Se você quiser garantir que seu aprendiz transfira com sucesso a teoria para prática, uma simulação pode ser a resposta. Para desenvolver uma experiência online relevante, envolvente e valiosa para seus alunos, siga estes 5 passos antes mesmo de tocar sua ferramenta de autoria
1. Planejar o processo
Primeiro, é importante que você mapeie, passo a passo, cada etapa em que alguém passaria em uma situação da vida real. Esta é uma parte fundamental do planejamento, pois é o processo que você precisará espelhar através do uso de sua simulação para EaD.
2. Traduzir o processo em uma experiência on-line
Depois de saber exatamente o que o seu aluno precisa fazer e em qual ordem, você pode se concentrar em como você vai simular cada etapa no ambiente digital.
3. Traduzir o processo em uma experiência on-line
No exemplo, áudio-clips e questões de ramificação são usados para simular contatos de chamada e adaptar a experiência a cada aluno. O objetivo disso é conseguir que a equipe atinja e confie com alguns dos desafios que podem enfrentar em uma conversa telefônica antes que eles tenham que falar com perspectivas reais.
A oportunidade de praticar e aprender com erros em um ambiente seguro, sem julgamento e livre de risco é um grande benefício das simulações. Esta abordagem também pode economizar muito tempo e recursos em comparação com a necessidade de membros mais experientes de sua equipe para participar de jogadas de papéis encenadas.
4. Fornecer comentários
É verdade que uma forma eficaz de aprender é cometer erros. No entanto, este é apenas o caso se os erros forem acompanhados de feedback contextual acionável. É importante apresentar este processo dentro da sua simulação, a fim de proporcionar uma valiosa experiência de aprendizagem.
Certifique-se de que o suporte esteja disponível para cada passo da sua simulação para que todas as possíveis falhas possam ser definidas no momento.
5. Adicione detalhes e verifique suas decisões
Depois de concluir as etapas de 1 a 3, é fundamental adicionar qualquer detalhe à sua simulação possível. Decida sobre as diferentes interações que deseja incluir na sua simulação; As possibilidades incluem tempos, perguntas e formatos como vídeo e áudio.
Você deve selecionar suas interações com base no que terá o maior impacto para o seu aluno. Pergunte-se por que você deve colocar um vídeo em uma página específica e por que você deve apresentar um determinado pedaço de conteúdo como um clipe de áudio. Seu foco para cada parte da sua simulação deve ser como ajudar seu aluno.
Gostou? Então compartilhe!
IDI – Instituto de Desenho Instrucional