Como um Designer Instrucional, ter uma carteira pública é uma necessidade. Um portfólio pode mudar sua vida. Pode te levar ao trabalho dos seus sonhos, capacitá-lo a desenvolver suas habilidades e inspirará os outros. Criar um portfólio excelente não precisa ser muito "trabalhoso" ou custar muito dinheiro.
Aqui estão algumas maneiras de começar a criar um portfólio surpreendente de eLearning:
1. A variedade é a especiaria da vida profissional
O portfólio de um Designer Instrucional deve se concentrar em mais peças. Compartilhe exemplos de projetos como gráficos, UI Design, estudos UX, exemplos de escrita, tutoriais de screencast, vídeos animados, desenvolvimento web, projetos de podcast / áudio e muito mais. Uma variedade de projetos mostrará sua habilidade para criar diferentes tipos de experiências.
2. Concentre-se em trechos
Nem todo exemplo em seu portfólio precisa ser de um cliente ou exemplos do mundo real. Um dos maiores obstáculos que um Designer Instrucional tem são as clausulas de “não divulgação” do trabalho desenvolvido. Isso significa que muito do nosso trabalho não pode ser compartilhado. Algumas pessoas escolhem a rota de tentar tirar todo o conteúdo, mas existem outras maneiras para ter amostras para compartilhar. Crie trechos de vídeo, e-learning, projetos e muito mais que você possa compartilhar com seu portfólio. Eles não precisam ser projetos completos, apenas algo para mostrar que você construiu suas habilidades.
3. Escolha um tópico que o interesse pessoalmente
Ao trabalhar em um projeto para o seu portfólio, escolha um tópico que realmente o interessa. Você se sentirá mais motivado a criar com base em algo que você realmente deseja aprender.
4. Desenvolva o que interessa você
Concentre-se no desenvolvimento de projetos que lhe interessem. A sua produção de video de paixão? Concentre-se na escrita de roteiros, filmagem de vídeo, edição, animação e muito mais. Trabalhe no desenvolvimento para o tipo de trabalho que você deseja fazer.
5. Mostre sua personalidade
Seu portfólio é seu portfólio, isso lhe dá a chance de se destacar e brilhar. Mostre um pouco de sua personalidade na apresentação do seu trabalho.
6. Inspire-se
Se você está preso a idéias para projetos ou precisa de inspiração, olhe na internet para projetos semelhantes. Invista na recriação de projetos de interface de usuário, estilos de animação ou até mesmo através de tutoriais e adicione o que você criou deles para o seu site (com créditos, é claro).
7. Faça uso de ensaios
Criar experiências de aprendizagem pode tornar-se importante. Quando sabe que você tem algum tempo de inatividade, reflita sobre o que você vai criar e, em seguida, inicie uma tentativa inovadora. Além disso, faça uso de todas as ferramentas de código aberto e aberto que estão disponíveis.
8. Criar um site
O que é um portfólio sem um site no qual você será avaliado? Há toneladas de ferramentas lá fora que facilitam a criação de um site de portfólio. Pesquise!
9. Peça comentários
O feedback pode ser muito difícil de pedir e difícil de tomar, mas é o que nos ajuda a crescer em nossas carreiras quando é aplicado. Depois de ter seu site de portfólio pronto para ser publicado, peça comentários. Convide os colegas da área e faça perguntas como: "O que você faria diferente?" e "Existe alguma coisa que os empregadores potenciais estariam procurando por aqui que não incluí?". Seja aberto ao feedback e ajuste seu portfólio com base nos comentários dos outros.
10. Promova-se
Compartilhe seu trabalho. Você é o seu maior crítico. As pessoas adoram ver o que os outros estão trabalhando, mesmo que você seja um novato. Quanto mais você compartilha com o LinkedIn, Twitter, em conferências mais e mais provável será que você alcance o trabalho dos seus sonhos. Além disso, compartilhar seu trabalho ajuda você a desenvolver suas habilidades, inspira outros a fazer o mesmo e encoraja você a continuar melhorando.
IDI Instituto de Desenho Instrucional