top of page

Tendências no Uso das Tecnologias em Novas Realidades Educacionais



O setor educacional está passando por mudanças drásticas por causa de diversos fatores, como a inovação tecnológica emergente, a mobilidade estudantil e as regulamentações federais e governamentais. Mesmo sendo parte indispensável de qualquer sociedade moderna, hoje, são as edTechs que podem realizar muitos sonhos dos institutos de educação, educação e administração. Fornecedores de soluções para esta indústria da EaD (principalmente) estão enfrentando uma forte pressão por causa do alto custo de livros impressos, o uso de cursos interativos de baixo custo e promoção do aumento no uso de dispositivos pessoais.

Com fácil acesso à Internet, a popularidade do uso de smartphones e redes sociais, o campo da educação tem que aproveitar as oportunidades para a entrega de conteúdo de material educativo no formato online. As organizações devem perceber a necessidade de faculdades e salas de aula virtuais. A evolução tecnológica ininterrupta exige uma educação baseada na Web facilmente acessível e confiável. As empresas precisam realizar o potencial com uma nova escola de pensamento, a melhor tecnologia e a estratégia de crescimento correta.

Empresas de desenvolvimento deveriam fornecer desenvolvimento de softwares muito mais personalizados para o setor de educação. Trabalhando há anos com institutos educacionais e editores, e sendo bem posicionadas para ajudar os clientes no campo a alcançar seus objetivos e metas. Os clientes podem obter benefícios como:

- Educação online

- Colaboração dos pais

- Melhor avaliação do aluno

- Administração simplificada e sem papel com sistemas de informação eLearning.

Quando indicamos essa necessidade junto às empresas de software, devemos falar das principais tendências na tecnologia da educação:

1. Codificação como Alfabetização

O futuro da economia digital pode ser impulsionado por pessoas com habilidades de programação e um entendimento de como os computadores funcionam. Está se tornando mais relevante para os alunos interagirem com a tecnologia e, assim, poderem controlar programas, dispositivos e aplicativos com os quais interagem.

2. Aprendizagem Colaborativa

Modelos de aprendizagem colaborativa provam ser cada vez mais bem-sucedidos. A colaboração espelha a forma como os humanos resolvem problemas e as ferramentas digitais ajudam os alunos a se conectarem uns com os outros. Os espaços de trabalho síncronos e assíncronos são criados em ferramentas como o Google Apps for Education e o Microsoft Classroom, além de remover barreiras de espaço, tempo e demográficas entre os alunos.

3. Alunos como Criadores

Os alunos estão começando a explorar assuntos através da criação ativa, em vez do consumo passivo de conteúdo. Laboratórios de fabricação, espaços criadores, suítes criativas intuitivas de programas de desktop, centros de mídia e aplicativos oferecem oportunidades práticas para os alunos canalizarem sua criatividade em soluções, invenções e expressões.

4. Repensando o Funcionamento das Escolas

Ferramentas de aprendizado adaptativo, bem como cursos educacionais abertos, estão personalizando e democratizando a forma como os alunos aprendem. Combine-os com uma tecnologia móvel, como um smartphone ou tablet conectado à rede, e os alunos terão um ambiente de aprendizado poderoso a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer lugar.

5. Redesenhando Espaços de Aprendizagem

Espaços de aprendizagem flexíveis permitem que os alunos criem o maior número de grupos necessários para as aulas. As salas de aula habilitadas para rede permitem que os alunos se conectem e colaborem em modalidades familiares e sociais conhecidas, que fazem parte de seus hábitos digitais cotidianos fora da sala de aula.

6. Oferecer Abordagens de Aprendizagem Mais Profunda

Para que os alunos permaneçam motivados, precisam ter uma noção de como suas habilidades e conhecimentos têm impacto. Plataformas de mídia social como Twitter, Snapchat e WeChat mantêm os alunos conectados a questões locais e globais. Quando integrados à pedagogia e combinados com ferramentas de criação de conteúdo, como o WeVideo e o YouTube, os mesmos canais podem ser usados ​​para contribuir com soluções ou insights de maneiras significativas.

A importância da tecnologia na educação de hoje

Existem inúmeras razões pelas quais a tecnologia é um dos principais aspectos da aprendizagem nas escolas. Para os estudantes sobreviverem na dura competição de hoje, eles precisam entender a tecnologia. Estas são as razões pelas quais a tecnologia é muito importante na educação:

1. Os estudantes exigem isso.

Os estudantes de hoje estão constantemente envolvidos com a tecnologia fora da sala de aula. As crianças gostam de ser interativas e o aprendizado baseado em tecnologia tornou-se parte de seu estilo de vida.

2. Novos professores exigem isso.

A tecnologia foi implementada no ensino pós-secundário e em outras áreas profissionais. Para os novos professores, a tecnologia é considerada uma necessidade para o aprendizado.

3. As crianças podem aprender no seu próprio ritmo.

As crianças querem aprender no seu próprio ritmo, mas às vezes as salas de aula tradicionais dificultam isso. Com a integração da tecnologia na educação, as crianças podem desacelerar e retomar conceitos e lições, e crianças mais avançadas podem ir em frente. Além disso, a tecnologia permite que os professores ajudem as crianças em um nível mais pessoal.

4. As crianças são nativas digitais.

As crianças conhecem a tecnologia melhor que a maioria dos adultos. É a maneira mais fácil de aprender, já que é parte integrante da vida deles. O engajamento de tecnologia na sala de aula ajuda as crianças a aprender não apenas melhor, mas também a adquirir habilidades multi-tarefas.

5. Não há limitações com a tecnologia.

Ter acesso a outras informações fora do material escolar fornece aos alunos várias formas de aprender um conceito. Os professores podem criar maneiras criativas de ensinar seus alunos, que os mantêm envolvidos. A tecnologia mudou o espaço de aprendizado, então aprender agora é mais prático.

A tecnologia pode definitivamente ajudar os professores a fazer um trabalho melhor, não substituí-los. Assim, os professores não precisam se preocupar com o modo como a tecnologia está revolucionando o campo da educação.

À medida que escolas e professores continuam adotando um número crescente de soluções de tecnologia e ferramentas de desenvolvimento de software, é importante considerar as novas tendências na educação e como os alunos aprendem. Como outros setores da sociedade de hoje, o campo da educação deve ser atualizado com as mais recentes tecnologias para atender às necessidades dos alunos.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page