Uma das melhores maneiras de permanecer na vanguarda da EaD é dar uma olhada em tecnologias e tendências recentes. Neste post vamos destacar 10 tendências de aprendizado e desenvolvimento para 2018 que você pode querer incorporar em sua estratégia de treinamento on-line.
1. Personalização
Caminhos de aprendizado personalizados estão entre as melhores tendências de Aprendizagem e Desenvolvimento há anos. Isso se deve ao fato de que os cursos de treinamento on-line "mesmo para todos" parecem sempre estar aquém das expectativas. Os alunos corporativos precisam poder se concentrar em suas áreas de melhoria, em vez de acompanhar seus pares. A personalização de Aprendizagem e Desenvolvimento pode vir na forma de mapas de cursos não-lineares de eLearning, contratos de treinamento on-line individualizados ou atividades de treinamento on-line autodirigidas. A chave é avaliar as lacunas com pré-avaliações e, em seguida, dar aos alunos corporativos os recursos de treinamento on-line que eles necessitam para conectá-los.
2. Recursos de Suporte em Pequenos Pedaços
Os alunos corporativos geralmente não têm tempo para se sentar através de um curso de treinamento on-line de meia hora. Especialmente quando estão no meio de uma tarefa ou tentando superar um desafio comum. É por isso que os recursos de suporte de tamanho de mordida são essenciais no T&D corporativos. Todos obtêm as informações de que precisam para resolver o problema e desenvolver suas habilidades no local. Assim, as organizações melhoram o ROI de treinamento on-line e os funcionários estão mais satisfeitos no local de trabalho. Todo mundo ganha!
3. Relatórios e análises robustas
As métricas do LMS, as estatísticas do site e outras fontes de dados grandes oferecem a você a capacidade de aprimorar continuamente sua estratégia de L & D. Você pode acompanhar o desempenho dos alunos corporativos, a fim de identificar padrões e tendências, bem como destacar os pontos fortes e fracos individuais. Portanto, você tem o poder de intervir quando necessário e oferecer os recursos de treinamento suplementares on-line ideais. Por esse motivo, é essencial procurar um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem com recursos robustos de relatórios e análises.
4. Treinamento online auto estimulado
Os alunos corporativos devem poder ir ao seu próprio ritmo e se concentrar em áreas individuais para melhoria. O treinamento on-line auto-estimulado é uma das principais tendências de Aprendizagem e Desenvolvimento para 2018 e além, porque diferentes funcionários exigem diferentes recursos de treinamento on-line. Eles precisam treinar quando é mais conveniente para eles para que eles possam reter e recuperar a informação. Isso envolve a configuração de seu próprio cronograma, o desenvolvimento de objetivos específicos e a busca de recursos de treinamento on-line de forma autônoma.
5. Gamificação
Distintivos, pontos e tabelas de classificação incentivam a experiência de treinamento on-line. Estudantes corporativos que podem não ter a paixão e dirigir para participar ativamente podem usar essas ferramentas como um trampolim; pelo menos, até que sua motivação intrínseca funcione. A gamificação também serve como uma valiosa ferramenta de feedback. Por exemplo, um aprendiz corporativo não consegue ganhar um distintivo ou avançar para o próximo nível. Isso indica que eles precisam melhorar nesta área para alcançar o resultado desejado. Há uma ressalva a ter em mente, no entanto. As recompensas devem justificar o risco. Da mesma forma, você deve encontrar os incentivos que estimulam a motivação. Por exemplo, os quadros de classificação são benéficos para alguns, mas outros podem preferir mecanismos de jogo menos competitivos.
6. Design responsivo
O conteúdo de treinamento on-line multi-plataforma oferece aos alunos corporativos o poder de acessar recursos de treinamento on-line em qualquer dispositivo; dos laptops aos mais recentes smartphones e tablets. Como tal, as ferramentas de criação de eLearning de design responsivo e Learning Management Systems são "toda raiva" em Aprendizagem e Desenvolvimento. Essas plataformas permitem aos profissionais do eLearning criar uma versão mestre do curso de treinamento on-line com pontos de interrupção. O sistema ajusta o layout com base no dispositivo. Isso dá a cada aprendiz corporativo a oportunidade de navegar o curso de treinamento on-line com facilidade e participar ativamente da experiência de treinamento on-line.
7. Culturas de Aprendizagem Colaborativa Online
As organizações agora estão se esforçando para construir comunidades eLearning que promovam o desenvolvimento pessoal. Como resultado, as culturas colaborativas de aprendizagem on-line estão se tornando a nova norma. Os funcionários são encorajados a trabalhar com seus pares para resolver os desafios do cotidiano e compartilhar suas experiências. Um subproduto disso é experiências informais e espontâneas de aprendizagem em escala global. Todos contribuem para a comunidade e têm a capacidade de expandir seus próprios conhecimentos e habilidades.
8. Realidade Virtual e Aumentada
A realidade virtual e o conteúdo de treinamento on-line da Realidade Aumentada estão se tornando mais comuns a cada ano. Isto deve-se principalmente ao fato de ter tantas aplicações em Aprendizagem e Desenvolvimento, desde simulações imersivas de treinamento on-line baseadas em tarefas até jogos mais interativos e sérios. A Realidade Virtual e Aumentada tem o poder de transformar as experiências de treinamento on-line colocando alunos corporativos no meio da ação. Assim, eles são capazes de ganhar mais experiência no mundo real em um ambiente livre de risco.
9. Programas de Mentoria/Coach Online
Os alunos corporativos têm experiência, conhecimento e habilidades para compartilhar. Os programas de mentoria on-line facilitam essa troca e oferecem aos alunos corporativos mais controle sobre o processo de treinamento on-line. Você pode tornar essa colaboração ainda mais eficaz ao incorporar contratos de treinamento. Como resultado, os alunos corporativos têm o poder de criar metas personalizadas e estabelecer marcos.
10. Experiências de aprendizagem social
A maioria dos alunos corporativos já usa redes sociais, blogs e discussões on-line. Portanto, eles são um excelente complemento para as iniciativas de Aprendizagem e Desenvolvimento. Os alunos corporativos podem usar essas ferramentas de aprendizagem social para interagir com colegas e obter feedback valioso. Eles também têm a capacidade de compartilhar recursos de treinamento on-line e criar seu próprio conteúdo de treinamento on-line, o que melhora a compreensão. Por exemplo, crie postagens de blog semanais para recapitular o assunto e explorar sua própria perspectiva, ou participar de grupos de redes sociais, a fim de discutir tópicos importantes e compartilhar dicas.
Estas 10 principais tendências de Aprendizagem e Desenvolvimento para 2018 dão uma boa indicação de onde a indústria eLearning está indo. É a personalização, suporte contínuo e aproveitando ao máximo as tecnologias de ponta de hoje, além de oferecer aos seus aprendizes corporativos os incentivos e as interações sociais de que necessitam para se envolver ativamente.
IDI – Instituto de Desenho Instrucional