É mais provável que os alunos on-line se inscrevam em seu curso de e-Learning quando confiam em sua marca. Quando eles sabem que você está pessoalmente investido em seu crescimento profissional. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é oferecendo dicas, truques e conselhos de especialistas gratuitos. Em outras palavras, crie uma estratégiavencedora de marketing de conteúdoque construa sua presença on-line e traga novos alunos on-line. Aqui estão 8 técnicas de marketing de conteúdo para atrair alunos on-line e maximizar seus recursos:
1. Dicas de Mídia Social
Você provavelmente já está usando o Facebook ou o Twitter para manter contato com seus atuais alunos on-line. No entanto, você também pode oferecer dicas rápidas aos alunos on-line em potencial para gerar interesse.
2. Como fazer artigos
Os artigos deinstruções fornecem aos leitores informações úteis de que precisam concluir uma tarefa ou resolver um problema comum. Por exemplo, como solucionar um problema de software ou concluir uma transação de vendas. Você pode até mesmo incluir listas de tópicos passo-a-passo para simplificar procedimentos complexos.
3. SEO para aumentar o tráfego do site
Todo o conteúdo de eLearning em seu site, blog ou outras plataformas on-line deve conter palavras-chave. Isso ajuda a melhorar o seu SEO, para que você suba nas posições. Também é aconselhável incluir palavras-chave em seus artigos de instruções e postagens de mídia social, pois elas também são exibidas nos índices do mecanismo de pesquisa.
4. Webinars e demonstrações de vídeo
Se você procura algo um pouco mais interativo e divertido, um webinarpode ser a estratégia de marketing de conteúdo ideal. Postar um convite em seu blog, site ou página de mídia social. E envie convites pessoais para alunos on-line que tenham aproveitado seus cursos de eLearning no passado por e-mail. Demonstrações em vídeo são outra ótima maneira de aumentar o fator de imersão. Escolha um tópico ou uma tarefa específica e, em seguida, acompanhe os alunos on-line pelos passos ou ideias essenciais. Você pode postar a demonstração em seu site ou em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, como o YouTube. Lembre-se de incluir as palavras-chave de SEO na descrição, para que os alunos on-line em potencial possam encontrar informações valiosas.
5. Podcasts Semanais
Os podcasts são ideais para alunos que estão à procura de informações pequenas, como dicas para ajudá-los durante a sua próxima entrevista de emprego, ou maneiras de melhorar suas habilidades de atendimento ao cliente. Compre um microfone barato, baixe softwares de gravação ou edição de áudio e crie um roteiro atraente. Esses são os ingredientes essenciais para uma série de podcast bem-sucedida.
6. eBooks grátis
Os livros eletrônicos dão aos alunos on-line o poder de explorar um tópico em profundidade, sem precisar acessar vários recursos diferentes. Eles podem aprender tudo o que há para saber sobre consertar o encanamento defeituoso ou comercializar seus novos produtos e serviços. Os eBooks gratuitossão ainda melhores, porque são livres de riscos. Os leitores obtêm as informações de que precisam de uma fonte confiável, o que os torna mais propensos a se inscrever em seu curso de eLearning, especialmente se o e-book for bem escrito e oferecer valor real.
7. Infográficos
Infográficostornaram-se bastante populares nos últimos anos, graças ao seu engajamento visual e consumo rápido. Eles oferecem aos alunos on-line uma visão geral de um tópico, tarefa ou estatística, com gráficos atraentes. Uma das maneiras mais eficazes de transformar um infográfico em uma ferramenta de marketing de conteúdo segmentado é incluir sua marca. Por exemplo, adicione seu logotipo, link de site e botões de mídia social na parte inferior do infográfico. Os alunos on-line podem ver quem criou o conteúdo informativo e visitar seu site para mais informações e estatísticas.
8. Série de Blogs
Crie uma agenda de blogs que apresenta um novo tópico toda semana. Em seguida, incentive os alunos on-line a voltar, incluindo uma sinopse no final de cada post. Por exemplo, convide-os a voltar na semana que vem para aprender dicas adicionais sobre como selar o acordo e aumentar seus números de vendas. Você também deve incluir links para outros artigos de eLearning, seminários on-line ou tutoriais de treinamento on-line vinculados ao assunto. Por exemplo, a demonstração em vídeoque você acabou de postar no YouTube ou um curso de eLearning que os ajudará a explorar o tópico detalhadamente.
O segredo para usar o marketing de conteúdo para atrair novos aprendizes on-line é oferecer um valor real. Dê aos alunos on-line as informações necessárias para atingir seus objetivos sem pedir nada em troca.
IDI Instituto de Desenho Instrucional