Após alguns anos de esforços, principalmente no ramo corporativo, estamos começando a colher os benefícios de capacitar os próprios funcionários a criarem os seus próprios módulos de aprendizado. Parece utopia mas não é. A entrega pronta do treinamento faz com que o colaborador abstenha-se do benefício que é realmente aprender fazendo. Em épocas de metodologias ativas, aprendizagem pautada na pratica e via projetos, nada mais justo que o próprio funcionário participar do processo.
Vamos discutir algumas iniciativas que podem ser implementadas para aproveitar a parceria com criadores de conteúdo e os próprios funcionários.
A importância dos empregados que criam o treinamento – como fica o papel do gestor de treinamento?
Com todas as ferramentas de autoria e exemplos de eLearning disponíveis para nós, é fácil superestimar o que um módulo individualizado deve incluir para ter impacto. Se isso ajudar a alcançar um resultado de aprendizado de ordem mais alta, devemos definitivamente investir tempo na criação de elementos interativos e no uso de tecnologia mais sofisticada. No entanto, nem todas as necessidades de treinamento ou merecem o mesmo nível de complexidade de design.
Cursos de treinamento com "conhecer" e "lembrar" os resultados são ótimos candidatos para conteúdo gerado por funcionários. O conteúdo gerado pelo funcionário tem vários benefícios para uma equipe de Aprendizado e Desenvolvimento e para toda a organização:
- Permite que o processo de design se mova em um ritmo mais rápido. A equipe pode mudar sua atenção de criar conteúdo para moldar momentos de aprendizagem. Isso também significa que as informações do curso podem ser destiladas mais cedo e chegar aos alunos no momento em que elas precisam.
- Desloca o gargalo para consultor ou treinador. Em vez de ter que esperar que seu projeto seja priorizado pela área de T&D, que podem começar quando estiverem prontas e usar o treinamento como um recurso para aprender o que torna um treinamento eficaz.
- Ajuda a equipe de T&D a dimensionar seus esforços de design e se concentrar em tópicos mais complexos. Em vez de atender a todas as solicitações que os interessados trazem para eles, as equipes de T&D podem dedicar tempo aos módulos de treinamento de maior ordem, enquanto ainda atendem às necessidades das partes interessadas.
- Dá aos especialistas no assunto a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e compartilhar seus conhecimentos. Isso divide os silos de informações e oferece um novo conjunto de habilidades.
Iniciativas para facilitar o conteúdo gerado pelo empregado
Veja o valor do conteúdo gerado por funcionários como parte de nossa estratégia de T&D através de algumas iniciativas:
- Parceria individualizada de conteúdo - Para alguns cursos pode-se usar uma ferramenta de criação chamada Articulate. É uma plataforma de criação fácil de usar dos criadores do Storyline, que permite que os autores criem experiências de aprendizado responsivas e envolventes em um curto período de tempo. Especialistas se inscrevem em um curso de eLearning curto para aprender mais sobre como criar resultados de aprendizado e projetar avaliações, e então eles podem usar a ferramenta para organizar cursos rapidamente para suas equipes.
- Espaço para Aprendizagem Social - Um Ambiente Virtual de Aprendizagem, pode apresentar um componente de aprendizado social que permite que cada departamento tenha seu próprio espaço de aprendizado dentro da plataforma, chamado de canal. O ideal é você conhecer vários LMS que possam te oferecer essa funcionalidade no qual os funcionários possam fazer upload de quase qualquer tipo de arquivo para o canal. Eles também podem gostar, comentar e compartilhar com seus colegas. O resultado é um banco de dados pesquisável de materiais criados e selecionados que estão disponíveis para sua equipe a qualquer hora, em qualquer lugar. Além dos recursos de aprendizado, nossos parceiros de liderança adoraram a capacidade de criar vídeos curtos com atualizações de processos e armazenar as comunicações da equipe em um só lugar.
- Treinar o programa de treinamento – Pense um programa de treinamento de instrutores com módulos sobre facilitação e projeto instrucional. O objetivo do programa é conectar os participantes com nossos recursos e orientação para criar uma comunidade de treinadores e designers globalmente. O programa poderá incluir componentes síncronos e assíncronos, com oportunidades para os alunos praticarem e discutirem o que aprenderam e fazer upload de um projeto em que estiveram trabalhando ou uma gravação de um treinamento, e depois obter feedback de seus colegas e T&D. Também é interessante reconhecer os funcionários à medida que eles aumentam suas habilidades nesse campo, recompensando-os com responsabilidade adicional no grupo, a chance de facilitar o treinamento (para novas contratações) e a inclusão em parceria de conteúdo individual.
É possível mudar a visão de T&D dentro de sua organização, de um tomador de pedidos lento para um parceiro de negócios ágil. Há possibilidades de construir relacionamentos com especialistas no assunto e passar o tempo treinando e consultando projetos menores para que tenha mais tempo para projetar projetos maiores. Essa mudança de foco diminui o tempo necessário para liberar um projeto para os alunos e aumenta a credibilidade da equipe.
IDI Instituto de Desenho Instrucional