O nível de inteligência bruta de uma pessoa, medido por testes de aptidão, como pontuação de QI, geralmente é bastante estável para a maioria das pessoas durante a idade adulta.
Embora seja verdade que há coisas que você pode fazer para ajustar suas capacidades naturais, como fazer exercicios de cérebro, resolução de quebra-cabeças e obter um sono ideal - a quantidade de força-chave bruta que você tem é difícil de aumentar de forma significativa ou permanente.
Para aqueles de vocês que se esforçam para ser alto desempenho, isso pode parecer uma má notícia. Se o poder de processamento não pode ser aumentado, então, como os problemas cada vez mais complexos da vida podem ser resolvidos?
A chave são modelos mentais
A boa notícia é que, enquanto as habilidades cognitivas cruas importam, é como você usa e aproveita as habilidades que realmente fazem a diferença.
As pessoas mais bem sucedidas do mundo, de Ray Dalio a Warren Buffett, não são necessariamente ligas acima do resto de nós em inteligência bruta - eles simplesmente desenvolveram e aplicaram melhores modelos mentais de como o mundo funciona e usam esses princípios para filtrar seus pensamentos , decisões, estratégias e execução.
A infografia de hoje vem do autor e empresário Michael Simmons, que vendeu mais de 650 modelos mentais através de seu trabalho. A imagem, de um estilo semelhante a uma que publicamos anteriormente sobre viés cognitivos, sintetiza esses modelos até os modelos mentais mais úteis e universais que as pessoas devem aprender a dominar primeiro.
Conceitos como a regra 80/20 (princípio de Pareto), interesse composto e efeitos de rede são resumidos na visualização, e seus componentes principais são divididos ainda mais dentro do círculo.
Exemplo de modelo mental
Em uma publicação média recente de Simmons, ele destaca um modelo mental bem conhecido que é o caminho perfeito para começar.
A regra 80/20 (princípio de Pareto) é nomeada após o economista italiano Vilfredo Pareto, que provavelmente era a primeira pessoa a anotar a conexão 80/20 em um artigo de 1896.
Em suma, mostra que 20% dos insumos (trabalho, tempo, esforço) geralmente levam a 80% dos resultados (desempenho, vendas, receita, etc.), criando um quadro mental extremamente vívido para tomar decisões prioritárias.
A regra 80/20 representa uma distribuição de lei de poder que tem sido empiricamente demonstrada para existir em toda a natureza, e também tem grandes implicações nos negócios.
Se você concentrar seu esforço nessas 20% das tarefas em primeiro lugar, e aproveitar ao máximo, você poderá gerar resultados de forma muito mais eficiente do que perder tempo na "cauda longa" de 80% mostrada abaixo.
Este é apenas um exemplo de como um poderoso modelo mental pode ser eficaz para fazê-lo trabalhar de forma mais inteligente.
Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2018/02/how-to-be-smarter-infographic