
Um ingrediente importante para um curso de sucesso é tornar os estudantes receptivos à aprendizagem. Como podemos entender isso, abrindo suas ideias para a possibilidade de aprender e, assim, aproveitando ao máximo o que o curso tem para oferecer? Leia mais para descobrir
Maria, Joao e Laura trabalham no departamento de T&D de uma grande empresa. Uma manhã, sua gerente, Marta, os chama na sua sala. Ela diz: "Parabéns! Vocês vão para um treinamento em outra cidade.
UHUU! Os 3 se preparam para a viagem. Antes de sair, eles individualmente fazem planos para a viagem. Veja o que cada um de seus planos se parece:
Maria
No final da viagem, gostaria de:
Voltar com pelo menos 3 ideias para melhorar o meu design de aprendizagem.
Conectar-me com pessoas sobre aprender, especialmente aqueles que falam sobre aprendizagem social e gerenciamento comunitário.
Participe de pelo menos 4 módulos de aperfeiçoamento online
João
No final da viagem, gostaria de:
Participe de pelo menos 9 sessões simultâneas; aperte em 12, se possível.
Faça anotações e consolide para referência posterior.
Laura:
Passear e pedir aos colegas que apresentem um compilado do que foi falado.
Depois de voltar, Helen pede a cada um deles para apresentar suas experiências da viagem.
Você pode adivinhar o que teria acontecido?
Você está certo! Maria tinha um conjunto claro de dicas para se apresentar da conferência, enquanto João, embora um pouco dispersa, tinha alguns pontos para falar. Allen, infelizmente, não tinha nada de substancial para se apresentar. O que ele aprendeu na conferência rapidamente evaporou, graças à sua falta de objetivos e ao foco na aprendizagem. Pensemos nisso por um momento. Ocorre muito e o tempo todo na realidade das empresas. Colaboradores sendo empurrados para participar de um evento de treinamento de um dia sobre a conformidade ou ser forçado a ter um monte de cursos de e-learning longos e sem contexto.
Assim, a menos que o aluno esteja no modo "receptivo" (por isso quero dizer, eles estão emocional e intelectualmente prontos para receber o conteúdo), é altamente improvável que um evento de aprendizagem seja de algum benefício para eles.
Apesar de assistir o mesmo evento, e provavelmente sentando as mesmas sessões e encontrando o mesmo grupo de pessoas, a quantidade de aprendizado que cada um obteve é diretamente proporcional ao quão "receptivo" eles eram.
Então, como podemos garantir essa receptividade? Como nos certificamos de que os aprendizes são receptivos ao aprendizado que nós os forçamos a obter (principalmente no ramo comparativo)?
Dicas sobre como fazer os alunos receptivos à aprendizagem
1. Diga-lhes o porquê e o como.
Por que esse tópico é importante? Não para o negócio, não para a organização, mas para mim, o aluno, como um indivíduo.
Como isso vai me ajudar na minha vida / trabalho?
2. Faça uma conexão emocional.
Existe uma razão pela qual as pessoas adoram histórias. E é pelo mesmo motivo que eles são viciados em filmes e jogos.
Alegria, tristeza, desafio, competição, surpresa, suspense, medo, raiva, confiança ... estas são apenas algumas das emoções em que podemos utilizar nos cursos para que os alunos retornem sempre.
3. Endereço uma necessidade.
Em última análise, o curso precisa ajudar o aluno a melhorar em algo ou ser útil em algo. Especificamente, deve entregar o que prometeu entregar no estágio acima.
Um exemplo clássico disso são os vídeos do YouTube. Não importa o quão bom ou ruim é um vídeo. Se abordar a minha necessidade do momento, diga "como consertar minha máquina de lavar roupa", eu continuarei observando uma e outra vez até obter as informações corretas.
4. Elabore uma amostra.
Ninguém tem o tempo ou a inclinação para percorrer um curso prolongado que cubra todos os pequenos detalhes que você está tentando mostra. Dica: Vá direto ao ponto, e os alunos serão mais receptivos à experiência.
5. Faça isso opcional.
Forçadamente, fazer os aprendizes sentarem-se através de uma aula e fazê-los desligar seus celulares NÃO equivale a que suas mentes estejam abertas ao que a classe oferece. O mesmo vale para bloquear o botão Próximo na esperança de que eles leguem e absorvam cada pequena informação apresentada na tela.
Na verdade, essas estratégias têm o efeito oposto. Um indivíduo (especialmente um adulto) que não se sente no controle de suas circunstâncias é muito improvável que tenha uma mente aberta e receptiva que seja favorável para a aprendizagem.
Para tornar seus alunos receptivos ao aprendizado, explique os benefícios, vendam a idéia e deixe-os decidir se devem ou não seguir o curso.
Então, o que acha das dicas?
IDI – Instituto de Desenho Instrucional