Qual é a primeira coisa que você faz quando você começa a projetar um novo curso de eLearning?
O que faz você sentir que curso que você projetou é o melhor para seus alunos?
É a navegação fácil ou os gráficos convincentes que acompanham seus textos?
Em outras palavras, o que é mais importante para você: o design instrucional ou o design visual?
A resposta é simples. Ambos. Ao criar um curso de eLearning, você não pode dar mais ênfase a apenas um dos dois fatores. O principal motivo é que um projeto de instrução desagradável não será melhorado com os visuais, bem como os gráficos mal trabalhados vão distrair os alunos de prestar atenção e impedir que eles estejam ativamente envolvidos no curso. Mas o que é Design instrucional e o que o torna diferente do design visual?
Uma definição interessante na qual "Design instrucional contribui com teorias sobre como os seres humanos aprendem, estratégias para aplicar essas teorias e metodologias para implementar as estratégias".
Como você pode ver, esses três fatores, teorias, estratégias e metodologias estão ligados em um ciclo recorrente que continua mudando, à medida que surgem novas teorias, criando a necessidade de novas estratégias e metodologias.
Por que o design instrucional é importante
Para começar, de acordo com o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, Design Instrucional ou Educacional "é o processo através do qual um educador determina os melhores métodos de ensino para alunos específicos em um contexto específico, tentando obter um objetivo específico".
Isso significa que os Designers Instrucionais devem, em primeiro lugar, considerar os alunos que irão acompanhar o curso e suas necessidades, ao criar um novo curso.
Quem será o seu potencial aluno?
Que conhecimento e habilidades prévias precisam ter?
Quais são seus objetivos de aprendizagem?
Quais as habilidades que seus alunos obterão do seu curso?
Tendo em mente essas questões, eles devem encontrar e usar os métodos de ensino apropriados que se aplicam a essas necessidades para que os objetivos desejados sejam alcançados.
No entanto, o Design de Ensino se concentra principalmente nos objetivos de aprendizagem e nas formas como eles podem ser alcançados. Mas aprender teorias destaca as maneiras pelas quais o conhecimento é absorvido, processado e retido durante a aprendizagem. E aqui está exatamente o papel do Visual Design.
Por que o design visual é importante
O texto, os sons, os gráficos, o vídeo e as animações são utilizados para fazer cursos mais intensos e interativos, que ativam todos os canais sensoriais dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos. Mas há mais. Visual Design não é apenas sobre o uso da mídia. Visual Design também é sobre a experiência do usuário e a forma como o aluno navega em um curso. Trata-se de interação.
Falando em termos científicos, o acima é definido como User Interface Design ou em nosso caso: Learning Experience (LEX). O design da interface do usuário, quando se trata de eLearning, determina a utilidade e a eficácia de um curso de eLearning. Se o Design da Interface do Usuário for baseado em interações simples, mas eficientes com o usuário, então será mais fácil para os objetivos de aprendizagem serem realizados.
Em outras palavras, o LEX explora controles, botões de navegação, layouts e outros elementos, enquadrados pelos gráficos e visuais apropriados, que facilitam as ações do usuário.
Isso, como resultado, leva à importância do LEX (Learning Experience) que é o processo de aprimorar a satisfação e a lealdade do cliente, melhorando a usabilidade, a facilidade de uso e o prazer providos em a interação entre o cliente e o produto.
No nosso caso, o produto aqui é o curso eLearning. Se os alunos podem encontrar facilmente as informações necessárias em um curso, eles se sentem satisfeitos, enquanto, por outro lado, se eles têm dificuldade em procurar ou são bombardeados com meios irrelevantes, eles se sentem irritados e, geralmente, desistem do processo de aprendizagem.
Por que ambos são igualmente importantes
Então, o que você deve fazer, para manter seus aprendizes motivados? Você deve fundir o Instrumento e o Visual Design para criar cursos eficazes de eLearning que proporcionem uma experiência positiva para o usuário.
Como você pode fazer isso? Pesquisa.
Existem muitas práticas diferentes disponíveis que o ajudam a oferecer cursos eficazes de eLearning. A tecnologia muda rapidamente e cria demandas crescentes quando se trata de eLearning. As técnicas de design instrucional que costumavam ser efetivas no ano passado, podem não ser utilizadas em um novo curso. O mesmo se aplica às teorias de Design de Instrucional. Você deve sempre escolher aquele que atenda às necessidades de seus alunos.
Para concluir, conhecer as necessidades de seus alunos e seus objetivos de aprendizagem, ter pleno conhecimento do assunto do curso, bem como aplicar os princípios do Projeto de Instrução e do Projeto Visual garantindo integridade instrucional e visual, então e somente então você pode oferecer cursos eficazes de eLearning que têm o melhor resultado para seus alunos e ajudam-nos a obter uma experiência significativa.
Vamos experimentar o LEX?
IDI – Instituto de Desenho Instrucional