Os vídeos certamente oferecem experiências ricas e atendem a todos os estilos de aprendizagem. Mas existem um detalhe específico sobre o uso de vídeos que deve ser levado em consideração no momento em que você está criando um curso online: o uso deste recurso serve para aumentar o envolvimento do aluno com a instrução.
Além do mais... o uso de vídeos pode ser feito de diferentes maneiras para atingir diferentes metas. Afinal, os vídeos podem ou não adicionar valor intrínseco aos cursos virtuais?
Os vídeos são apenas a maneira como os alunos preferem receber seu conteúdo de treinamento no mundo moderno de hoje. O que isso significa para o e-learning? Os vídeos aceleram o desempenho, oferecendo aos alunos experiências de aprendizado bastante ricas. Os alunos podem absorver conteúdos através de vários estímulos, incluindo: visual, auditivo, escrito e cinestésico, atendendo desta forma a todos os estilos de aprendizagem.
Veja algumas maneiras de aumentar o envolvimento dos alunos aqui:
1. Ideal para um Treinamento Comportamental
Os vídeos são uma boa maneira de ilustrar aos alunos como fazer ou não fazer algo. São os famosos treinamentos baseados em comportamentos ou treinamentos instrucionais. Ex: Em um treinamento de vendas, os alunos são treinados sobre como se comunicar efetivamente com um cliente e oferecer um discurso de vendas plausível. Um vídeo pode demonstrar a diferença entre um bom discurso ou um mau discurso de vendas. O aprendizado baseado em vídeo é extremamente útil para ensiná-los a lidar com as objeções dos clientes. Para conseguir isso, você pode mostrar a eles um vídeo que apresenta dois cenários:
- Um representante de vendas que não aplica o conhecimento adquirido com o treinamento e, consequentemente, falha em seu trabalho. Um representante de vendas que aplica o que aprendeu sobre como lidar com uma objeção do cliente.
Outro exemplo são os vídeos de treinamento comportamental sobre segurança. Vídeos com reconstituições de incidentes reais e entrevistas com trabalhadores reais podem ser usados para treinar o pessoal de segurança nas medidas de prevenção e proteção. O aluno se apodera da apresentação como verdade e é beneficiado pelo recurso de vídeo para aprender a lidar com situações semelhantes no futuro.
2. Avaliações Baseadas em Vídeo
Em comparação com as avaliações de múltipla escolha, que podem se transformar em um mecanismo limitado para avaliar os alunos, em treinamentos de conformidade e segurança, a simples avaliação do conhecimento factual dos aprendizes não é suficiente. Considere cenários gravados em vídeo simulando atividades relacionadas ao trabalho podem ser oferecidos aos alunos e pedir que eles forneçam possíveis respostas aos desafios e problemas apresentados. Porém não esqueça de demonstrar no vídeo um feedback relevante instantaneamente. Ok?
3. Facilidade em Consumir as Informações
Os cursos online tradicionais ainda utilizam muito recurso em texto e funcionam simplesmente como exercícios de clicar e ler. Porém pense em um treinamentos como o de compliance, que é inundado com texto: essa abordagem não funciona. Uma overdose de aprendizagem pode tornar o treinamento entediante e pode levar a baixas taxas de conclusão. O que é necessário são microcápsulas de conteúdo e de aprendizagem curtos, focados de 3 a 5 minutos cada, projetadas para atingir um objetivo de aprendizado específico. Fato: não existe um formato melhor para isso do que os vídeos interativos. Usando vídeos para este contexto, os conceitos complexos podem ser divididos em vários micro vídeos, mais curtos, mas fáceis de consumir, mais convenientes para assimilar e que servem para focar apenas no conteúdo que realmente importa. Eliminar o conteúdo "agradável de saber" e apresentar apenas as informações com "necessidade de saber" usando informações inteligentes, recursos visuais e gráficos.
4. Alcance Facilitado
Os alunos de hoje são, acima de tudo, usuários carregadores de vários dispositivos que podem ser utilizados para acesso ao aprendizado, em qualquer hora e em qualquer lugar. Como resultado, o aluno moderno tem acesso 24x7 ao conteúdo de aprendizagem no dispositivo que escolher e imediatamente colocar as habilidades e o conhecimento em prática. Os vídeos podem ser hospedados em um ambiente virtual de aprendizagem (LMS), onde os alunos podem acessar usando seus dispositivos inteligente.
5. Recrutamento Eficiente
O treinamento baseado em vídeo de boas-vindas à um novo funcionário ajuda a atenuar a sobrecarga de informação cognitiva que é frequentemente associada aos procedimentos de integração de novos colaboradores.
Um processo de integração bem executado promove um desempenho melhor nas suas funções e a demonstra um grande comprometimento da organização para com esse novo colaborador. A parte do processo de integração que é responsável por como um funcionário executa seu trabalho é o treinamento. Considere o uso de vídeos contendo uma narrativa de contar histórias - desde receber funcionários na organização até treiná-los nos procedimentos de segurança e conduta esperada dos funcionários - e dar aos novos contratados uma oportunidade de assimilar efetivamente uma grande quantidade de aprendizado sobre como fazer seu trabalho em um curto período de tempo.
Enfim... o desenvolvimento de vídeos hoje tornou-se fácil para os designers instrucionais e, muito mais econômico para as organizações. Com a disponibilidade de uma ampla gama de ferramentas de autoria que promovem uma criação mais ágil e rápida, os desenvolvedores de vídeo podem criar vídeos animados e interativos que envolvem em questão de poucas horas. O aprendizado baseado em vídeo permite inúmeras oportunidades para estruturar de forma criativa o conteúdo EaD. A abordagem vídeo permite que os alunos interajam com o conteúdo de novas maneiras e, como resultado, aumenta o envolvimento dos mesmos.
IDI – Instituto de Desenho Instrucional