O treinamento de Compliance é a principal prioridade de todas as organizações, mas qual é a melhor maneira de transformar esse procedimento chato em uma experiência mais interessante? Permita que os seus funcionários evitem erros dispendiosos, tomem as decisões certas e respondam a uma cultura de local de trabalho aprimorada. Existem dois problemas com o treinamento de Compliance: 1. é chato. 2. é quase sempre tão genérico que se torna irrelevante. No entanto, o treinamento de Compliance é absolutamente necessário, pois há uma série de leis e regulamentos industriais e governamentais que toda a organização deve aderir.
Então, como você cria um programa de treinamento on-line de conformidade que seja eficaz e interessante para seus funcionários? Vamos às dicas:
1) O que você precisará para as avaliações de eLearning? Dois motivos: primeiro, para conhecer o seu público. Para quem você está criando e desenvolvendo o curso de treinamento on-line de conformidade? Eles são funcionários experientes ou recém-chegados? Quais são os seus antecedentes educacionais e profissionais? Quanto mais você souber sobre seus alunos corporativos, mais fácil será escolher os métodos e ferramentas de aprendizado apropriados para eles.
2) A segunda razão pela qual as avaliações de eLearning serão úteis é determinar o nível de entendimento de seus funcionários e quanto do programa eles precisam fazer. Obviamente, os funcionários que já estão familiarizados com as informações precisarão de uma abordagem mais avançada ou não precisarão fazer o curso de treinamento on-line de conformidade. As histórias são provavelmente a melhor prática de eLearning que você pode implementar para tornar o treinamento on-line de conformidade interessante. A narração de histórias, quando bem-feita, tem o poder de transformar o tópico mais insípido e mais complexo em uma experiência de treinamento on-line empolgante e altamente envolvente.
3) É desnecessário dizer que, quando o público não consegue se relacionar com os personagens e situações de uma história, eles imediatamente perdem o interesse. Evite usar material de conformidade genérico e inclua apenas conteúdo sobre problemas organizacionais específicos.
4) Se você deseja engajar seu público, precisa prestar atenção aos detalhes. É improvável que uma história mal escrita atraia seus funcionários.
5) Que tal um momento de suspense? Ou uma reviravolta surpreendente? Ou uma pequena situação de “horror” sobre falhas de conformidade? Claro, você não precisa ser excessivamente dramático; você não quer assustar seus alunos corporativos, apenas para provocá-los um pouco e mantê-los interessados. O mesmo se aplica ao adicionar elementos de humor. Mais uma vez, lembre-se de que toda ideia que você tentar deve estar relacionada aos objetivos de aprendizado do curso de treinamento on-line de conformidade. No final, é tudo sobre emoção. Histórias emocionais são o tipo mais poderoso de histórias. Eles são impactantes e altamente memoráveis; o que mais você procuraria em um processo de treinamento de compliance?
6) Os cenários de ramificação são ideais para o treinamento de compliance, pois oferecem a seus funcionários a oportunidade de não apenas fazer escolhas, mas também analisar o impacto dessas escolhas. Isso é particularmente importante para qualquer treinamento on-line de conformidade, já que aprender com os erros em um ambiente virtual é uma ótima maneira de evitar riscos onerosos na realidade. Em um cenário de ramificação on-line, seus funcionários podem testar-se livremente, responder a desafios e até mesmo descobrir novas maneiras de resolver um problema. Mais importante ainda, quando o cenário de ramificação on-line é bem feito e relevante, ele pode agregar valor real ao processo de treinamento on-line de conformidade, pois permite que seu público veja como um assunto potencialmente chato se vincula a aplicativos do mundo real.
7) Seus funcionários não se importam particularmente com problemas relacionados à conformidade, por isso você precisa encontrar uma maneira de transformar o processo de treinamento on-line em uma atividade divertida que os ajude a reter facilmente as informações. Jogos e simulações de e-learning são perfeitos para isso; crie níveis, desafios e um sistema recompensador e não deixe os jogadores terminarem o jogo, a menos que tenham entendido completamente os tópicos abordados! Além disso, você pode criar jogos de equipe, onde cada departamento pode lidar com seus próprios problemas de conformidade. Dessa forma, você pode estimular o trabalho em equipe e a colaboração e garantir que o processo de aprendizado seja relativo ao público corporativo.
8) Para ajudar seus funcionários a aprimorar a retenção de conhecimento, considere segmentar seu conteúdo on-line de conformidade. Módulos longos são, por padrão, mais difíceis de reter, então imagine o que acontece com um material de treinamento on-line sem fim e extremamente enfadonho. Divida seu conteúdo de treinamento on-line em módulos menores e mais fáceis de usar e use pontos de marcador com a maior frequência possível para evitar sobrecarga cognitiva. Além disso, aproveite o aprendizado móvel; afinal de contas, todos os seus funcionários carregam dispositivos móveis ou tablets e a maioria deles está sempre em movimento: será mais fácil para eles aprenderem se tiverem a oportunidade de estudar fora do horário comercial tradicional. Informações de tamanho reduzido são perfeitas para cursos de treinamento on-line de conformidade, pois ao usá-lo você pode se concentrar em postos-chave e transmitir todas as mensagens importantes.
O treinamento on-line de compliance não precisa ser chato. Contanto que você se esforce para conhecer seu público e encontre maneiras criativas e inteligentes de fornecer seu material, é possível desenvolver cursos de treinamento interessantes e eficazes que permitirão que seus funcionários apoiem com sucesso as metas e os valores de sua organização.
IDI Instituto de Desenho Instrucional