top of page
Foto do escritorInstituto DI

O Uso de Recursos Animados em Cursos Online Corporativos são Úteis?



Você sabia que existem estudos que demostram os resultados que as animações refletem na aprendizagem? Relataremos um estudo do impacto do uso de três mídias em estudantes: a animação, os gráficos estáticos e o texto. Os alunos foram convidados a usar esses três meios diferentes para aprender. Os resultados mostraram que a animação foi eficaz para ajudar os alunos com baixa capacidade espacial, o que significa que as animações ajudaram os alunos a "visualizar" as coisas que aprendem. Legal ne? Então... essas são competências básicas necessárias para qualquer designer instrucional atuar com veemência e certeza ao projetar qualquer tipo de treinamento, curso/instrução seja qual formato for (híbrido, online ou presencial).

-> Nós aprendemos melhor “visualizando” as coisas <-

De acordo os pesquisadores e psicólogos educacionais, aprendemos melhor usando multimídia e narração junto com imagens. A animação nos permite explicar assuntos complicados com certa facilidade e clareza. Eles sugeriram que as animações têm o potencial de servir tanto à função afetiva quanto à função cognitiva. A função cognitiva refere-se à apresentação clara de assuntos que podem ser difíceis ou abstratos. As animações podem fornecer informações processuais de maneira mais explícita, pois mostram as etapas de maneira ordenada. Pense em um novo produto técnico que você deseja apresentar aos seus clientes ou em um novo procedimento que você deseja que seus colegas aprendam, em vez de fornecer a eles um guia repleto de detalhes técnicos e parágrafos longos, que você pode contar com animação. Isso exigirá menos tempo e mostrará como o procedimento ou o produto funcionará em detalhes. Detalhes de conceitos abstratos, procedimentos ou produtos podem ser vistos de maneiras que não são possíveis em parágrafos longos.

A função afetiva, por outro lado, refere-se à "nossa motivação para aprender", dizendo as coisas de maneira humorística, divertida ou bizarra, para que os alunos sejam atraídos a prestar atenção adicional aos materiais de aprendizagem e se motivem a aprender. Refere-se ao "nosso interesse" no assunto.

De acordo com as pesquisas, os executivos de empresas sêniors com vendas anuais de valores acima do previsto caracterizam o vídeo como uma "fonte de informação crítica" e como um meio que leva os funcionários a agir. O poder da animação nos comunica e cativa de uma forma que textos e imagens simples não podem. É por isso que recentes estudos mostram que a demanda por vídeos é alta no mundo dos negócios. Mas como devemos usar a animação em nossos vídeos de negócios para melhorar o aprendizado?

1. Evite dividir a atenção

O foco precisa estar em um lugar ao mesmo tempo. Não deve haver muita atenção em um quadro. Os espectadores devem ser capazes de se concentrar no que é mostrado e no que é dito.

2. Use o Visual Direito para a Informação

Metáforas visuais ativam partes em nosso cérebro, o que torna mais fácil transmitir a mensagem para o aluno. Pense difícil de entender estatísticas, procedimentos ou diretrizes.

3. Verifique a fluidez da animação

A animação de alta qualidade e fluida requer perícia e habilidade, mas também cria o efeito desejado nos alunos. Se for bom, parece sem esforço.

4. Considere a velocidade

Se parecer muito lento, perdemos nosso interesse rapidamente. A animação precisa manter um nível ótimo de velocidade que nos permita entender o que está acontecendo e não ficar entediado ao mesmo tempo. É como ouvir alguém que fala muito devagar, se isso ocorrer, não podemos nos concentrar no que está sendo dito, o mesmo vale para a animação.

5. Preste atenção à estética e à originalidade do design

Se é novo e belo, estamos envolvidos muito mais profundamente com isso. Vendo algo pela primeira vez agarra imediatamente a nossa atenção.

6. A voz e os visuais precisam ser sincronizados no vídeo

Existem muitos estudos sobre os efeitos da sincronização na aprendizagem adequada. Se ouvirmos a voz falando sobre uma coisa, poderemos ver sua imagem na tela também.

7. Lembre-se: Menos é mais

Um design minimalista e elegante de material animado diminui nossa carga cognitiva e nos ajuda a aprender melhor. Isso também facilitará nossa compreensão do conteúdo do vídeo.

Os vídeos de animação podem ajudar a explicar procedimentos longos e difíceis, decisões recém-tomadas em cenários de narração de histórias, explicar uma ideia, operações complexas ou maquinário e dar aos alunos a oportunidade de assistir antes de participarem de uma atividade. Então, que tal repensar o uso deste recurso para tornar a instrução mais efetiva?

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page