top of page

Como Garantir a Eficácia, a Viabilidade e a Acessibilidade em seu Conteúdo



Saiba como atender aos padrões de acessibilidade em seus cursos de eLearning, analisar os resultados do curso e atualizar seu conteúdo para aumentar a retenção de conhecimento.

Requisitos de acessibilidade para eLearning

Quando se fala em acessibilidade, existem 2 padrões a serem considerados: Seção 508 e WCAG 2.0 (Web Content Accessibility Guidelines). Até recentemente, o S508, um padrão do governo federal dos EUA, era menos rigoroso do que o WCAG 2.0. Como o S508 recebeu uma atualização importante, esses dois padrões se tornaram mais ou menos iguais.

O World Wide Web Consortium distingue três níveis de acessibilidade das WCAG: A, AA e AAA. Normalmente, o que pretendemos é o padrão AA, para garantir que o conteúdo seja consumível, operável em geral e adaptado para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Acessibilidade PPT

É muito conveniente preparar slides para os seus cursos em PPT, uma vez que a própria Microsoft oferece maneiras de tornar seu PowerPoint acessível para as partes interessadas. Você pode usar texto alternativo e layouts internos para imagens. Certifique-se de ajustar a ordem de tabulação ou leitura de tela no painel de seleção. Verifique novamente seus links em busca de texto significativo ou endereços HTTP corretos e veja se sua fonte é grande o suficiente e legível. É vital prestar atenção às cores, estrutura do slide (cabeçalho, texto do corpo de um slide), tabelas internas, vídeos anexados, etc.

Como verificar a acessibilidade automaticamente

A Microsoft também fornece um verificador de acessibilidade, que é incorporado no PowerPoint.

Basta clicar em File→Infoe selecionar o botão Check for Issues. Na lista suspensa, selecione Verificar acessibilidade.

Se você usar o Office 365, a verificação da acessibilidade será mais curta. Simplesmente vá para a guia Revisar:

Há também várias ferramentas externas para verificar acessibilidade: por exemplo, Achecker, FAE (Functional Accessibility Evaluator) e WebAIM Color Contrast Checker. Alguns deles podem ser apenas complementos para o Chrome ou o Mozilla Firefox. Estas são ferramentas muito robustas que permitem que você veja o que está sob o capô do HTML5 e outras soluções de conteúdo. Eles também fornecem ótimos resultados; ou seja, seu conteúdo fica melhor e você vê como desenvolvê-lo ainda mais.

Texto Acessível

Quando se trata de texto acessível na tela, precisamos estar em conformidade com a taxa de contraste de cor das WCAG 2.0. Um texto acessível deve ter uma proporção de 4,5: 1 para um texto normal (cerca de 14 pontos) e 3: 1 para um texto grande (18 pontos). Um verificador de contraste de cores ajuda a definir se o texto está visível e "consumível" na tela.

Vídeo Acessível

Legendas, traduções e descrições fechadas e abertas são recursos de acessibilidade que disponibilizam vídeos para pessoas que precisam de uma transcrição de texto falado. É também uma forma de incluir alguns elementos não verbais que são importantes para a representação de um conceito ou ideia. Vamos nos concentrar hoje em legendas (CC), que podem ser ativadas / desativadas, se desejado.

Como tornar seu conteúdo móvel pronto

Certifique-se de testar seu conteúdo repetidamente em cada tipo de dispositivo enquanto publica.

No que diz respeito à prontidão de dispositivos móveis, é melhor pensar em quão extenso é o conteúdo que você está fornecendo e é compactado no nível que os alunos podem consumir. Pense em quais links, botões ou áreas do sensor serão usados em diferentes dispositivos móveis.

Resumindo os resultados, percebemos que fizemos muito para tornar nosso conteúdo ótimo para os alunos. Procuramos maneiras não apenas de torná-las acessíveis, perceptíveis e consumíveis, mas também testamos o conteúdo de cada tipo de dispositivo para entender o que nossos alunos vão experimentar.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page