![](https://static.wixstatic.com/media/06b15b_5a9623005be547b39ee62b1d2992ff60~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_489,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/06b15b_5a9623005be547b39ee62b1d2992ff60~mv2.jpeg)
Voltaire disse uma vez que o Sacro Império Romano não era sagrado, nem romano, nem um império. Não temos que ir tão longe em reconhecer o desequilíbrio nas partes constituintes dos Learning Management Systems.
Claro, há muita gestão e sistema lá, mas muitas vezes muito pouca aprendizagem real. E a aprendizagem que existe não é entregue quando os alunos realmente precisam disso, nem na forma em que eles precisam.
Precisamos de um novo tipo de LMS da maneira que queremos e precisamos aprender hoje. Com a IA, temos o potencial de colocar os alunos no centro e, ao mesmo tempo, que eles entendam e gerenciem melhor sua aprendizagem.
Um LMS assistido por IA pode levar a aprendizagem, gestão e sistema a um alinhamento mais harmonioso e efetivo.
Mas o meu LMS funciona bem
Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem tendem a se adequar ao aprendizado de designers e gerentes, mas não o corte para o aprendiz real. Eles são muitas vezes pouco intuitivos, demasiado pesados, até mesmo irrelevantes.
A maioria dos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem são construídos em torno dos requisitos do profissional de T&D, com foco em questões complexas como onboarding, mapeamento de competências, relatórios e planos de aprendizado.
Estas são todas características importantes, mas são um mundo longe das preocupações do aprendiz moderno que tem pouco tempo e demanda muito conhecimento. Learning Management Systems são de cima para baixo e muitas vezes também são pesados. A navegação é fraca e as interfaces do aprendiz não são intuitivas.
Mas a maioria dos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem simplesmente não colocam o aprendizado no centro ou o aprendiz em controle.
Tomando conta do aluno
Sabemos, desde a Grécia antiga, que a aprendizagem é um processo de 2 vias, um diálogo. Com todas as novas tecnologias e o advento das mídias sociais, os alunos esperam respostas rápidas e fáceis às suas perguntas.
Eles querem que sua aprendizagem seja personalizada para atender às suas necessidades e permitir a colaboração com outras pessoas. Eles querem aprender em movimento em seus dispositivos móveis e serem liberados da sala de aula, mas ainda têm essa interação cara a cara que é a característica de uma boa classe.
Fazendo o LMS invisível
Existem 2 abordagens contrastantes para resolver esse dilema; Ou tornam a plataforma mais "social", introduzindo mais recursos que imitam as mídias sociais, ou tornam o aprendizado mais relevante e acessível ao mover o LMS para fora do caminho.
A última abordagem em que o LMS se torna "invisível", enquanto os alunos têm acesso direto e controle sobre a informação e o aprendizado armazenados no LMS é uma tendência, o desafio é fazer isso sem lidar com interfaces complexas ou a necessidade de se inscrever para um curso.
Acesso direto ao conteúdo
Podemos identificar 3 características principais que removem o LMS do caminho:
1) Links significam que os aprendentes têm acesso direto à aprendizagem quando precisam. Isso pode ser tão simples como configurar um link da web ou um QR Code que leve o aluno diretamente a um determinado treino ou informação. Imagine um engenheiro em uma ligação que enfrenta um problema particularmente incomum. Ele não vê esse tipo de problema ou uma base diária, então, é improvável que tenha todos os detalhes da solução em sua cabeça. Ele precisa de um treino e precisa disso agora. Um QR Code para o equipamento que ele está tentando consertar, escaneado por seu smartphone leva-a à solução, e ela retifica o problema.
2) Os serviços da Web fornecem outra maneira de organizar e fazer aprendizagem acessível para um determinado momento e contexto. Um portal de atendimento ao cliente fornece informações em um contexto específico, relevante para essa função de trabalho particular e significa que um funcionário em uma chamada pode acessar a informação que ele precisa diretamente através do portal sem arrasto todo o LMS. E o portal terá recursos (pedaços específicos de informações), nem cursos de treinamento inteiros ou apresentações de uso limitado no trabalho.
3) Finalmente, o uso de um único log-on remove a barreira e permite que o acesso direto aos recursos do LMS. Ele integra o LMS, em vez de removê-lo ou isolá-lo, o fluxo de trabalho.
Principais organizações já estão nessa onda. Como Josh Bersin observa, "Empresas como a IBM, a Sears e a Visa estão começando a desligar seus sistemas antigos e a construir uma nova geração de infraestrutura de aprendizagem que se parece mais com uma "rede de aprendizado "e menos como uma única plataforma integrada”.
IA pode levá-lo mais longe
Remover as barreiras e tornar o LMS invisível é apenas o primeiro passo. Eles limpam o caminho para a aprendizagem. Mas eles não tornam o aprendizado mais acessível ou relevante para o aluno. Para isso, precisamos dos últimos desenvolvimentos em Inteligência Artificial.
Tome chatbots, por exemplo. Esses programas de computador assistidos por IA podem responder a consultas de forma que uma pesquisa simples não possa. Chatbots não são fontes passivas de informação, mas assistentes ativos. Eles respondem aos pedidos de linguagem natural, fornecem respostas e aprendem a fazê-lo. Com base nos dados que eles adquirem sobre seus pedidos, eles podem fazer sugestões, adaptar informações às suas necessidades e imitar o instrutor no treinamento. Em certos papéis de suporte, eles respondem pedidos comuns de clientes, liberando agentes humanos para lidar com problemas mais complexos.
A IA não apenas melhora o LMS, torna-o verdadeiramente sensível às necessidades dos alunos: um sistema que se adapta de forma inteligente aos pedidos dos alunos e lhes permite assumir o controle de sua própria aprendizagem.
LMS: o futuro
O LMS não está morto. Ainda é um setor de £ 4 bilhões. Mas precisa se adaptar para sobreviver e colocar o 'L' verdadeiramente primeiro ao mover o 'M' e 'S' para o fundo.
Isso significa criar um sistema que seja verdadeiramente social e funcional para os alunos: levá-lo liderado pelas mídias sociais, possibilitando a colaboração e a aprendizagem entre pares, incluindo o aprendizado informal que adquirimos e acessamos fora do LMS e fora do trabalho.
Existe também um enorme potencial para sistemas de aprendizagem na implantação do xAPI. O uso do rastreamento xAPI vinculado a uma Loja de Registro de Aprendizagem (LRS) significa que você pode gravar a aprendizagem fora do local, incidental e informal que é externa ao LMS. E um LRS pode se tornar um componente de um LMS revitalizado.
Em um Learning Record Store, a informação sobre os alunos é organizada e armazenada como declarações de competência. Isso permite o desenvolvimento de uma personalização real do aprendizado ligada à competência e habilidade de um indivíduo. A IA pode ajudar na mineração e na análise de dados para tornar a aprendizagem mais relevante e acessível.
IDI Instituto de Desenho Instrucional