Existem várias modalidades de treinamento que podem ser usadas separadamente e simultaneamente, e o treinamento de vídeo é ideal para muitos formadores devido ao maior envolvimento com o conteúdo que o vídeo fornece. Para garantir um ótimo vídeo de treinamento, existem 5 técnicas que devem ser implementadas ao criar ou usar vídeos para treinamento: narração de histórias, discussão, scripts, storyboard criativo e avaliação.
1. Contar histórias
Incorporar histórias em seus vídeos é uma maneira simples de desencadear interesse e aumentar o engajamento. As histórias são confiáveis, criando assim um personagem que os formandos podem se identificar. Usar o arco dramático como um guia para contar histórias irá ajudá-lo a criar um vídeo de treinamento emocionante. Em suma, o arco dramático tem 7 ou 8 etapas de orientação, dependendo da sua história. Primeiro o tópico é introduzido, então um personagem e o problema. O ponto da trama ou o clímax da história vem em seguida, com o argumento principal e argumentos adicionais a seguir. O resultado e a ligação à ação concluirão o seu vídeo.
2. Proponha discussões
Se você estiver criando vídeos de treinamento escrever um script que permite a discussão é uma maneira inovadora de usar o vídeo. Usando os botões de reprodução e pausa no player de vídeo, você pode fazer perguntas sobre o conteúdo e estimular a discussão sobre o que você está ensinando. Uma maneira criativa de fazer isso seria ter uma imagem de um ponto de interrogação no storyboard onde você gostaria de fazer uma pergunta, ou você pode até mesmo escrever a pergunta no vídeo e, em seguida, pausar o vídeo para se envolver em um conversa sobre o que está sendo ensinado.
3. Scripts
Para se certificar de que seus alunos entendam um conceito difícil participe da escrita de roteiros dos vídeos. Usando ferramentas de criação de video, os formadores podem distribuir vários documentos de treinamento para grupos de alunos, e eles podem trabalhar juntos para roterizar um vídeo de treinamento dessa informação. Esta é uma ótima maneira de garantir que os formandos compreendam um tópico ou processo corporativo difícil. Você pode até mesmo negociar o processo de treinamento através de scripts! Premie a equipe com o melhor vídeo de treinamento!
4. Storyboard Criativo
A criatividade ajuda as equipes e organizações a resolver problemas de novas maneiras e encoraja o pensamento crítico para a inovação. Ensinar a criatividade não é uma coisa fácil de fazer, mas os treinadores podem ajudar, fazendo com que os formandos criem storyboards para vídeos. O processo de storyboard inclui a configuração de imagens em uma tela que conta uma história. As cenas não devem estar superlotadas - devem ser simples o suficiente para que um espectador olhe para a tela sem se confundir sobre o que está acontecendo visualmente.
5. Avaliação
Quando se trata de tempo de teste, os vídeos podem ser usados de várias maneiras. Apresentar um vídeo no final de uma aula é uma maneira rápida de resumir tópicos e atualizar as memórias dos alunos antes de um exame. Mostrando vários vídeos de treinamento de microlearning e, em seguida, criar um questionário sobre cada tópico ajudará os formandos a aprender e reter a informação. Outra maneira de avaliar o uso de vídeos é pausar o vídeo em horários designados e, em seguida, fazer perguntas para que os alunos respondam em tempo real, logo após terem ouvido as informações.
IDI Instituto de Desenho Instrucional