top of page
Foto do escritorInstituto DI

O que é Aprendizado Autêntico?



As novas tecnologias educacionais desempenham um papel significativo na concepção e desenvolvimento de um aprendizado autêntico. Não apenas fornecem instruções de forma eficaz e eficiente, mas promovem uma experiência que o aluno normalmente não teria.

Vamos falar sobre os modelos de integração efetiva de tecnologia na educação/treinamento de forma em geral.

O aprendizado autêntico é uma estratégia encontrada em Deep-Learning: Aprendizagem Profunda, cujo objetivo é fornecer aos alunos um pensamento mais crítico, resolução de problemas, criatividade e habilidades de colaboração. Pesquisas mostram que, por meio de abordagens de aprendizado mais profundas, os alunos aumentam os resultados em testes, têm taxas de graduação mais altas e têm maior probabilidade de dar continuidade em seus estudos. Os dados comprovam que o Aprendizado Autêntico funciona mesmo!

Qual o papel da tecnologia educacional, afinal?

A tecnologia educacional deve ser usada para proporcionar aos alunos uma experiência que eles não teriam, ou seja, a tecnologia serve como um catalisador usado para permitir a aprendizagem com um conteúdo muito mais rico, pedagogia mais poderosa, avaliações realmente válidas e ligações entre aprendizado dentro e fora da sala de aula.

A tecnologia sozinha não pode criar experiências de aprendizado. Ensinar como um ofício humano é o que torna o aprendizado efetivo, não a tecnologia. Nós certamente não sair por aí digitalizando a instrução. Pelo contrário, queremos que os alunos apliquem o conhecimento adquirido usando a tecnologia para fazer coisas melhores.

Como integrar tecnologia e personalizar a aprendizagem?

Correlacione a tecnologia com os objetivos do curso. O nosso objetivo deve estar pautado em fornecer aos alunos experiências de Aprendizado Autêntico não simplesmente digitalizando conteúdos mas promovendo aos alunos uma experiência que eles não teriam.

Quais tecnologias estão em alta?

Todas as que envolvem a personalização do ensino. A instrução é guiada e nós controlamos o rigor com base na orientação de cada aluno, portanto, a instrução é personalizada, pois cada aluno precisa de orientação diferente. Leia sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) projetada por Vygotsky para obter mais informações sobre orientação e aprendizado personalizado. Use a tecnologia em todas as facetas da instrução, assim podemos tornar a entrega de instrução e feedback mais eficiente com sistemas de gerenciamento de aprendizado e produção de vídeo.

Por fim, queremos que os alunos façam melhor as coisas através de sua própria avaliação. Isso não significa que não possamos tornar outras facetas de instrução mais eficientes. Lembre-se da regra questionável de que, se você acha que precisa instruir diretamente, crie um vídeo (por exemplo). Trata-se de uma instrução direta.

Não existe realmente um modelo eficaz - esse é o problema

Alguns modelos são mais atrativos de se usar. Outros, como a Taxonomia de Bloom, combina avaliações com objetivos. O uso e integração da tecnologia promovem melhores avaliações, mas devem exigir pensamento crítico, solução de problemas e colaboração por meio do Aprendizado Autêntico.

Esse artigo tratou de um desafio à você DI: criar modelos de integração efetiva de tecnologia. Já pensou nisso?

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page