revolução, o aprendizado também mudou, especialmente o eLearning. O mundo tornou-se cada vez mais móvel e a força de trabalho (e, por sua vez, sua aprendizagem) está experimentando uma revolução como nunca antes. O número de usuários de telefones celularesno mundo deve ultrapassar a marca de 5 bilhões até 2019. Segundo um relatório da Strategy Analytics, a força de trabalho móvel global deverá aumentar de 1,45 bilhão em 2016, respondendo por 38,8% da força de trabalho global, para 1,87 bilhões em 2022, respondendo por 42,5% da força de trabalho global.

Ao falar sobre mobile, é importante considerar o aspecto de entrega do mLearning como seu conteúdo. E, na maioria dos casos, o primeiro é um Learning Management System (LMS), que facilita o gerenciamento do suporte a aprendizado / treinamento / desempenho. Existem duas estratégias principais (não mutuamente exclusivas) a serem consideradas que proporcionam facilidade de uso a todos os interessados no LMS, principalmente os aprendizes.

Esses são:

1. Design Responsivo

No passado, quando um LMS era visto na área de trabalho ou, na melhor das hipóteses, em um laptop, o termo "responsivo" talvez não aparecesse com muita frequência em discussões entre profissionais de T&D. O termo 'web design responsivo' (RWD) foi cunhado por Ethan Marcotte, um web designer, em um artigo em maio de 2010. Tomando a sugestão da definição RWD, um LMS responsivo é descrito como uma plataforma que oferece aprendizado em dispositivos com variados tamanhos de tela com continuidade, rastreamento e geração de relatórios nesses dispositivos. Isso significa que um LMS responsivo permite que os usuários acessem o módulo de aprendizado em qualquer dispositivo de sua escolha, alternando facilmente entre os dispositivos - recuperando de onde saíram, sem perda de informações ou rastreamento. Em outras palavras, um smartphone / tela de qualquer dispositivo móvel geralmente é menor que uma tela de PC e é difícil encaixar tudo nele. Uma estrutura de design responsiva leva todos esses pontos em consideração e garante uma organização elegante ou um aprimoramento progressivo do conteúdo na tela e dos elementos de layout, dependendo do dispositivo.

2. Abordagem Baseada em Aplicativo

Embora o design responsivo tenha tudo a ver com o mesmo conteúdo e funções, embora seja perfeitamente dimensionado para caber no dispositivo móvel, os aplicativos elevam o nível do jogo. Apps, especialmente os nativos, fazem o melhor uso do poder e onipresença do dispositivo móvel e da enorme flexibilidade e tentam fornecer uma experiência e eficiência ricas. Os aplicativos são adicionados aos aprimoramentos e conveniências da funcionalidade existente. Então, é claro, essa abordagem inclui os aplicativos da Web genéricos que funcionam em qualquer dispositivo inteligente (sem downloads) e há aplicativos para download "nativos" específicos da plataforma para Android, Apple, Windows e Blackberry. Os aplicativos nativos oferecem a vantagem da tecnologia de toque e deslizamento e fazem um bom uso dos recursos inatos do dispositivo, como reconhecimento de local, telefone, câmera e mensagens de texto. Com aplicativos nativos, os fornecedores de LMS precisam criar especificamente o design, desenvolver, testar e manter.

Embora tanto os LMSs responsivos quanto os baseados em aplicativos funcionem bem, é bom conhecer os recursos mais importantes para compreendê-los melhor.

Um LMS responsivo é um aspecto vital de um programa de aprendizado bem-sucedido. Como mencionado anteriormente, tudo se resume a uma experiência de aprendizado flexível e sem interrupções em qualquer dispositivo, a qualquer momento. As empresas precisam se esforçar para fornecer uma experiência de usuário móvel total para seus funcionários. Os alunos podem se concentrar melhor em seu aprendizado, experimentando a mesma interface de usuário em todos os dispositivos e evitando muitos inconvenientes técnicos. Como o design responsivo possibilita que os alunos acessem o mesmo curso a qualquer momento, em qualquer lugar, isso pode afetar a produtividade dos funcionários de maneira positiva. Além disso, todos os funcionários podem acessar o LMS, pois ele está disponível em qualquer dispositivo, sem exceção.

Como mencionado anteriormente, os 2 não são exclusivos e para LMSs baseados em aplicativos também, a idéia de qualquer tempo, em qualquer lugar, é muito verdadeira. Ele também oferece a opção de conteúdo de aprendizado pequeno que pode ser visualizado como e quando necessário. Além disso, assim como o envolvimento do usuário é aprimorado com aplicativos para dispositivos móveis, o envolvimento do aluno também é aprimorado. A abordagem baseada em aplicativos permite pesquisar e navegar por conteúdo de aprendizado social, pessoas e discussões para obter suporte de desempenho just in time. O conteúdo pode ser baixado para o dispositivo para consumo off-line mais tarde. As maiores vantagens dos aplicativos são que eles podem acessar todas as funcionalidades do dispositivo escolhido com facilidade e que são mais propensos a executar sem erros no dispositivo.

LMS responsivo ou aplicativo móvel LMS?

Assim como as duas abordagens têm seus pontos positivos, elas também têm seus pontos negativos. Mas quando se trata de negócios, a abordagem correta de desenvolvimento é fundamental para fornecer a experiência certa. Isso vale mesmo quando você escolhe se deseja LMS responsivo ou baseado em aplicativo. No entanto, a decisão pode ser um pouco dificil. Alguns podem argumentar que o usuário médio já está usando até 30 aplicativos por mês, pode chegar a um ponto de sobrecarga do ponto de vista do usuário. Mas então vamos encarar isso, não há nada como muitos aplicativos (especialmente um que oferece uma ótima experiência de aprendizado).

A decisão de escolher qual abordagem você deseja, no entanto, deve ser orientada por necessidades comerciais convincentes e entender o que sua empresa realmente quer, em vez de optar por algo porque "todo mundo está fazendo isso".

Faça a si mesmo algumas perguntas antes de decidir:

1) Que tipo de necessidades de aprendizagem meus funcionários têm?

2) Que tipo de dispositivos eles usam?

3) Quantos funcionários trabalham dentro das instalações do escritório, quantos estão em campo e quantos estão trabalhando remotamente?

4) Quais recursos da plataforma móvel posso aproveitar para melhorar a experiência do aluno?

5) Qual é a economia de custo esperada ou o Retorno sobre Investimento que eu recebo quando escolho qualquer abordagem?

Em suma, a decisão de escolher entre um LMS responsivo e um aplicativo LMS móvel depende de quais são seus requisitos. Além disso, permanece o fato de que, como em aplicativos móveis e LMSs responsivos, há muito espaço para desenvolvimento. No entanto, não há ninguém melhor que o outro, é apenas uma questão de necessidades. O ponto é que ambas as abordagens são uma rota para se tornarem móveis e estão aqui para ficar. O design responsivo evita os obstáculos ao usar um LMS de qualquer dispositivo móvel e é a maneira mais fácil de atender uma força de trabalho cada vez mais móvel. Os aplicativos podem aproveitar os melhores recursos do dispositivo móvel e replicar os recursos padrão do LMS para fornecer uma excelente experiência do usuário.

Não é difícil decidir se você quer optar por um deles ou procurar uma combinação de ambos. Tudo que você precisa fazer é descobrir o que faz mais sentido e investir de acordo.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


 
 
 
bottom of page