Somos influenciados pelos comportamentos e atitudes das pessoas que nos rodeiam. Com uma nota positiva, essa influência de pares leva ao desenvolvimento de sociedades saudáveis e funcionais. Também podemos usar o engajamento positivo dos pares para melhorar o desempenho dos alunos corporativos, que podem compartilhar o conhecimento que adquiriram e usá-lo para melhorar a performance do grupo. No entanto, para não criar antagonismos e reações negativas, o feedback baseado em pares precisa ser monitorado e estruturado. Em todo o tempo, um facilitador on-line deve manter-se atento aos procedimentos para orientá-lo na direção certa.
1. Comece com Auto-avaliações On-line
Se você já entrou em uma biblioteca ou abriu uma janela de navegador de internet, você está familiarizado com a sensação de aborrecimento. Com tanta informação ao alcance, pode ser difícil saber por onde começar. E às vezes, não saber por onde começar impede que você dê o primeiro passo. Os pares podem ser um recurso útil no treinamento on-line, pois podem oferecer aos alunos corporativos muita informação útil e transmitir novas habilidades. Inclua auto-avaliações detalhadas de eLearning, para que os alunos corporativos possam identificar suas próprias forças e pontos fracos. Os alunos corporativos podem compartilhar seus resultados entre si, para que todos saibam quem é bom com o que. Dessa forma, eles sabem a quem abordar com um desafio específico. Todos podem se beneficiar plenamente dos méritos de seus pares.
2. Conheça o nível dos alunos
Enquanto seus alunos corporativos participarão do mesmo curso de treinamento on-line, seus conjuntos de habilidades diferem. Alguns de seus alunos corporativos serão cidadãos digitais que passaram toda a sua vida on-line. Outros serão aprendizes mais tradicionais que estão apenas descobrindo o mundo do treinamento on-line. Nesse sentido, enquanto seus alunos corporativos serão pares no curso de treinamento on-line, sua base de conhecimento estará longe de ser igual. Coloque estruturas no local para permitir isso. Por exemplo, não é aconselhável que um funcionário do departamento de TI comente no trabalho por colegas sem experiência com o computador. Esse tipo de feedback provavelmente não será útil, e possivelmente até desmoralizará. Faça um esforço consciente para subdividir seus alunos corporativos com base em habilidades. Desta forma, as dicas que eles obtêm são de colegas reais, em vez de aprendizes mais avançados.
3. Dê feedback construtivo
Nos cursos on-line, há muitas oportunidades para responder e compartilhar pensamentos. Os alunos corporativos podem dizer aos instrutores on-line o que funciona e o que não funciona. No entanto, a comunicação não precisa ser unidirecional. Não precisa ser restringido de instrutores on-line a alunos corporativos e vice-versa. Os alunos corporativos podem ver o trabalho uns dos outros, especialmente em tarefas individuais. De muitas maneiras, as respostas de um parceiro são mais úteis, pois não há estruturas de poder envolvidas, e o feedback vem da perspectiva de um leigo. Incentive os alunos corporativos a exibirem seu trabalho em um fórum onde seus colegas possam vê-lo, como fóruns de discussão on-line, blogs ou grupos de mídia social. Então, convide colegas para responder. Se você está preocupado com julgamentos ou ataques pessoais, defina algumas regras de engajamento. As regras garantirão que o feedback seja realmente útil. Esse tipo de resposta aos pares é bastante viável para tarefas orientadas para mídia social.
4. Acompanhe interações com base em pares
O feedback do seu interlocutor não deve ter um fim em si mesmo. Idealmente, você não permitirá que seus alunos corporativos se soltem sem supervisão. Você deve usar um sistema para rastrear os comentários, dar assistência e ver respostas que eles estão entregando. Estes dados representam uma mina de ouro. Reunir, ordená-lo e encaminhá-lo novamente para o treinamento on-line. Os comentários dos pares mostram onde os alunos corporativos estão lutando e o que eles estão fazendo para melhorar. Tudo isso é informação que você pode usar para melhorar seu curso on-line como um todo. Mantenha o ciclo de feedback fluindo, tornando o curso melhor para todos. Sempre que possível, mantenha registros do feedback dos pares.
IDI Instituto de Desenho Instrucional