O eLearning revolucionou o mundo da educação. Ele deu a todos a oportunidade de construir sua base de conhecimento, independentemente de seus antecedentes ou localização física. No entanto, a acessibilidade do curso eLearning ainda é uma grande preocupação para alguns alunos on-line. Especialistas em particular em linha com necessidades especiais ou aqueles que estão usando seus dispositivos móveis para explorar o assunto. Aqui estão 8 técnicas rápidas e econômicas para melhorar a acessibilidade do curso eLearning.
1. Incluir legendas
Os alunos on-line com deficiências auditivas não podem se beneficiar de suas faixas de fundo, narrações de áudio e podcasts. Em vez disso, eles requerem legendas ou libras para entender completamente o assunto.
2. Adicionar Imagens Relevantes e Gráficos
Os alunos on-line assimilam informações de diferentes maneiras. No entanto, os visuais são a maneira mais direta de transmitir informações e melhorar a retenção de memória. Especialmente se as idéias e os conceitos são difíceis de digerir. Por exemplo, um gráfico ou infográfico pode destacar estatísticas importantes que os alunos on-line devem lembrar. Ou uma imagem ilustra os procedimentos de segurança adequados que os funcionários precisam seguir no trabalho.
3. Agilizar a navegação
A navegabilidade tem um impacto direto na acessibilidade do curso eLearning. Os alunos on-line devem poder navegar pelo curso eLearning com facilidade em vez de tentar encontrar botões ocultos ou links para alcançar o próximo módulo eLearning. Certifique-se de que seus ícones de navegação sejam claramente visíveis e incluam instruções on-line explícitas para que os alunos on-line possam seguir. Por exemplo, descreva o que eles precisam saber para avançar para o próximo nível ou concluir com êxito cada passo. Além disso, use os botões familiares que os alunos on-line reconhecem instantaneamente, como setas ou ícones "Home, que são universais.
4. Incluir Narrações
As narrações de áudio são ideais para os alunos auditivos, bem como para aqueles que são deficientes visuais. Eles não precisam se preocupar com a leitura de texto na tela ou baixar software adicional, pois todas as idéias e conceitos importantes estão em formato de áudio. A chave é escolher o narrador certo para a tarefa. Eles devem ter uma voz auditiva que é fácil para todos entenderem. Além disso, o script deve ser livre de terminologia complicada que os alunos on-line não conhecem. Você também pode considerar controles de áudio opcionais que permitem aos alunos on-line desligar a narração de áudio se preferirem ler o texto. Por exemplo, se eles estão no meio de uma reunião ou escritório lotado.
5. Criar um mapa de curso
Um mapa centralizado de cursos de eLearning serve como um centro para alunos on-line. Eles podem acessar rapidamente os recursos de treinamento on-line e as atividades de eLearning que eles precisam sem ter que pesquisar todo o curso de eLearning. Isso também lhes permite criar um caminho de treinamento on-line personalizado com base em suas necessidades e lacunas de conhecimento. Por exemplo, um aluno on-line tem o poder de escolher as atividades de eLearning e as avaliações que eles precisam para construir uma habilidade específica ou dominar uma tarefa que irá ajudá-los a conquistar um novo nível. Os mapas do curso de eLearning clicáveis são ótimos, pois os alunos on-line podem seguir seu próprio ritmo e se concentrar em metas de aprendizagem individuais.
6. Fornecer uma biblioteca com Microlearning
As bibliotecas de treinamento on-line de Microlearning oferecem conhecimento de tamanho de “pílula” que é facilmente acessível e direcionado para as necessidades dos alunos on-line. Eles também servem como um valioso recurso de "momento de necessidade" para ajudar a aumentar a produtividade e a proficiência. Os alunos on-line podem pesquisar o banco de dados de conteúdos para atividades de eLearning, auto-avaliações e módulos com base em suas lacunas. Por exemplo, um podcast que os ajudará a concluir uma transação de vendas ou uma demonstração de vídeo que mostra os principais recursos e especificações de uma nova linha de produtos. Você não precisa necessariamente desenvolver um repositório de microlearning a partir do zero. Na verdade, você pode simplesmente reutilizar os materiais de treinamento on-line que você já possui. Por exemplo, o webinar que você hospedou no mês passado se tornou uma série de apresentações on-line em padrão microlearning. Cada entrega apresenta uma dica ou técnica que os alunos on-line podem usar no mundo real.
7. Incluir hiperlinks opcionais
Alguns alunos on-line podem exigir mais informações, enquanto outros simplesmente querem absorver o essencial para resolver um problema imediato. As hiperligações dão aos alunos on-line o poder de decidir até onde eles querem tomar o processo de aprendizagem com base em uma variedade de fatores, como seus horários ou necessidades individuais.
Todo membro da sua audiência deve ter a mesma oportunidade de expandir suas habilidades e conhecimento. Essas dicas podem ajudá-lo a tornar seu curso de eLearning facilmente acessível, independentemente dos objetivos, lacunas ou necessidades pessoais dos alunos on-line. Melhor ainda, você não precisa gastar o orçamento para fazer essas modificações rápidas e convenientes.
IDI Instituto de Desenho Instrucional